FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

CRÔNICA DA GINCANA E FESTA JULINA 2011


Em junho nos reunimos. A Ju convidou a todos nós para fazer a reunião de coordenação coletiva em sua casa. O motivo? Íamos organizar a gincana. Havia cachorro quente, canjica, chá(que delícia de chá-nunca me esqueço), uma casa linda e uma anfitriã muito especial - claro, a querida Ju. Começamos os trabalhos. Conversa pra lá, conversa prá cá, sobretudo a mulherada, e demos início à reunião. Fomos para a varanda da casa. Um encontro muito gostoso em uma tarde muito especial de quarta-feira. A Aline(nossa professora de história) começou a nos explicar os planos da gincana. Ela preparou todo o material e distribuiu cópia do Projeto para todos nós.Ali tinha o projeto da gincana para comentarmos, e começamos a fazer isso. A Ivanilde(nossa professora de geografia) do outro lado da mesa, dava seus experientes conselhos para formar as turmas. E a danada foi certeira. Tínhamos que unir uns certos líderes de quinta e sexta séries. Resultado? Venceram a gincana. Daí me pergunto: potencial é potencial e temos que romper certos paradignas de avaliação e reprovação(penso, eu. "penso,logo existo"). Ajuste ali, ajuste aqui e finalmente fechamos o projeto da GINCANA. E a partir daquele momento era começar os trabalhos. Lançamos a campanha no BLOG. Os alunos? Minha nossa, foram duas semanas de energia máxima. Pontos, pontos. Era o que eu ouvia, além de papo de arrecadação de alimentos, o "qual é prova" e por aí vai. Ali começava, aos meus olhos, o espírito de equipe dos grupos. À tarde, ufa, à tarde, estavam eles novamente. Tanta garra, tantos rostinhos lindos e lutando por seus interesses. Sabe aqueles mais danados? Esses se tornaram os imperadores da gincana. Correm pra cá, gritam pra lá. E nós todos ali no meio, recebendo energia e garra. Cada prova era de morrer de rir, sapato trocado, peruca, roupa brega. Viver com essa turma é nascer todos os dias e voltar a ser criança. Daí, chegou o dia das provas. Claro que durante aqueles dias também já ensaiávamos as danças típicas da festa que aconteceria logo, logo. A Aline procurou, procurou e encontrou. Dia seguinte estava em minha sala para tentarmos descobrir que música era aquela da tal quadrilha estilizada. Passei a manhã toda tentando descobrir. Não consegui, mas consegui o mais importante. Assisti ao início de um novo sonho da Aline. "Vou ensaiar a quadrilha estilizada," disse ela. Uma quadrilha linda, linda, linda. Fiquei pensando: ela conseguirá? Ela reuniu os interessados e deram início ao ensaio. Bom, voltemos as provas. A semana da gincana. Uma verdadeira animação aquela escola. Uma disputa saudável, luta em forma de cores. E por trás de cores lindas e rostinhos puros, eu vi.
Da esquerda para direita: Aline, Marcinha,
Ivanildes, Sheila, Alessandra e, à frente, a Cléo
 Eu vi meus colegas. Eu vi a garra. Saíram os mestres das salas-de-aula e foram para o pátio ajudar suas turmas. Eu vi geografia em forma de sorrisos. Eu vi a ciência brilhar como uma estrela no meio do pátio. Eu vi matemática com lógica e muita harmonia. Eu vi arte na mistura das cores. Eu vi as diversas linguas e gramáticas traduzirem o vermelho da paixao. Eu vi esporte na energia de cada participante. Eu vi que história também é sinônimo da palavra perseverança. A paixão vermelha ganhou. Por trás dessa paixão havia pequenos e grandes líderes. Chegou a festa. Nossa tradição é mantida, mesmo que seja no mês de julho. Ali foi a culminância dos sonhos. Acabou a angústia dos dias que se antecedem. Tudo deu certo. Os pequenininhos estavam lá, dançando, embalados e bem "orientados" por Arlete.

Não há quadrilha melhor que aquela em que a geografia perpassa por ela. E afinal, a estilizada. B-e-l-í-s-s-i-m-a. Nossos garotos e garotas implementaram o sonho. A Aline conseguiu. Afinal, querer é poder. A força de vontade, experiência e sabedoria ajudam muito.  As famílias agradecem, o Brasil e o Mundo ficam felizes. O Guará, mais especificamente, o Centro de Ensino Fundamental 10, oferece este lindo presente ao Universo. Estamos aqui dispostos a ajudar todos os dias esta sociedade. Contribuir para que nossas garotas e garotos tenham um futuro feliz. Tentamos passar para eles sensibilidade de espírito de equipe, valores fundamentais, informação, lazer, harmonia, cidadania, paz, amor. Enfim, vendo agora as fotos e vídeo deste trabalho maravilhoso, percebo que estamos no caminho certo. Apesar de todas dificuldades pelas quais atravessamos, ao final de cada aula, somos mais felizes. Sim! Contribuímos para uma sociedade mais justa. Realizamos todos os dias muitos e muitos trabalhos, e o que eu vejo? Vejo que o UNIVERSO ESCOLAR é a garantia de um mundo melhor. Só me resta parabenizar e agradecer todo carinho e dedicação dos professores, alunos, direção, família e toda a comunidade do Centro de Ensino Fundamental 10 do Guará.

Apreciem o vídeo abaixo e vocês concordarão comigo.






Postagem: Coordenação do Blog
Vídeos: Professora Aline
Crônica: Professora Maria H.Alves, Laboratório de Informática

Um comentário:

Aline Hollyday disse...

Olá, amei a crônica, sintetiza o que vivenciamos durante as duas semanas que antecederam o nosso recesso. Como é bom ver que nossas ideias saem do papel e ganham o mundo.
Obrigada a todos aqueles que participaram desses lindos momentos. Bj, profª Aline Hollyday