FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

CEF 10 GUARÁ NO CIRCUITO DE CIÊNCIAS 2013

Alô, galera da comunidade,


Aqui no CEF 10 é assim: se é pra bombar, a gente bomba o ano todo. E foi exatamente assim no Circuito de Ciências 2013 das Escolas Públicas do Distrito Federal. Nossa escola fez bonito demais com a apresentação dos nossos trabalhos. Foram dois standes, sendo um para a divulgação dos quadros lindíssimos e muito expressivos dos artistas-alunos do CEF 10 Guará, sob o comando da maestra Sonia, nossa querida professora de educação artística. E no outro stand estava a nossa super árvore de valores, que faz parte do Projeto do Serviço de Orientação Educação - SER CIDADÃO É SER SOLIDÁRIO, tendo à frente a liderança da querida Arlete, que também contou com o super apoio do professor Felipe.
E se vocês pensam que ficou só nos stands, vocês estão muito enganados, porque ainda houve as apresentações culturais, que balançou definitivamente o Circuito de Ciências do Guará. Nossos amados da educação integral fizeram de tudo. Houve apresentação do CORAL, de acústico e de dança. E novamente o Projeto Ser Cidadão é Ser Solidário mostrou a cara para brilhar. E desta vez foi o musical(letra dos alunos), cantada por nossos fofos Jeferson, Ester e Jhenifer, acompanhados pela dança das poderosíssimas alunas das oitavas e sétima séries.
Fizemos ou não fizemos lindo demais? Então vejam abaixo todas as fotos e vídeos sem nenhum tipo de moderação, pra variar.

Valeu galera e parabéns a todos os organizadores do evento, e especialmente, um beijão aos alunos envolvidos no Circuito e também à professora Sônia, ao professor Felipe e à orientadora Arlete.
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.567884266599151.1073741864.193167217404193&type=1







sábado, 14 de setembro de 2013

I FLORESCER CEF 10 GUARÁ 2013

Galera,

Eu sei que todos estão querendo saber como foi o I FLORESCER CEF 10 2013. E para vocês começarem a entender como foi lindo e maravilhoso tudo por lá, estamos postando os link´s das fotos que estão na nossa fan page do facebook. Apreciem as fotos sem nenhum tipo de moderação, porque vale a pena sentir a energia que rolou por lá neste dois últimos dias. Parabéns a toda a equipe CEF 10 Guará por mais este belíssimo trabalho.

"Um excelente jogador ganha um jogo. Uma boa equipe vence o campeonato".

Mais uma vez o CEF 10 dá mostra que faz toda diferença no ensino público.

Valeu galera, valeu querida Arlete. Seu sonho foi realizado. Sua semente foi plantada. E aqui no CEF 10 GUARÁ é assim: Fala qual é o sonho que a gente ajuda na realização dele.  O primeira árvore deu belíssimos frutos e vamos continuar muito produtivos, porque nós queremos e amamos o que fazemos.


Facebook - Álbum 01

Facebook - Álbum 02


Facebook - Álbum 03


Curtam também o vídeo de abertura do evento.












Uma pequena, grande mulher

 #OpinaVinicius[7]

Tudo que é bom um dia acaba, deixa saudade, dura o tempo necessário para ser inesquecível. A nossa querida diretora e professora Ivanilde, como todos já sabem, irá se aposentar, pendurar os apagadores com a sensação de compromisso cumprido para com a sociedade.
Foram muitas histórias contadas, mensagens de sabedoria da mulher que muito batalhou. Demonstrou uma perspectiva diferente de estudar geografia, de uma forma mais interdisciplinar.
Brigou quando necessário, chamou atenção, porém nunca deixou de sorrir. Ensinou a entender o mundo mostrando que nem sempre a velha guarda é sinônimo de caretice. 
Ensinou que provas e testes são apenas momentos privilegiados de estudo. E que as vezes é preciso ter fé.
Ela sairá das salas de aula, mas ficará em nossas lembranças. Ela vai, ela já pode ir, afinal já cumpriu com o seu papel de educadora, o de passar conhecimento e o de criar cidadãos. 
Obrigado Ivanilde




Postagem: Vinicius M.C.
Foto: Arquivo do BLOG

terça-feira, 10 de setembro de 2013

A Crônica que não vivi.


                                                                                                                                    #OpinaVinicius[6]
Parei meu carro. Onde estou? Não sei, sei apenas que por aqui não há nenhum sinal de civilização. O caminho a qual estou trilhando não foi planejado, estou seguindo apenas meus instintos, que por sinal nem sabia que os tinha.
A selva de pedra que me cercava, me impedia de ver a beleza que por incrível que pareça é democrática e acessível á todos, a natureza.
Pelo meu nariz sinto algo diferente, algo novo para mim, um cheiro bom, é água misturada a um ar puro produzido ali mesmo pela fotossíntese, nada é artificial.
Tiro os sapatos, meu paletó está agora no chão, ouço o barulho da água caindo. Não estou mais nesse mundo. A cada passo o barulho da água que cai se intensifica, e finalmente depois dessa caminhada contemplo uma cachoeira, e agora? E agora nada mais importa.
Um pulo. Respingos.
A água está ótima, estou sendo purificado, o sol parece estar percebendo minha serenidade, parece querer que eu a compartilhe.
Minha vontade é ficar aqui, mas meu relógio me avisa que meu mundo não é esse e que não posso ficar aqui e virar um homem primata. Outro dia voltarei, aprendi o caminho.





Imagem: Google
Postagem: Vinicius M.C.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A NOTÍCIA QUE O BLOG NÃO QUERIA DAR...A HOMENAGEM QUE O BLOG NÃO GOSTARIA DE FAZER...PELO MENOS ATÉ O DIA 31/12/2013

Olá, galera querida,


 
É exatamente este o sentimento que o BLOGCEF10GUARÁ tem ao dar esta notícia. A gente está com um nó aqui na garganta.  A gente está com os olhos marejados de lágrimas. A gente está com um gostinho de quero mais. A gente está olhando para os lados e procurando alguém que está faltando. A gente está com aquela falta de resposta na ponta da língua. A gente está com uma tristeza doída. 

Há quinze dias foi publicada a aposentadoria da nossa querida IVANILDE. É claro que a notícia é muito boa, porque quem trabalha um bom tempo da vida quer um dia parar, olhar para trás, constatar que deixou uma estrada bonita, e seguir com os SONHOS. O lado triste da notícia é que a gente queria noticiar isso no ano que vem. Ficar um "cadinho" mais colhendo dos frutos de tanta sabedoria e de amor. Mas, não foi assim. E por isso, os planos da nossa Escola foram redirecionados para concluir o ano letivo de 2013. 
Para quem conhece a querida IVANILDE sabe bem que é muito fácil prestar uma homenagem à ela. Falar dela é falar sobre EDUCAÇÃO. É falar de solidariedade. É falar de amor ao que faz. É falar de luta. É falar de F-O-R-Ç-A. É falar de senso de justiça. É falar de AMIZADE. É falar de humanidade. É falar de atitude, garra, empenho, profissionalismo, família.
Então a gente escreve estas linhas, como diria o outro, "com as mãos nas costas". 
Dizem que ninguém é insubstituível. De fato, é verdade. Mas existem pessoas especiais. E esse é o caso dessa amada pessoa de quem falamos agora. Para começo de conversa, a IVANILDE não está aqui por acaso. A Ivanilde quis estar na EDUCAÇÃO. Sempre escutamos as histórias dela e ela conta casos de que poderia estar em outras áreas, mas a sua paixão é a educação, e mais especificamente, o chão da escola, o nosso pátio, aquele barulho maluco de menino gritando no intervalo, o cheiro dos livros, o debate bonito de professores, o olhar sensível para a diversidade, o amor por nossa causa.
Se fosse possível citar todas as qualidades dessa grande mulher, vocês desistiriam de ler o texto de tão imenso que ele seria, mas como é bom falar do humor dessa brava mulher que o nordeste nos presenteou. O dom de transmitir palavras sábias com o constante toque de humor. De encontrar palavras certas que acalmam a alma dos pequenos, dos grandes, do pai, da mãe, do avô, da avó. De todos que aparecem por aqui querendo entender o que está acontecendo com um ou outro aluno. 
Ah, aquele sorriso. Que sorriso que encanta e que mostra a verdadeira alma dessa querida mulher. Sorriso de menina em corpo de mulher. Sorriso sincero, verdadeiro, puro e que preenche alguns vazios da gente no exercício de nosso oficio.
Ivanilde, que nos ofereceu tantos exemplos de vida. Ivanilde, que fez parte das lutas pelos direitos dos professores. Ivanilde, que construiu a história da educação no Distrito Federal, a partir da sua participação em grupos de trabalho desta Secretaria. Ivanilde, que como tantas mães teve seus dias de dificuldade, mas é incansável na luta pela vitória de seus filhos. Ivanilde, que só guarda no coração amor e desejo de felicidade do próximo. Ontem, ela, bem emocionada, disse que durante determinado período, todas as cinco horas da manhã, fará orações. E em suas orações incluirá o desejo do sucesso e felicidade de cada um de nós da escola e do nosso querido CEF 10.
A gente vai sentir saudades demais. A gente vai sentir saudade das suas ideias geniais, das suas "viagens na maionese", do seu exemplo de liderança, da sua imparcialidade, do seu olhar para os nossos meninos. Das suas frases feitas e engraçadas.
No entanto, a gente fica feliz, pois somos conscientes de que a partir de agora ela será dona do seu tempo. O seu nordeste querido estará bem pertinho. É só entrar no avião. E muitas histórias saberemos ainda, porque esse seu vigor, sua beleza, sua força, permitirão que a IVANILDE faça muita coisa por aí e nos traga só as novidades. 
IVANILDE, querida, o BLOGCEF10GUARÁ, porta voz maior de nosso querido CEF 10, deseja muita felicidade nessa nova caminhada. A equipe do BLOG, em nome de todos da Escola, não tem como agradecer todo seu apoio e dedicação para com a educação e para com todos que estão por aqui. 

A gente fica por aqui, com o coração apertado, com lágrimas nos olhos, mas felizes por termos feito parte da sua estrada e ter aprendido tanto com você. Estaremos sempre de braços abertos para muitos abraços e muita conversa boa sobre nós e, claro, sobre a educação, que é o seu forte.

BEIJOS MIL.

Texto: Coordenadora do BLOG, Professora Helena
Imagens Arquivo do BLOG

...E O VENCEDOR É....CEFINHO

Alô, galera

Já temos o resultado da enquete que definiu o mascote da nossa escola. Com 69% dos votos, o CEFINHO - LOBO GUARÁ, da equipe VERMELHO, turno MATUTINO, foi o grande vencedor.
Foi muito merecido, porque está muito legal e  fofo esse nosso mascote,  e que faz uma homenagem também à história da nossa Cidade. Tudo a ver, então.
E assim, o BLOG CEF10GUARÁ oficializa o CEFINHO como representação da imagem de mascote desta Escola, que é 10 em todas as áreas,  e vamos aguardar as próximas providências da equipe gestora CEF 10, no sentido de direcionar a todos sobre o uso da imagem do mascote, ok, galera.
Também será necessária a edição da imagem, dando qualidade e condições de uso. Para isso, convidamos os alunos da escola que gostem de trabalhos artísticos, e assim, fazerem a arte final da imagem. E aí, nosso CEFINHO ficará mais lindo ainda.



Valeu galera, valeu CEFINHO e valeu mais ainda à equipe da gincana do turno vespertino, EQUIPE VERMELHO, Professora Velva, que criou o CEFINHO para nós.



Reportagem e imagem: Coordenação do BLOG