FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

DEBATENDO A HISTÓRIA DO BRASIL

Alô, alô, galera do Brasil e do Mundo,

Muita atenção porque nossos alunos estão debatendo um assunto muito importante. São as aulas de história da Professora Aline, que este ano vem também com uma estratégia de avaliação diferenciada. Isso mesmo, as oitavas séries A e B, nos dias 9/4 e 7/4, respectivamente, realizaram um debate bem legal sobre os "Movimentos Políticos e Sociais no Século XIX. Fomos conhecer o assunto e a Professora Aline nos contou que se trata de trabalho pedagógico que envolve os alunos no debate de um tema sempre muito atual. Segundo nos conta a Professora Aline, para a maioria dos alunos, é a primeira vez que irão participar de debate,  e por isso, após o conteúdo ministrado em sala, a professora explicou direitinho sobre o funcionamento desta técnica pedagógica, oferecendo-lhes boas dicas.
Muito legal, não é mesmo galerinha. E ficamos sabendo também que as turmas foram divididas em quatro grandes grupos, cujos temas foram: liberalismo e capitalismo utópico, socialismo científico; anarquismo.
E para fechar com chave de outro, os grupos fizeram cartazes sobre seu tema e também apresentaram os respectivos relatórios. A Professora Aline, satisfeita com a participação, disse que os trabalhas foram satisfatórios e que ela notou o empenho de todos em expressar ideias estudadas.
Que legal demais informar sobre tudo isso por aqui. A gente sabe que nossos alunos querem atividades diferentes e que estão sempre dispostos para todas aventuras pedagógicas da nossa escola.

Valeu, galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

 Curtam todas as fotos da últimas aulas no link abaixo da nossa página no face.
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.679817032072540.1073741891.193167217404193&type=1








AS AULAS DE HISTÓRIAS DA PROFESSORA ALINE VOLTARAM, E COM ELAS, MUITAS NOVIDADES BOAS




Salves, salve, galera queridaaaaaaaaaa,


A turma da escola já estava com saudades das aulas da professora Aline, afinal de contas, ano passado nossos queridos alunos sentiram falta de curtir história com essa professora que ama o que faz e, especialmente, de atuar com os alunos e com a sua disciplina.
E ela mexe daqui, mexe dali, desce e sobe, leva os alunos para as aulas de tecnologia de informação para que os alunos possam vivenciar melhor o assunto que está sendo abordado. Enfim, a ideia é atrair os alunos, e pelo jeito a professora Aline consegue, porque estamos encantados com as novidades que ela trouxe para o ano de 2014.
Na semana passada os alunos dos sétimos anos A, B e C fizeram histórias com suas maquetes lindas demais. Isso mesmo: história em maquetes. E como é isso mesmo? Bom, a aula tratava do tema "Formação e a Consolidação do Feudalismo, e para fixarem o saber que foi produzido em sala de aula, a professora Aline pediu que eles construíssem maquetes, apresentando o conjunto de elementos que formavam um feudo. E foi aí que vimos passear pela escola os castelos, os campos, os pastos, o moinho de vento, a aldeia, a igreja. E a empolgação foi geral, porque a cada dia chegava uma maquete mais bonita. E o melhor de tudo é que todo o trabalho deveria ser produzido também com material reciclável. A gente gasta menos e contribui com o meio ambiente. Segundo a professora Aline, o trabalho foi maravilhoso e todas as turmas poderão ver de perto as obras na exposição que acontecerá brevemente aqui na escola para conhecer as maquetes. E claro, o BLOG estará lá, registrando tudo de perto.
Valeu, galera!!!! Valeu professora Aline. O nosso pedagógico funciona bem sempre, porque temos em sala de aula os MELHORES PROFESSORES DO MUNDO!!!!!










quarta-feira, 9 de abril de 2014

PROJETO FIFA "OS 11 PELA SAÚDE" - O CEF 10 GUARÁ TAMBÉM PARTICIPA


 Alô, alô, galera

Na primeira semana das aulas deste ano, a gente não viu o Professor Renato por aqui.  A turma toda da escola fez a sua parte para suprir a falta que ele fez. Escola sem professor de educação física não fica a mesma coisa. Parece que está faltando um pedaço. Mas afinal, aonde estava o Professor Renato? Bom, após uma semana em que todos olhavam para a quadra vazia, eles chegaram? Eles? Mas não era só o Professor Renato? É verdade, o Professor Renato é o titular das turmas do matutino, mas na sua volta, ele trouxe também o Professor Abraão, que também é da Secretaria de Educação, e que atua com a comunidade do CEF 10 GUARÁ no período noturno. E por que será que o BLOG está escrevendo tudo isso? A gente fala tudo isso para explicar que nossos mestres não fogem da raia e entra de cabeça em boas ideias que envolvem a educação. E foi assim que entre as poucas Escolas do Distrito Federal que participaram no Curso oferecido pelo PROJETO FIFA "OS 11 PELA SAÚDE", a nossa deixou a sua marca, com a participação dos Professores Renato e Abraão. Isso tudo para trazer um fantástico trabalho a ser aplicado aqui na Escola, pegando a super carona da COPA DO MUNDO, que acontecerá no Brasil no ano de 2014.
E para entender tudo isso, nossos jornalistas estudantis Clara e João Vitor entraram em cena, afinal é novidade toda semana. Por isso, estaremos noticiando tudo por aqui. Em entrevista realizada com o Professor Abraão, foi possível conhecer melhor o Projeto. Abraão nos explica que o Projeto "OS 11 PELA SAÚDE" é uma iniciativa da FIFA, em parceria com o Ministério dos Esportes, Ministério da Educação e Secretarias de Estado de Educação de todos os Estados do Brasil. Foram várias delegações vindas de todo canto do Brasil para participarem no curso. Segundo o Professo Renato, cada Estado enviou 30 Delegações. O DF contou com 15 delegações, entre elas, o CEF 10 GUARÁ. Aqui no Guará também estão participando o Centro de Ensino Médio nº 01, pois a parceria dos Professores Abraão e Renato continua por lá. Além destas Escolas, o Centro de Ensino Fundamental 02 da Estrutural também está participando.
A ideia do Projeto é mostrar para nossos alunos a importância do esporte, mostrando que se pode aprender muito com o futebol. Mas qual a relação que o futebol tem com HIV, DROGAS e tantos outros assuntos que estamos escutando, toda vez que vamos assistir às aulas dos Professores Renato e Abraão aqui na Quadra do CEF 10 Guará? E aí a gente entende tudo, quando ouvimos os nossos mestres explicarem aos alunos os perigos que nos rondam diariamente e a importância de dizermos NÃO às drogas. Além disso, cada semana um tema é trabalhado. Ficamos sabendo também que serão 11 sessões de 90 minutos, as quais tiveram início do mês de março e serão concluídas antes do início da COPA. Houve aulas que abordaram temas sobre HIV, drogas e na semana passada foi a vez do controle do peso. Isso mesmo, as aulas objetivaram passar as noções para os alunos sobre a boa alimentação associada à prática regular de atividade física. E durante esta semana, os professores estão desenvolvendo as técnicas de domínio no futebol.
É por isso que há tanta empolgação da galerinha? Sim, é por isso, porque o Professor Abraão nos conta que a Escola e os alunos receberam o projeto com muita alegria, satisfação e que estão aprendendo muito, inclusive, com emoção. Emoção também a gente vê nos rostos de nossos queridos professores, que ficam motivados e felizes quando atingem seu grande objetivo, que é a belíssima missão de facilitar a produção do saber para essa galerinha que tem correspondido sempre.
Galerinha, o bicho tá pegando, porque é muita coisa boa ao mesmo tempo. A gente não consegue deixar de fora nenhum registro, porque são aulas dinâmicas, conversas e a alegria estampada no rosto de todo mundo: professores e alunos.  É por isso que vocês irão viajar nas imagens e vídeos que produzimos. A gente só pede para vocês relevaram a qualidade do som. A vontade de divulgar tanta informação legal supera os problemas da filmagem. 
Vejam também as falhas da gravação e desculpar a timidez de nossas entrevistadas Milena e Yasmim, que estão satisfeitas demais com o Projeto.
Bom galera, é com muito prazer e orgulho que a gente divulga o trabalho do CEF 10 GUARÁ. É com emoção que a gente confirma todo dia a disposição que nossos mestres demonstram em cumprir com excelência o seu papel na sociedade, não só no cumprimento da sua missão de professor, mas também como pessoa consciente de fazer algo melhor para os jovens deste país. 
A gente aplaude de pé o trabalho de vocês professores, Renato e Abraão, que estão deixando a família de vocês aos sábados, para participarem dos cursos de formação, de forma a desenvolver o trabalho aqui na nossa Escola, promovendo a possibilidade de incluir nossos queridos alunos no mundo dos esportes.
Parabéns aos organizadores, aos alunos e mais ainda aos professores que permitiram mais esta oportunidade ao CEF 10 GUARÁ.
Valeu, galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Apreciem, SEM NENHUMA MODERAÇÃO, as fotos e vídeos. Acessem o link https://www.facebook.com/media/set/?set=a.676414665746110.1073741889.193167217404193&type=1 e vejam todas as fotos do Projeto na fanpage do BLOG