FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

O DIA DA COMEMORAÇÃO FOI ONTEM

Alô, alô, galera do Brasil e do Mundo,

Ontem foi dia das turmas vencedoras da Gincana 2013 comemorem
a merecida vitória. E pelo que ficamos sabendo por aqui na redação, o dia foi bom demais da conta sô, como diria nossos amigos lá de Minas Gerais.
As turmas vencedoras do Quinto Ano B(Professora Neire), Sexto Ano A(Professora Cléo) e Sétima Série A(Professora Sônia) passaram o dia no Clube do SESC e teve muita coisa boa por lá.
Além de tudo o dia estava bom demais para um banho de piscina, futebol, pintura, jogos e animação.
As turmas foram acompanhadas por nossa Supervisora Pedagógica Aline e pelos professores Virgílio(em substituição à Cléo), além da professora Sônia e, para dar uma força ainda maior, nosso colega e professor Célio.
Foi um dia de descontração, animação e tranquilidade, porque também recebemos o apoio dos serviços do Corpo de Bombeiros. Nossa Escola sempre pensando em tudo.
Valeu galera e mais uma vez parabéns pelo merecido prêmio. Vocês fizeram por onde.

Todas as fotos também na fan page do BLOG.
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.558943860826525.1073741849.193167217404193&type=3&uploaded=23

ESTÁ FAZENDO O QUE AÍ?

Alô, galerinha,

Na coluna "Está fazendo o que aí" desta semana a gente registra a galera que esteve no laboratório de informática, no período da tarde, para realizar trabalhos de aula.
O nosso querido Adrian estava compenetrado na pesquisa sobre os ASTECAS, que foi solicitada pela professora de história Thaísa. 


E os fofos alunos Gabriela, Ester e Vitor, todos da sétima série C, na busca de informações  sobre ANITA MALFATTI. Faz parte do trabalho da disciplina de educação artística, professora Sônia e, segundo nossos pesquisadores de plantão, trata-se de trabalho cujo tema geral será a Semana de Artes Moderna.

Teve também, como sempre, o nosso super Wallisson, que após as aulas da educação integral e, enquanto aguarda o ônibus para levá-lo para casa, fica por aqui no laboratório de informática dando uma super-força para nós. O cara faz de tudo. E o melhor que ele também já faz parte da equipe do BLOG.

Galera, fala sério, né!!! O coração da equipe do BLOG pulsa de tanta emoção em poder registrar tudo isso por aqui. Valeu meninos. Vocês são 10.

FIQUE DE OLHO - PROFESSORES EM AÇÃO NO PROJETO SER CIDADÃO É SER SOLIDÁRIO

Olá, galera,

Nossa árvore dos valores foi plantada e agora iremos colher os frutos. E tudo indica que a colheita será maravilhosa.
Então, fiquem de olho porque no final de cada mês, a partir de agosto até dezembro, estaremos assistindo às apresentações dos valores trabalhados durante o mês. É mais uma etapa do Projeto SER CIDADÃO É SER SOLIDÁRIO, que está sendo executado desde o início do ano, cuja autoria é da nossa orientadora Arlete. Já divulgamos o projeto por aqui no início do ano letivo. Lembram?
No mês de agosto serão trabalhados os valores:

Confiança - Sétimo Ano B - Professor Renato
Amizade - Oitava série C - Professor Daniel
Igualdade - Sétimo Ano B - Professor Flávio


Estamos curiosos para ver o que vem por aí da Oitava C do Daniel, porque estamos recebendo mensagens sobre o andamento dos trabalhos do belíssimo valor AMIZADE, e hoje fomos presenteados com belíssimas frases postadas por toda nossa escola. Tudo muito inspirador, afinal amizade é tudo de bom, não é mesmo galerinha?



COMUNICADO - MISSA DE SÉTIMO DIA


Atenção, queridos navegantes e  comunidade CEF 10 Guará,

A professora Velva convida todos para a Missa de Sétimo Dia do seu marido Antonio Leão, que acontecerá amanhã, dia 28/08/2013, às 19h, na Igreja Santíssima Trindade, localizada na Área Especial 42/44.


"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor" 1 Coríntios 13, 13.

MUITO BOM DIA COM O CHÁ LITERÁRIO DA PROFESSORA MÁRCIA

Olá, galera,

Hoje foi dia de dar uma passadinha pela turma OITAVA C e pegar uma carona na leitura e tomar um café gostoso com os queridos alunos da professora MÁRCIA. Foi mais um Chá Literário. Este CHÁ LITERÁRIO que já faz parte do Projeto Político Pedagógico da Escola e que é um sucesso há alguns anos, desde que a professora Márcia incluiu esta atividade em seus planos de aula.
Neste terceiro bimestre os alunos das oitavas séries tiveram a oportunidade de ler o livro "SEMPRE HAVERÁ UM AMANHÃ", cuja autoria é de GISELDA LAPORTA.

Conversando com a professora Márcia, ela nos conta que o livro narra o caso de um casal que tem uma filha com retardos mentais e a partir daí a  luta de ambos para enfrentar os problemas decorrentes desta situação.
Ainda, segundo a professora Márcia, após a leitura do livro por parte de todos os alunos, há um debate argumentativo entre eles , além de atividade específica em que todos escrevem a sua síntese e falam o que achou do livro indicado. Finalmente, a atividade culmina com o delicioso CHÁ LITERÁRIO, que visa a confraternização da turma e um tempo para que todos possam continuar conversando sobre este e outros assuntos, né. 
Valeu demais Professora Márcia. É assim que a gente faz a diferença, contribuindo na formação dos nossos jovens, apresentando temas importantíssimos para o debate do cotidiano e abrindo espaço para a leitura. 


Vamos conhecer um pouco do resumo do livro?


"Daniel e Samanta, um casal cujas diferenças de temperamento e comportamento são grandes, têm dois filhos e tentam uma terceira gravidez. Nasce Mahara, uma menina com retardo mental. Daniel, o narrador-personagem, conta todos os seus medos e conflitos, a partir daí. Trata também do seu imenso amor pela filha e as lutas que ele, a mulher e os filhos enfrentam devido aos preconceitos das pessoas,e até mesmo das escolas. Mahara torna-se uma garota encantadora, mas seu futuro é a grande preocupação de Daniel e Samanta. Por fim, encontrar outros pais com problemas semelhantes é uma forma de ter mais força, bem como constituir ações sociais através das quais seus filhos sejam tratados como cidadãos.

Sempre haverá um amanhã é uma pungente história de um pai e seu amor por uma filha com retardo mental. Todo o enredo é construído na direção de vários contra-pontos: os pais da garota e suas diferenças; Mahara e as outras crianças “normais”; Mahara e os irmãos “saudáveis”. Nessa tessitura cabem tanto a ficção quanto a realidade, por isto, ao mesmo tempo que o leitor se sensibiliza com a trajetória de Mahara, é informado sobre as lutas que alguns setores da sociedade vêm fazendo para garantir os direitos civis dessas pessoas diferentes mas não desiguais.

AUTORA: GISELDA LAPORTA NICOLELIS


TEMAS ABORDADOS:

1- PRECONCEITO
2- DEFICIÊNCIA MENTAL
3- CULTURA
4- AVENTURA
5- DRAMA "



sexta-feira, 23 de agosto de 2013

NOTÍCIA MUITO TRISTE DO BLOG

Queridos navegantes,


Temos a imensa tristeza em informar que o marido da nossa querida professora Velva, SENHOR ANTONIO LEÃO, faleceu na noite de ontem, dia 23/08/2013, em decorrência de atropelamento sofrido por ele ontem à tarde. 
O BLOG CEF 10 GUARÁ, que representa a nossa amadíssima ESCOLA CEF 10 GUARÁ, está sentido enorme dor em passar esta notícia a todos da comunidade. 
Nossa mensagem à Velva e sua família é a de que DEUS estará pertinho de todos vocês, cuidando das feridas que estão sangrando neste momento. Todos nós CEF 10, de coração apertado, oramos para que vocês encontrem forças para suportar este momento tão doloroso e triste. 
Estaremos juntos, apoiando você, querida VELVA,  em tudo quer for possível. 


"Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. "


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

PARABÉNS E MUITOS BEIJINHOS PARA OS ALUNOS ANIVERSARIANTES DE AGOSTO

Olá, olá,

Semana que vem o mês se encerrará e a gente não pode deixar de homenagear nossos queridos que fazem aniversário no mês de agosto.
No mês passado nós divulgamos por aqui o trabalho lindo que a equipe da direção faz todo final de mês, lembrando a data do aniversário da nossa galera. E com certeza isso continuará, afinal todo mundo gosta de receber carinho, especialmente, na comemoração de mais um ano de vida.
O BLOG CEF 10 GUARÁ deixa registrado o rostinho especial de cada um de vocês e deseja que a estrada que cada um está seguindo e continuará seguindo seja de sucesso, alegria, saúde, paz, amor e sempre, sempre, sempre FELICIDADE.
Valeu galerinha.














LEITURA E ATUALIZAÇÃO O TEMPO TODO

Alô, alô, galera navegadora do BLOG,

Passeando por nossa Escola a gente encontra muita coisa sensacional. São murais belíssimos que estampam os trabalhos de nossos queridos alunos, portas com mensagens, imagens que dizem tudo e tem também um espaço muito especial. É o espaço de leitura e atualização das notícias que veiculam no jornal local. Isso mesmo, nossos colegas da biblioteca diariamente realizam essa ação que contamina nossos garotos com a leitura de notícias no dia-a-dia.
Esta ideia existe há algum tempo e este ano está reforçada e pegou força e ritmo, porque o Célio, colega da biblioteca, "bota pilha" na galera que passa por lá, e todo mundo ajuda na montagem do mural. Uma equipe de alunos, sempre que pode, durante as idas aquele local, contribui na confecção do mural. Ontem mesmo, flagramos o grupo de alunas do sexto ano (Isabela, Lisa, Lorrane e Paloma), que estava com o professor Célio, trabalhando nas informações do dia.
Conversando com o professor Célio, ele diz que esta iniciativa
tem despertado no aluno o interesse pela leitura e pelos assuntos de nossa cidade, do mundo e assuntos gerais. Ele também diz que observa que durante o horário do intervalo, muitos alunos se aproximam do mural e não deixam de ler as notícias. Segundo ele, o mural também serve como fonte de utilidade pública.
Muito legal mesmo, professor Célio, a nossa escola não perde tempo mesmo.
Conversando com a aluna Lauane, que sempre está lendo as notícias, segundo os colegas da biblioteca, ela diz que não fica um dia sem dar uma olhada no mural.
Que fonte de informações fantástica nós temos. E já vem tudo prontinho. É só ir lá e ler. Fica a dica para todos os professores aproveitarem o mural e lançarem seus desafios de atividades para nossos alunos.
A gente só tem mesmo que ficar de pé e aplaudir. É mais um trabalho de orgulho da equipe de educadores do CEF 10 Guará. Cada dia fazendo a diferença no universo da educação.
Valeu EQUIPE BIBLIOTECA RUTH ROCHA DO CEF 10 GUARÁ.




quinta-feira, 15 de agosto de 2013

I FLORESCER - A ARTE DE CONHECER

Olá, galera antenada do BLOG,


Temos o grande prazer de informar que o CEF 10 Guará estará inaugurando no ano de 2013 o Projeto FLORESCER - A ARTE DE CONHECER.
Este Projeto, que é idealizado pela nossa querida orientadora educacional Arlete, objetiva reunir as alunas da nossa Escola para refletir sobre a importância da valorização do corpo e da saúde.
Muito legal, não é mesmo, galera?
Segundo Arlete, trata-se de um encontro de alunas, que acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro de 2013, cujo local será o Recanto Clarentiano, localizado no Park Way, Qd. 05. Na oportunidade, as alunas participarão de palestras com profissionais especializados, tendo  como temas: higiene, vestimenta, alimentação saudável, transtornos alimentares, violência contra mulher, auto-estima, entre outros assuntos de relevante importância no universo feminino das nossas queridas adolescentes.
As inscrições já estão abertas. É só procurar o SOE da nossa Escola.
Isso é de dar orgulho para qualquer um. E a gente fica feliz demais com iniciativas como esta.
Em conversa com a nossa orientadora Arlete, o fruto deste lindo projeto se deu a partir da semente que foi distribuída pela Coordenação Geral dos orientadores da SEDF, durante as reuniões coletivas que ocorre com o grupo de trabalho desta área.
Na oportunidade, Arlete recebeu sementes de girassol e ela não pensou duas vezes em plantar esta semente em um trabalho direcionado as nossas jovens meninas. Surgiu então o nome do projeto: FLORESCER - ARTE DE SE CONHECER.
É mais um grande desafio da nossa querida Arlete. E desafios é com ela mesmo.
Arlete, querida, a equipe do BLOG se empolga demais com todos os seus trabalhos. E você escolheu a semente certa, ou melhor, você foi escolhida com a semente certa, porque ela traduz o que você nos permite vivenciar. Sabe por que?
Por que "a flor de girassol significa felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol."
Esse é o recado que você transmite para toda comunidade escolar com mais este belíssimo trabalho.
Valeu demais!!!!!







PARTICIPEM DA ENQUETE FINAL DO MASCOTE DA ESCOLA

Olá, olá,


Estamos de volta com a enquete que definirá o mascote que representará nossa Escola.
No mês de julho vocês votaram nos mascotes dos dois turnos da gincana. A classificação foi a seguinte:


ENQUETE VESPERTINO 

GINCANA DO MATUTINO


O Timão do Hakuna Matata
E assim, o vermelho tomou conta do resultado, pois tanto a gincana do turno matutino como à do vespertino tiveram o mascote da equipe vermelho como a maioria dos votos recebidos.
O CEFINHO
Agora é a vez de saber qual, de fato, será a mascote que representará à nossa Escola. E para isso, vocês deverão votar na enquete do BLOG para escolher. Vamos lá?

Estaremos aguardando o seu voto no período de 15/08 a 31/08. Não deixem de participar e assim fazer valer a participação de todos nos trabalhos de nossa Escola.

Valeu galera!!!!





quarta-feira, 14 de agosto de 2013

AÇÃO SOCIAL DO CEF 10 GUARÁ

Olá navegadores de toda parte deste planeta,


 

Hoje o dia foi de praticar ação social. Um trabalho admirável e que faz e fará parte da história da nossa Escola.
A ação é o resultado da gincana 2013, em que as equipes tiveram uma prova surpresa para angariar doações e contribuir para aquecer o frio daqueles que precisam.
Foi uma super arrecadação e depois  tudo foi devidamente organizado para ser entregue à instituição que realize trabalhos sociais.
Em conversa com a Supervisora Pedagógica da Escola, Professora Aline, ficamos sabendo que a equipe da Direção buscou instituições que pudessem receber o material arrecadado. .
E foi aí que a nossa colega Miréia indicou a Tenda da Libertação, que faz ações voluntárias junto a diversas   a instituições.
Hoje foi o dia de efetivar a entrega. Um grupo de alunos, acompanhado da equipe da direção e também da própria Mireia, estiveram na Tenda da Libertação e foram recebidos pelo Pastor Enoque.
Foi um dia festivo e de alegria.
Tudo foi registrado pelo nosso jornalista-estudantil do Blog, João Vitor, que garantiu todas essas informações tão importantes para mais um registro da história do CEF 10 GUARÁ.

Parabéns a todos. Estamos muitos orgulhosos de todos vocês.





Acessem o link abaixo e veja outras imagens da ação social.
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.552516754802569.1073741846.193167217404193&type=1