E aconteceu mais uma edição do "Chá Literário" da professora Márcia que leciona a disciplina de português para os oitavos e nonos anos. O projeto que já existe há mais de 10 anos tenta despertar nos alunos o gosto pela leitura. A missão é difícil. Ela comenta que dificilmente consegue atingir 80% da turma lendo os livros propostos.
O projeto funciona da seguinte forma: a turma tem que ler um livro de forma conjunta e no final preparar, indicidualmente um resumo do livro e participar de uma roda de debate, tudo isso acompanhado de um lanche coletivo. O Chá Literário acontece todo bimestre.
A escolha dos livros é feita de acordo com a faixa etária. A professora tenta sempre inovar, escuta os alunos e procura livros atuais e que sejam do gosto dos alunos. Ela comenta que os alunos não têm costume e nem interesse pela leitura e que se interessam mais pelo lanche. Para esse bimestre as oitavas séries tiveram que ler " A maldição do titã", o terceiro livro da saga do Percy Jackson do autor Rick Riordan. Já as sétimas séries leram "O segredo da casa amarela", escrito por Giselda Laporta.
Não é fácil a mudança de hábitos dos alunos, mas a professora acredita que os poucos que são atingidos pelo projeto representam uma melhora significativa no interesse pela leitura. Portanto, o chá literário continua.
#OpinaClara
Se não fosse a professora Márcia com o chá literário acho que eu nunca pegaria em um livro, mas hoje não consigo ficar sem ler. Me apaixonei pela leitura, é uma experiencia incrível, de outro mundo, uma outra realidade. Pena que nem todos acham o mesmo.
Clara Oliveira [repórter-estudantil do blog] - 9ºano A
Repórter - estudantil: Clara Oliveira
Foto: Clara Oliveira
Imagem: Google
Postagem: Vinicius Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário