FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

UM FUTURO MELHOR PARA NOSSOS JOVENS - CRÔNICA PROFESSORA HELENA



 UM FUTURO MELHOR PARA NOSSOS JOVENS

Isso é algo muito especial, por isso merece escrever. Hoje foi um dia muito lindo. Estiveram presentes alunos-CEF10, professora Helena CEF10, Sargento Ângela Batalhão. Todos em plena harmonia. Já para começo de conversa a Sargento Ângela, lá no microônibus, fez o seu discurso sobre como tudo começou em sua vida profissional. Foi lá no CIEE que ela começou sua carreira profissional, aos 13 anos, fazendo compensação em bancos. Meus meninos gostariam muito de começar por aí. Vejo isso em cada par de olhos que sigo pelo microônibus em direção ao CIEE. Até já começo a me emocionar só em começar a escrever, mas tenho que continuar. O Gustavo chegou cedo. Camisa listrada lilás e branca. Linda demais. As meninas observavam um Gustavo até então não observado. Estava com ele o Rafael. É impressionante, mas  por cima das camisas lindas, há algo a não ser mostrado. Blusas para esconder um frio que não existe aqui fora. Ou talvez, o frio que  há  dentro de suas almas. Ali começa minha emoção. O som do sotaque do Gustavo sempre me comove. Quero muito ajudá-lo. Desde quanto falei sobre a visita ao CIEE, ele me consulta. Ele deseja muito. Ele é merecedor demais. O Rafael estava com ele. Também lindamente arrumado.
Do jeito que eu os aconselhei em várias e várias de minhas aulas.   Estes são meus alunos, minha comunidade, meu futuro. Cada hora chegava um. Traziam seus lanches. E por falar nisso, eu acordei muito bem cedo hoje. Não quis deixar nada a desejar. Coloquei minha melhor vestimenta. É sério.  Levei o material para a guarda do lanche. Afinal, são meus alunos. Hoje é dia de eles abrirem as portas do horizonte. Eles merecem. Conheci ninguém menos, ninguém mais que a Sargento Ângela. Existe Deus. Existe. Eu conheci a Sargento Ângela, e ela me ensinou em 2 ou 3 horas muitas coisas que eu precisava aprender durante toda a minha vida. Somos parceiras a partir de hoje. Dia 25 de SETEMBRO DE 2012. Ela também sabe que existem jovens que necessitam da nossa existência. De braços dados, Eu-Escola Pública e Angela-Polícia militar do DF encontraram-se. Encontramo-nos. Nos  mesmos caminhos. O caminho dos jovens. Foi muito emocionante. Claro que tudo é  muito óbvio. Temos que prevenir. O Óbvio se encontrou. Eu e Angela. Somos amigas e parceiras agora. Conhecemos e temos certeza de que nossa missão é única. Ah, quanta nobreza nas palavras da Sargento Ângela Cristina. Quanto ensinamento. Quanta vivência em uma manhã. Obrigada, Deus, por ter me permitido este encontro único. EU e SARGENTO ANGELA. Seguiremos em uma missão especial. À de acompanhar nossos jovens na jornada dura que é a de atravessar a fase da pré, adoles e pós-adolescência. A de estar em meios complicados, mas ter que administrar nossos conflitos, nossos hormônios, nossa ausência de tudo, sobretudo a família, que deveria me amar de verdade. Hoje estou muito feliz. Tenho novo apoio em minha missão. Vejo um horizonte próximo. Vejo aqueles que podem me ajudar a prevenir o pior. Vejo a Sargento Angela, vejo o Pablo, a Flavia, a Ivanilde. Vejo o futuro do meu filho. Vejo que posso contribuir para um mundo melhor. 

Um comentário:

Aline Hollyday disse...

É isso aí Helena, são iniciativas como essa que fazem a diferença, levar esses jovens a buscarem o seu futuro é mostrar que eles são capazes. Parabéns!! Profª Aline