FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Das experiências da vida - Da escola para o trabalho

Acordar. Ir para escola.Almoçar. Cumprir com os deveres de casa. Brincar. Divertir-se.Dormir

Essa é a rotina da grande maioria dos estudantes que frequentam a nossa escola. Porém, para alguns essa não é exatamente a rotina. Alguns alunos usam o horário contrário ao da escola para poder trabalhar,ou legalmente falando, exercer a profissão de menor aprendiz.
A busca pelo primeiro emprego tem vários motivos. Independência financeira, necessidade financeira ou
experiencia profissional são apenas alguns deles.

O Menor (ou Jovem) Aprendiz é aquele que possui de 14 a 24 anos e está cursando alguma série do ensino fundamental ou médio. O Aprendiz tem carga horária de 4 horas diárias, sendo que um dia da semana deve ser reservado para a formação profissional e teórica em alguma ONG, escola técnica ou organizações do Sistema S (Senai, Senac,etc). O Aprendiz é amparado pela Lei 10.097/2000 e possui todos os direitos trabalhistas e previdenciários, tais como 13º salário e férias. Ao empregar um Aprendiz a empresa ganha incentivos fiscais e tributários.

Esse é o caso dos alunos Matheus Rodrigues e Rafaela Macedo, estudantes da oitava série. Por serem menores de idade eles trabalham na condição de Menor Aprendiz.
Ambos com 14 anos, cada um teve um motivo para começar a trabalhar. O Matheus diz que pensa nos privilégios que terá no futuro e que o dinheiro que ele ganha no trabalho serve também para poder ajudar em casa. Ele vê o primeiro emprego como uma ótima oportunidade para se preparar para o mercado de trabalho.
A Rafaela disse que tomou a decisão com ansiedade, principalmente com a oportunidade de ganhar o próprio dinheiro. Para os dois o emprego vem sendo uma forma de aprender mais e ficar mais maduro. "A gente vai criando mais maturidade para lidar com as coisas dentro e fora do trabalho", afirma Rafaela.
A organização é a mudança mais necessária para poder conciliar os estudos com a jornada de trabalho, afinal o Menor Aprendiz deve ter um bom rendimento escolar. As atividades da escola são feitas à noite para que nada seja deixado de lado. "Eu faço os deveres à noite e alguns no trabalho", relata Matheus.

Uma vez por semana eles fazem a capacitação teórica, onde aprendem sobre assuntos relacionados diretamente ao ambiente de trabalho e também assuntos relacionados a cidadania.
A rotina dos dois mudou bastante, contudo com organização e dedicação é possível conciliar emprego e escola. A experiência vivida por eles os tornam mais maduros e responsáveis.






Matéria: Vinicius Machado
Repórter-estudantil e Foto: Clara Oliveira
Imagem: Google
Lei do Aprendiz










Nenhum comentário: