FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

MUITO BOM DIA COM O CHÁ LITERÁRIO DA PROFESSORA MÁRCIA

Olá, galera,

Hoje foi dia de dar uma passadinha pela turma OITAVA C e pegar uma carona na leitura e tomar um café gostoso com os queridos alunos da professora MÁRCIA. Foi mais um Chá Literário. Este CHÁ LITERÁRIO que já faz parte do Projeto Político Pedagógico da Escola e que é um sucesso há alguns anos, desde que a professora Márcia incluiu esta atividade em seus planos de aula.
Neste terceiro bimestre os alunos das oitavas séries tiveram a oportunidade de ler o livro "SEMPRE HAVERÁ UM AMANHÃ", cuja autoria é de GISELDA LAPORTA.

Conversando com a professora Márcia, ela nos conta que o livro narra o caso de um casal que tem uma filha com retardos mentais e a partir daí a  luta de ambos para enfrentar os problemas decorrentes desta situação.
Ainda, segundo a professora Márcia, após a leitura do livro por parte de todos os alunos, há um debate argumentativo entre eles , além de atividade específica em que todos escrevem a sua síntese e falam o que achou do livro indicado. Finalmente, a atividade culmina com o delicioso CHÁ LITERÁRIO, que visa a confraternização da turma e um tempo para que todos possam continuar conversando sobre este e outros assuntos, né. 
Valeu demais Professora Márcia. É assim que a gente faz a diferença, contribuindo na formação dos nossos jovens, apresentando temas importantíssimos para o debate do cotidiano e abrindo espaço para a leitura. 


Vamos conhecer um pouco do resumo do livro?


"Daniel e Samanta, um casal cujas diferenças de temperamento e comportamento são grandes, têm dois filhos e tentam uma terceira gravidez. Nasce Mahara, uma menina com retardo mental. Daniel, o narrador-personagem, conta todos os seus medos e conflitos, a partir daí. Trata também do seu imenso amor pela filha e as lutas que ele, a mulher e os filhos enfrentam devido aos preconceitos das pessoas,e até mesmo das escolas. Mahara torna-se uma garota encantadora, mas seu futuro é a grande preocupação de Daniel e Samanta. Por fim, encontrar outros pais com problemas semelhantes é uma forma de ter mais força, bem como constituir ações sociais através das quais seus filhos sejam tratados como cidadãos.

Sempre haverá um amanhã é uma pungente história de um pai e seu amor por uma filha com retardo mental. Todo o enredo é construído na direção de vários contra-pontos: os pais da garota e suas diferenças; Mahara e as outras crianças “normais”; Mahara e os irmãos “saudáveis”. Nessa tessitura cabem tanto a ficção quanto a realidade, por isto, ao mesmo tempo que o leitor se sensibiliza com a trajetória de Mahara, é informado sobre as lutas que alguns setores da sociedade vêm fazendo para garantir os direitos civis dessas pessoas diferentes mas não desiguais.

AUTORA: GISELDA LAPORTA NICOLELIS


TEMAS ABORDADOS:

1- PRECONCEITO
2- DEFICIÊNCIA MENTAL
3- CULTURA
4- AVENTURA
5- DRAMA "



Um comentário:

john disse...

Muita saudade desse tempo