NOSSO PROJETO
A ideia nasce aqui!
A ideia nasce aqui!
BLOG ESCOLAR DO CEF 10 DO GUARÁ
Professora Maria H. Alves de Jesus
GUARÁ – DF
ABRIL / 2011
OBJETIVO GERAL
Criar espaço interativo de comunicação no Centro de Ensino Fundamental 10 do Guará, com a participação direta dos alunos das diversas séries finais do ensino fundamental.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- padronizar canal de comunicação do CEF 10 Guará;
- envolver os alunos no processo de produção de texto, comunicação e leitura;
- criar metodologia para padronizar e executar o blog escolar.
ANTECEDENTES
Existe atualmente o BLOG do Centro de Ensino Fundamental 10 do Guará, o qual é monitorado e alimentado pela Vice-Direção da Escola, à medida em que são desenvolvidos os diversos projetos escolares.
Nota-se porém que, dada a demanda existente no ambiente escolar, a atualização do blog não recebe a rotina ideal de um canal de comunicação, perdendo seu objetivo principal. Assim, em entendimento com a Direção da Escola, percebeu-se a necessidade de padronizar o blog existente, envolvendo os alunos neste processo, e assim atingir o objetivo maior de se ter meio de comunicação atualizado e viabilizar a inserção do alunato.
Esse ideal não só fortalece o objetivo geral da criação do blog, além de promover um trabalho criativo e original, como também atinge o sucesso de criar no alunato a experiência da elaboração de textos, a sua interação com o mundo e o desenvolvimento de sua criatividade.
Desta forma, a idéia é a de se utilizar o atual BLOG criado pela Vice-Direção da Escola, formatando-o e desenvolvendo metodologia para sua atualização e envolvimento da comunidade escolar.
ESTRATÉGIA DE AÇÃO
Considerando a existência do Laboratório de Informática em perfeito funcionamento no Centro de Ensino Fundamental 10 do Guará, o Projeto será direcionado como atividade a ser coordenada pelo profissional desta área, com a participação de grupo de alunos das diversas séries e dos educadores que estejam interessados em se engajar no Projeto.
Inicialmente, o Projeto será apresentado ao grupo de educadores, para que seja analisado e criticado, de forma que haja sugestões dos professores e envolvimento durante o ano letivo.
Para que haja maior envolvimento dos alunos, entende ser necessário contar com mecanismos que promovam a motivação para a sua participação. Assim, a partir da publicação oficial do BLOG, os alunos terão conhecimento de que sua interação estará diretamente relacionada a avaliações que determinados educadores estejam interessados em associar a sua disciplina.
Para a composição do grupo de alunos que fará parte da comissão de alimentação e edição do BLOG, contar-se-à com estudantes dos nonos e oitavos anos do ensino fundamental, indicados pela Direção e Professores da Escola, com o seguinte perfil:
- que despertem o interesse pela leitura e escrita;
- com disponibilidade de horário no período vespertino;
- com espírito de liderança e de equipe.
Estes alunos farão parte do grupo que se reunirá na laboratório de informática no turno vespertino, visando participar de reuniões de trabalho, objetivando a definição das notícias, edição do material recebido durante a semana, alimentação do blog, entre outros temas que poderão ser levantados durante a semana.
O grupo de trabalho terá 1(um) líder, o qual terá a senha do blog, e será monitorado pela coordenação de informática e direção da Escola, que também terão acesso à senha do blog.
A reunião de trabalho inicial terá como objetivo:
- criar o regulamento do blog(seu funcionamento e definição das colunas);
- definir funções para os membros do grupo;
- discutir a padronização do blog;
- definir a coleta e seleção das notĩcias.
- Outros assuntos existentes.
A sugestão de nomes para comporem o grupo de alunos será indicado pelos professores e direção durante a reunião coletiva em que será apresentado o Projeto. A partir desta indicação, os alunos tomarão conhecimento da sua participação pelo professor do laboratório de informática, que agendará a primeira reunião de trabalho, para a quinta-feria seguinte, no turno vespertino.
É importante ressaltar que, independente da existência de um grupo específico para administrar o blog, a idéia é contar com toda a comunidade escolar para subsidiar a alimentação do blog, oferecendo notícia, fotografias, agendas, divulgação, trabalhos pedagógicos.
Para tanto, o grupo desenvolverá documento padrão, o qual será distribuído para os conselheiros e representantes e, havendo material para a alimentação do blog, este material será entregue semanalmente para o grupo, que fará a análise, edição e alimentação do blog.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
O grupo de alunos se reunirá semanalmente, às quintas-feiras, no período vespertino, no laboratório de informática, para as reuniões de trabalho.
Anualmente, o grupo sofrerá mudança, em face da transferência dos alunos para outras Escolas, com a conclusão do nono ano do ensino fundamental.
O grupo de alunos fará a coleta das notícias todas as quartas-feiras, as quais serão repassadas, caso hajam, pelos representantes e conselheiros da turmas.
AVALIAÇÃO
O blog será avaliado diariamente pela Direção da Escola e Professor de Informática, com o objetivo principal de identificar erros ortográficos, notícias incorretas, e problemas de caráter legal e administrativo. Ademais, os próprios educadores e alunos, à medida que explorem e acessem o blog, poderão contribuir com suas críticas e sugestões ao blog.
Havendo problemas que sejam constatados pelos avaliadores, a notícia deverá ser retirada imediatamente e, caso seja algo relevante e mereça retratação, deverá constar o termo de ERRATA.
CONCLUSÃO
Espera-se com a execução do presente Projeto alcançar os seus objetivos e, sobretudo, envolver os alunos no processo de comunicação escolar e produção de texto, aspectos de relevante importância no processo ensino-aprendizagem.