Saibam mais sobre tudo isso na entrevista abaixo.
Paulo Roberto: Arlete, qual o objetivo do Projeto "MEU VOTO, MEU FUTURO" no CEF 10 Guará?
Arlete: Um dos objetivos é escolher os líderes das salas de aula, para fazer um trabalho de cooperação na escola. Serão esses líderes que trarão os anseios do grupo à Direção da Escola. E também, juntos, buscar estratégias para melhorar a escola, tanto nas relações sociais e na convivência. É um momento também de desenvolver a cidadania e exercer a democracia.
Arlete: O processo em si podemos considerar que houve pontos positivos. No entanto, esse momento requer aprendizagem. Penso que na escola ainda está em um processo de aprendizagem da democracia. Já percebemos nas eleições a conscientização dos alunos sobre a importância da escolha de seus representantes. Para mim, a maior certeza dessa fala, foi ter acontecido em uma turma o segundo turno.
Paulo Roberto: Bom, já que a Senhora falou sobre o segundo turno, gostaríamos de conhecer qual a turma e como acontecerá?
Arlete: Nós tivemos uma turma do ACELERA, sexto ano. No primeiro horário de hoje(14/05/2012), o professor Alce foi orientado para abrir o debate em sala e, novamente apresentação das propostas dos candidatos das CHAPAS "As pequenas" e "As GQL - Garotas Que Lideram" e no segundo horário houve a eleição.
Paulo Roberto: Quando será a divulgação do resultado oficial?
Paulo Roberto: Como será o curso para os representantes eleitos e quando ocorrerá?
Arlete: A oficina de liderança acontecerá no dia 17/05/2012, às 14h, no turno contrário. A oficina tem como objetivo maior os tipos de líderes existentes e conscientizá-los da importância e da responsabilidade da liderança de um grupo. A oficina será ministrada por mim e pela Diretora da Escola, professora Alda. A ideia é a construção de líderes positivos e democráticos. E vamos fechar com um lanche. Neste momento vamos começar a pensar na construção de um documento que venha instituir critérios que serão seguidos para as próximas eleições, fortalecendo a democracia dentro da escola.
Entrevista: Jornalista-estudantil Paulo Roberto
Imagens: Jornalista-estudantil Fernanda
Postagem: Coordenação do BLOG
2 comentários:
Penso que o processo da democracia é difícil de entendimento, mas é preciso exercitá-lo para que no futuro mais próximos saibamos usá-la sem machucar ou outro.Boa Saorte para as novas lideranças
Muito boa participação dos alunos neste processo de democracia exercitando-o para futuras decisões que refletiram no futuro da país.
Postar um comentário