FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

domingo, 19 de junho de 2011

Formatura PROERD.

Aconteceu na quarta-feira (15/06/2011) a formatura do projeto PROERD, cujo projeto foi ministrado pelo Sargento Marcos Ferreira (há 11 anos na PM-DF) nas turmas do 5º anos do turno vespertino.
O  projeto foi elaborado em conjunto com Direção da Escola e teve 11 encontros, onde o foco era sempre as drogas. Nestes encontros, o Sargento Marcos trocava informações com alunos sobre os perigos e malefícios das drogas.
Professora Neide - DRE-Guará

A professora Neide, coordenadora interdisciplinar do núcleo pedagógico da DRE-Guará esteve presente e, segundo ela, é preciso "Informar para formar" e que a prevenção é muito importante.
A mãe do aluno Wictor, 5ºC, Sra. Delci
A família dos formandos também esteve  presente, onde foi possível ouvir as melhores redações do projeto e prestigiar a música tema do PROERD. Delci, a mãe do aluno Wictor, 5º ano C, contou-nos que o projeto foi importante para união da escola com pais. Arlete, a nossa orientadora educacional, disse-nos que o PROERD é um reforço para escola no combate às drogas.



As alunas Bianca e Sarah
  


Sargento Marcos e nosso repórter Vinícius
   Os alunos, com certeza, aprovaram o projeto. Perguntamos às alunas Bianca e Sarah sobre o que mais elas gostaram no projeto e elas nos contaram que gostaram muito de ver as fotos apresentadas num "slide" e de cantarem. O Sargento Marcos nos conta que o objetivo do projeto foi alcançado no CEF  10, e que a união da escola com os pais é muito importante, pois a família é a base de tudo. Ele nos conta que gostou muito de trabalhar na escola, que foi sempre acolhedora e que os alunos eram sempre participativos, e o resultado pode se ver no dia da formatura. Depois da solenidade houve um coquetel para a confraternização dos alunos e pais.
Agora, as redações:

Decisões e Consequências
Aluno: Macsuel Rosal Silva
5º Ano A
O PROERD será importante para mim em todas as minhas decisões. porque me ensinou que devo fazer escolhas curtas e saudáveis para meu futuro, pois as escolhas curtas garantem o meu futuro livre de drogas vicios e violências. Eu aprendi que devemos analisar as consequências positivas e negativas de cada convite que recebemos, pois essa atitude pode fazer a minha vida ser boa ou ruim, pois depende só das minhas decisões. Às vezes os convites parecem ser bons e não fazerem mau, mas aprendi a identificar o problema que existe em convite ruim, pois se eu aceitar vou ficar sendo um viciado em drogas ou álcool, talvez até membro de guangues de violência, perdendo assim meus amigos e minha família .
Por isso vou sempre pensar e me lembrar do que o professor do PROERD me disse e colocar em prática. Quando for preciso, vou tomar a decisão certa para meu futuro ser sempre melhor e para não prejudicar eu mesmo e nem outras pessoas.
Obrigado professor Marcos Ferreira por tudo que me ensinou.

 A saúde em primeiro lugar
Aluno: Rebeca
5º AnoB
O PROERD me ensinou que quando eu já estiver maior ou até quando criança que eu sempre tenha que dizer não as drogas e ao cigarro. Exemplo: a maconha é um tipo de droga que pode causar problemas respiratórios. A maconha afeta o corpo, especialmente o cérebro. Alguns exemplos são perda da memória recente, perda da concentração, diminuição da capacidade de calcular distâncias etc.
O cigrro também causa problemas respiratórios. Mas entre esses dois tem uma pequena diferença o cigarro prejudica quem está fumando e quem não está fumando e a maconha não, ela só prejudica quem está fumando. Aos fumantes contraem mais resfriados e problemas nas vias aéreas, superiores e inferiores. O cigarro é a causa mais comum de câncer de pulmão.
Redação do Proerd
Aluno: Wyctor Luis de Souza Cavalcante
5º AnoC
O PROERD nos ensina a estarmos em constante comunhão com a famíla, conversando sobre todos os assuntos, que muitas vezes não são conversados. Podemos ver a importância de estarmos unidos. Muitas vezes, quando não temos isso em casa ou, quando um membro de nossa família é um dependente químico, temos que buscar isso fora como: nas igrejas. Vi pessoas de minha família mudar o comportamento por causa de drogas, como maconha. O PROERD só me fez refletir mais e ver que isso não serve para ninguém, traz problemas de notas. Já vivi isso em minha casa e se não tivesse uma mãe que conversasse e me mostrasse o quanto é errado, prejudicial e quanto toda família sofre nem sei, mas graças a Deus que minha mãe tem nos ensinado valores cristãos e hoje posso falar que nenhum membro da minha família é mais usuário.                                            
E agora o vídeo com a história toda da formatura, muito emocionante...


Reportagem: Vinícius Machado
Imagens: Vinícius Machado
Edição: Vinícius e coordenação do BLOG

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando se educa com amor, o sucesso é inevitável. Parabéns professor Marcos por oportunizar nossos alunos a ter consciência do caminho árduo para aqueles que entram no mundo das drogas. Abraço. Leide

Unknown disse...

Parabéns aos alunos e a toda equipe da escola, foi muito legal a formatura do PROERD!!!