FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

quinta-feira, 27 de março de 2014

PROFESSORES COM "P" MAIÚSCULO, A GENTE ENCONTRA NO CEF 10 GUARÁ

Salve, salve galera navegante,


Agora todo mundo da escola já sabe que 21 de março é o DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO PESSOAL. E sabe também que este dia foi definido pela Organização das Nações Unidas(ONU) para fazer referência ao massacre de Shapeville, ocorrido em Joanesburgo, na África do Sul, em 1960, quando quase 20.000 pessoas protestavam contra a Lei do Passe, que obrigada a população negra a portar um cartão contendo os locais onde era permitida sua circulação. Mesmo se  tratando de manifestação
 pacífica, a política do regime do apartheid investiu sobre a multidão desarmada, o que resultou  em 69 mortos e 186 feridos.
Bom, o que muitos não sabem e agora irão saber, é que deu início nesta semana um trabalho que a gente tem orgulho de apresentar do Professor Guilherme, que ministra a disciplina de geografia na escola. Trata-se de assunto que não pode fugir das cadeiras da sala de aula: Esse tal de preconceito. Em todas as suas formas. O pontapé inicial foi dado e a primeira parte já foi trabalhada com todas as turmas da escola no Laboratório de Informática. A galerinha nem piscou os olhos com medo de perder alguma informação que o nosso GRANDE mestre, Guilherme, passava, com toda a sua sabedoria em conduzir as aulas. Foi bonito demais e de forma incansável que o Professor falou sobre tudo: política, geografia, história, comportamento humano, relações e sobre o cotidiano da gente. É mais uma parceria com o Laboratório de Informática, apoiando os educadores nessa grande missão de facilitar a produção do conhecimento. E não vai parar por aí, porque na próxima semana será a segunda parte, com música das boas e com informações que trazem na letra uma mensagem tão importante a ser discutida por todos nós, além da interdisciplinaridade com as aulas de inglês. E a coisa não fica só em uma aula. É coisa de curto, médio e longo prazos, até a culminância, que deverá acontecer no final do mês de novembro, no dia que é dedicado ao DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.
Aqui no CEF 10 GUARÁ não tem essa de que professor trabalha geografia, história, educação física de um único jeito. Aqui na escola a gente tem  Professor com P maiúsculo. Professor que associa diversidade, tema que é a cara do nosso país, basta olhar as imagens, além do saber produzido ao longo dos anos em todas as ciências, tecnologia de informação e comunicação, línguas estrangeiras, e, perpassando por tudo isso, a prática da CIDADANIA. E quem sai ganhando com tudo isso são nossos queridos alunos e cidadãos brasileiros.
É Professor Guilherme, a gente registra tudo isso aqui com a cabeça erguida e com o peito estufado de tanto orgulho por saber que nossa escola está recebendo de presente mais um grande parceiro para exercer esta maravilhosa função de compartilhar conhecimento.
Cada dia o BLOG vem dando visibilidade aos trabalhos que nossos mestres fazem com tanta maestria, garra e paixão, deixando a marca de que o conhecimento é o grande transformador do mundo.
Valeu Professor Guilherme. Valeu COMUNIDADE CEF 10 GUARÁ. Ficaremos de olho o tempo todo. E aqui também o registro das fotos das turmas, que merecem destaque para demonstrar que este BRASIL maravilhoso tem uma diversidade cultural maravilhosa e gente linda de todo os jeitos e características. Curtam sem moderação.

.

























Imagens: Coordenação do BLOG

sexta-feira, 21 de março de 2014

A CULPA É DA PROFESSORA MÁRCIA - ISSO SIM!!!!! CHÁ LITERÁRIO 2014

Alô, alô, galera,


Estamos de volta, curtindo o Chá Literário da Professora Márcia e de seus alunos. É o primeiro do ano, e o BLOG esteve presente, registrando tudo. E além da viagem na leitura, muitas coisas gostosas para saborear,  filosofando sobre o que a história dos livros nos contou.
Este trabalho maravilhoso que já é realizado aqui na nossa Escola há alguns anos e que deixa a literatura como uma das marcas que vem crescendo na Escola. 
E com a palavra, a professora Márcia, que nos contou sobre os livros indicados no primeiro bimestre. Para as Oitavas Séries foi trabalhado o livro "O LADRÃO DE RAIOS"; Os Oitavos Anos puderam ler o livro "A CULPA É DAS ESTRELAS" e, o Sétimo Ano, saborearam o livro: "SEMPRE HAVERÁ UM AMANHÃ".
E como em todos os anos, no dia do Chá Literário, os alunos elaboram o resumo dos livros e em seguida há o espaço para discussão sobre os pontos que foram trabalhados na leitura. A galera sorridente agradece e ficae feliz com este momento tão especial na sala de aula. 
A culpa não é só das estrelas não, Professora Márcia, a culpa é sua também. Afinal de contas, criar estratégias como essa para incentivar a leitura é um ótimo caminho para a paixão pelos livros. E o livro é a informação imparcial de que todos precisamos para formar a nossa opinião sobre vários temas.
A gente por aqui sempre "de olho" em tudo o que acontece na escola. Valeu, Professora Márcia. É sempre muito bom divulgar este belíssimo trabalho.

































quinta-feira, 20 de março de 2014

LARGADA PARA A FORMATURA 2014

Ola, galera

Foi dada a grande largada para os trabalhos da Formatura Oitava Série CEF 10 GUARÁ 2014. E nem pensem em ficar de fora da maior festa de todos os tempos que a nossa Escola realiza todos os anos para os nossos vencedores da etapa do ensino fundamental.
Este ano a Comissão da Formatura será composta por nossos queridos colegas professores LUCÉLIA, ARLETE, ALINE, ADRIANA, JUCILEIDE, MÁRCIA, DANIEL e TAYARA. 
E a gente já vê movimentos pelos corredores, com a venda de rifa e reuniões com os alunos das oitavas séries.
Esta semana a professora Aline se reuniu com os alunos da Oitava Série B no Laboratório de Informática, e já começou a dar água na boca de tanta vontade de chegar logo o grande dia. Na oportunidade, os alunos puderam curtir as fotografias da Formatura de 2013 e conhecer como tudo acontece. A colação de grau, a festa, os discursos, as homenagens. O ano todo será de muita festa para esta galerinha.
Então, é hora de esquentar as turbinas e trabalhar muito para que este ano a escola faça mais bonito ainda. Como sempre, é claro. E nada de deixar cair o ritmo de estudo para dar tudo certinho no final.
Nossos alunos, a família e toda a comunidade escolar merecem comemorar a conclusão de etapas tão importantes da vida de nossos queridos.

E para dar mais um gostinho, vamos curtir as fotos da Formatura 2013 que foram postadas hoje na nossa página do face.


https://www.facebook.com/media/set/?set=a.667185710002339.1073741888.193167217404193&type=1



Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

COLABORAR É BOM. COOPERAR É MUITO MELHOR.

Salve, salve navegantes,




Se trabalhar faz um bem danado para a gente se sentir mais vivo e feliz, trabalhar em equipe é muito melhor. E digamos que seja a receita certa para  atingir nossas metas com felicidade. E este deve ser o espírito que deve prevalecer em todas as instituições. E bom mesmo é a gente se deparar com este sentimento aqui na escola, como foi hoje logo cedo.
A nossa orientadora educacional Arlete chamou a equipe do BLOG bem cedinho para registrar a sua alegria em ter recebido de presente o belíssimo mural do SOE feito carinhosamente pela professora Jucileide.
E só de olhar o maravilhoso trabalho, a gente constata a fórmula certa que tem cores, beleza e palavras sábias do grande mestre Paulo Freire.
É o CEF 10 GUARA que pulsa em harmonia. E já que estamos falando em frases, vamos resumir o que de melhor pode expressar a ação da professora Ju: "Aquele que colabora faz a sua parte; aquele que coopera, faz a sua parte e contribui, ajudando o outro a fazer a dele também"(Helena e Arlete).
Como sempre, a gente valoriza e faz questão de dar visibilidade a trabalhos nobres como este que acontece por aqui no CEF 10 GUARÁ.

Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

COORDENAÇÃO EM AÇÃO

Alô, alô, galera navegante,



A equipe de coordenação do CEF 10 Guará "bota pra quebrar" quando o assunto é disciplina, afinal de contas para garantir o sucesso no ano de 2014, a galera sabe que temos que focar. E para garantir tranquilidade da missão de cada um na escola, a coordenação está trabalhando com garra total. Já na entrada, a gente é recebido pela dona de um dos sorrisos mais bonitos da escola: a professora Sheila, que este ano faz parte da equipe de coordenadores. Esta  recepção diferenciada  da professora Sheila  objetiva fazer com que nossos alunos se adaptem aos horários estabelecidos para a entrada na escola, de forma que o primeiro horário da aula não seja prejudicado. 
A gente acaba se acostumando com o horário, não é mesmo galera.
E, segundo ela, é "trabalho de formiguinha" desenvolver  cultura em que todos garantam seus direitos e exerçam seus deveres. E a professora Sheila tem razão. Vivemos em coletividade e cada um deve fazer a sua parte para que todos ganhem no final.
E não param por aí as ações para definir a cultura do respeito mútuo. Esta semana todas as turmas receberam o Regimento da Escola. E não teve esta conversa de receber o documento e colocar na mochila. A professora Sheila fez questão de passar por todas as turmas para entregar o Regimento e fazer a leitura de todos os itens, fazendo a devida explicação sobre cada ponto que é abordado. 
Certíssima, professora Sheila, é bom saber porque nascem as regras e para que elas serão necessárias no nosso cotidiano. 
É o espírito cidadão que invade o CEF 10 Guará ano a ano, gerando a reflexão e consciência prática sobre o importante papel  da ética, da moral e dos valores.
E para ficar sempre ao nosso alcance, o BLOGCEF10GUARÁ estará compartilhando o Regimento Interno por aqui também para conhecimento de todos desta e de outras Nações.






Reportagem: Coordenação do BLOG
Imagens: Laboratório de Informática