FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Como preparar um seminário

Você com certeza já fez um trabalho, em que acabou levando uma nota desagradável pois a apresentação não ficou muito legal.Pensando nisso, e a pedido de alguns professores, a professora Aline(História) entregou aos alunos um texto onde ela explica como realizar um bom seminário e ficar com  a nota desejada.Vejamos as dicas:

O que é um seminário?
        Dinâmica de estudo em grupo que visa o estudo em profundidade de um tema, pressupõe a participação ativa de todos(o grupo e a platéia)
Para que serve um seminário?
        Aprofundar um tema, propiciar o debate sobre um tema, socializar o conhecimento para uma turma, sistematizar e divulgar os conhecimentos construídos em grupo.
Qual a estrutura de um seminário?(depende do professor, alguns pedem a parte escrita e a oral)
 
Parte escrita:pesquisa com capa, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia.
Parte oral:um membro do grupo inicia a apresentação dos participantes do grupo e faz uma breve introdução ao tema que será abordado, além  de falar das estratégias adotadas para o desenvolvimento do seminário. Depois todos os membros do grupo irão apresentar uma parte do trabalho, todo seminário deverá ter:
     Introdução: onde é feita a contextualização do tema, sua importância, os objetivos do mesmo.
     Desenvolvimento:onde são desenvolvidos o conteúdo do mesmo, deve ser lógico e coerente.
     Finalização: momento de reflexão e síntese, onde devem ser ressaltados os aspectos mais importantes   do tema trabalhado.
Como apresentar o seminário?
A apresentação de cada pessoa deve ser pautada pelos seguintes cuidados: não decore sua fala,estude e domine o tema, fale em alto e bom tom, seja claro, pronuncie as palavras corretamente e não use gírias.
O domínio de sua postura corporal é importante, evite ficar parado no mesmo lugar o tempo todo, evite "tiques" como coçar a cabeça ou os durante sua apresentação, nunca fique de costas para sua platéia, olhe nos olhos das pessoas,escolha uma pessoa, olhe,depois escolha outra e assim por diante.Nunca exceda o tempo, treinam as falas de cada palestrante para que as idéias sigam uma lógica, quando um terminar de falar,levante uma questão ou aponte algo para que o próximo fale.Isso dá unidade ao seminário,além de mostrar que o trabalho foi feito em equipe.
Se for utilizar alguns recursos(o quadro,cartazes,gráficos,slides,etc), seguem algumas dicas:se for o quadro, escreva o tema e o nome dos participantes do grupo,depois escreva os tópicos que serão desenvolvidos; nos cartazes cuidado com a ortografia e concordância em slides dê preferência a textos curtos com frases e fotos, evite ficar lendo longos textos, se forem gráficos mostrem um de cada vez e explique.Os recursos que você usar devem ser complemento da sua fala e não o contrário!
No fechamento do seminário o grupo poderá responder ás perguntas da platéia, demonstre segurança ao responder e se não souber a resposta seja sincero.


Postagem:Vinícius Machado
Texto:Aline, prof.: História

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Participação em seminário é uma forma deferenciada de adquirir novos conhecimentos.
Leide e Arlete

Unknown disse...

Essas dicas da professora Aline seram muito úteis principalmente nessa época de trabalho escolares, aproveitem bem essas dicas e caprichem no seu trabalho e garanta um bom resultado!