FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CRE NO CEF 10 - CÂMERA LIGADA

Alô, alô, galera querida e navegadores do BLOGCEF10GUARÁ,

No dia de ontem, esteve na nossa Escola o professor Selassie, atual Coordenador da CRE Guará. O professor Salassie assumiu  CRE Guará há mais ou menos dois meses e tem incluído em sua agenda visitas às diversas Escolas para conhecer a realidade de cada uma, bem como conversar com os educadores. Normalmente a equipe do professor Selassie tem aproveitado as reuniões coletivas das Escolas para realizar tal visita. E assim foi com o CEF 10 Guará também. Na tarde de ontem ele teve uma conversa muito interessante com os professores do turno matutino.
Ademais, o professor Salassie fez questão de conversar com a mãe de um dos nossos alunos que merece atenção especial, inclusive, graças ao apoio recente do professor Selassie, o aluno Lucas vem recebendo o trabalho exclusivo de um monitor. Aliás, monitor este que nossa Escola vem pleiteando há mais de dois anos.
Na oportunidade da visita, os professores colocaram suas posições sobre o trabalho que vem realizando, suas dificuldades, seus anseios e pediram maior apoio ao CEF 10, no sentido de nossa Escola ser melhor reconhecida e valorizada por todos, inclusive, pelos profissionais da CRE do Guará, afinal de contas, temos uma equipe de profissionais que trabalha com dedicação e amor.
O Professor Selassie concedeu uma entrevista ao BLOG CEF 10 GUARÁ, em que foi possível conhecer sua formação e trajetória na Secretaria de Estado de Educação, além dos seus objetivos frente à CRE GUARÁ. Leiam um resumo da conversa que nosso jornalista-estudantil Vinícius teve com o professor Selassie e vejam a íntegra da entrevista no vídeo postado ao final da presente matéria.

O Professor Selassie tem formação em magistério, é professor de séries iniciais, e também é pós-graduado em geografia, o que o habilitou para atuar em regência nas séries finais. Especializou-se ainda em gestão escolar.  Perguntado sobre sua história na Secretaria de Educação ele disse que iniciou sua carreira como educador no Setor “P” Norte e, logo em seguida, foi atuar em Samambaia, sendo esta a Região Administrativa em que mais tempo se manteve, tendo possibilidade de trabalhar em várias áreas, não só como professor, mas também na função de diretor e vice-diretor de escolas. Dada a sua trajetória naquela Regional,  foi convidado para assumir a função de assistente na CRE Samambaia, tendo depois recebido o convite para ser o Coordenador da CRE GUARÁ.
Segundo ele, foi uma decisão difícil, por se tratar de Regional em que não tinha muito conhecimento e também por deixar a Regional de Samambaia, que há muito tempo já atuava. Entretanto, recebeu o convite com enorme prazer pela oportunidade de dar sua contribuição à Regional do Guará. Segundo ele, tem sido uma experiência importante, citando inclusive este momento no CEF 10, que foi de grande prazer conversar com os profissionais da nossa Escola e conhecer um pouco sobre nós.
Em resposta à pergunta do jornalista-estudantil Vinícius sobre as dificuldades que ele têm encontrado desde sua nomeação ao cargo de Coordenador, o Professor Salassie disse que tem sido os problemas que acontecem e que não é dada a oportunidade para a área competente resolver. Isso porque algumas situações-problema do dia-a-dia da Escola são encaminhadas para instâncias superiores, sem mesmo dar-se oportunidade para os profissionais competentes da Escola resolver tais assuntos. Ele registra que existem profissionais capacitados nas Escolas que estão preparados e dispostos para resolver quaisquer problemas, mas algumas vezes os assuntos são levados para outras áreas, o que causa transtornos e desgaste no cotidiano da Escola e demais áreas da Coordenação da Regional. Também foi perguntado ao professor Salassie sobre seus objetivos frente à CRE Guará. Ele respondeu que é trabalhar para minimizar os problemas de nossos alunos e acrescenta que se não existisse o aluno não existiria a profissão de educador. Ele informa que o educador tem o poder de transformar uma sociedade. Ressalta ainda sobre  o papel que cada educador tem de tornar harmônico o ambiente escolar, para propiciar a aprendizagem da melhor forma possível. Finalmente ele acrescenta uma passagem de um autor da qual ele admira e compartilha: "Que mundo deixaremos para nossos filhos?" E o professor Selassie fala a resposta que o autor menciona: "Depende de que filhos nós deixaremos para o mundo". Ele acrescenta. "Quem deixará esses filhos somos nós pais e também nós educadores". A mensagem final do professor Salassier para a comunidade CEF 10 e para vocês, queridos leitores do BLOG, é para que  acreditem cada vez mais na educação. Que todos(família, escola, alunos) estejamos engajados e abracemos esta causa.

A equipe do BLOGCEF10GUARÁ agradece imensamente a presença do Professor Selassie à nossa Escola e a belíssima entrevista que nos foi concedida.
Parabéns e sucesso ao professor Salessie em sua nova trajetória.


Obs.: Caso o vídeo não seja apresentado, aguardem até o final da tarde, pois estaremos editando para a devida apresentação.





Postagem: Coordenação do BLOG
Entrevista: Jornalista-estudantil Vinícius
Imagens e vídeo: Coordenação do BLOG



Um comentário:

Aline Hollyday disse...

Em 12 anos de SEDF, é a primeira vez que vejo um Coordenador de CRE, incluir em sua agenda, visitas nas coletivas das escolas para conversar e conhecer um pouco da realidade das mesmas. E pela entrevista pude observar que essa prática se faz presente quando quem gerencia quer identificar e resolver os diversos problemas existentes. Sucesso ao professor Selassie e mais uma vez parabéns a equipe do blog.
Profª Aline Hollyday