FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

OS CICLOS DA PROFESSORA SHEILA

Bom dia, boa tarde e boa noite galera,


Hoje é dia de falar sobre o CEF 10 e a proposta para o Ciclos de Aprendizagem, afinal nossa Escola está entre àquelas que estão experimentando este modelo de ensino. A equipe do BLOG sempre vem acompanhando os avanços desses trabalhos. A professora Sheila, que é exemplo de desafio, está fazendo um trabalho bem legal. Hoje ela fez o primeiro reagrupamento. Em parceira com o professor Flávio, ambos à frente da disciplina de matemática, a Sheila uniu as turmas A e B(nonos anos) e depois formou grupos. Segundo relato da professora Sheila, a proposta é à de formar um grupo de alunos que avançaram em determinado assunto e outro que ainda precisa de acompanhamento pedagógico específico para esclarecer melhor as atividades. Desta forma ficou formada a turma A-B(alunos que avançaram em determinado conteúdo) e turma A-B(alunos que ainda não alcançaram o resultado desejado). Os dois professores, Sheila e Flávio, assumiram cada uma das turmas, de forma que os grupos tenham o acompanhamento pedagógico específico.
Um grande trabalho de equipe, não é mesmo. 
É importante esclarecer que a Sheila é a professora das turmas de oitavos e sétimos anos, e o professor Flávio está, durante este ano, à frente do Projeto Interventivo do CEF 10(PD), visando reforçar o conteúdo da disciplina de matemática. Assim, os dois estão fazendo essa parceira, que viva dar subsídios à proposta de ciclos de aprendizagem CEF 10 GUARÁ.
O professor Flávio também estará trabalhando no Laboratório de Informática, implementando o seu Projeto Interventivo, utilizando a ferramenta GEOGEBRA. 
Professora Helena cumprimentando
a Sheila pelo lindo trabalho
É isso aí galera. A equipe do BLOG está que não se aguenta de tanto orgulho desse trabalho tão legal que ambos professores estão realizando. É assim que se encontra caminhos alternativos para eliminar de vez as dificuldades que é a matemática para muitos de nossos queridos alunos.
Parabéns. Vocês são nota 10.

terça-feira, 18 de junho de 2013

QUEM QUER DANÇAR QUADRILHA LEVANTA A MÃO?

Alô, alô, galera CEF 10 GUARÁ,

Nossa festa julina será no dia 6 de julho e já estamos aqui na maior empolgação, aguardando esse dia de festa chegar. E para animar a festa, nossos queridos Virgílio, Helô e Ivanilde estão convocando a galera animada para participar da dança da quadrilha.
Isso mesmo, esse grupo de professores queridos estará à frente da dança de quadrilha CEF 10 GUARÁ 2013. E o trem vai ser bão demais, minha gente.
A professora Helô está contaminada pela dança e anda pelos corredores dançando.Deve ser para não perder o compasso da dança.
Na quinta-feira próxima, dia 20/06, eles três estarão recebendo os nomes dos interessados em participar da dança de quadrilha. A equipe do BLOG espera que todo mundo da Escola participe, porque vai ser inesquecível.
Valeu galera, estamos aqui prontos para divulgar tudo sobre a dança.

Postagem e imagens: Coordenação do BLOG

http://pinpix.com.br/Widgets.mvc/Visualiza/201306201129176205388


http://pinpix.com.br/Widgets.mvc/Visualiza/201306201129176205388


quinta-feira, 13 de junho de 2013

POESIAS NAS AULAS - PROFESSORA VELVA


Olá, galera,

Ontem à tarde a equipe do BLOG esteve visitando as turminhas da tarde e olha aí que legal o que a gente registrou. A professora Velva estava trabalhando com nossos queridos do quinto ano a lindíssima música do poeta e cantor MARIO LAGO(em parceria c/ Roberto Martins) - SE ESTA RUA FOSSE MINHA.

A gente pode fazer muitas reflexões sobre esta maravilhosa letra e tratar vários temas,
não é mesmo professora Velva?

Nossos queridos alunos fizeram este lindo painel que está embelezando mais ainda os corredores da Escola.

Valeu professora Velva. Parabéns Quinto Ano A. É muito bom compartilhar da dedicação de vocês. É bom saber que as aulas CEF 10 Guará sempre despertam a atenção de nossos alunos queridos.
















Postagem: Coordenação do BLOG
Imagens: Gabriela - Jornalista estudantil do BLOG, 







terça-feira, 11 de junho de 2013

Vi Brasília

#OpinaVinicius[5]


Tudo é ao acaso, e ele não faz questão de seguir o destino. O dia não permitia, porém a vontade e o céu convidavam a apreciação da beleza. São 53 anos de história, nova, chamando atenção feito criança.
Desenhada, projetada, visionada. Brasília o molde da concreto, o avião do planalto central, capital federal.
Do alto é possível perceber que deu certo, desenhada a traços finos Brasília surpreende até mesmo quem mora aqui. No meio da capital subo no mirante ou Torre de TV, como é conhecida. A 75 metros do chão Brasília  se mostra onipotente. O desenho do avião. O projeto de urbanização, arborização. Não há exagero, é um museu para o mundo inteiro.
Não havia quem acreditasse, Brasília é o sonho que se tornou realidade. As vias foram desenhadas, são sopros, os monumentos moldados no concreto semelhante a "massinha".
Brasília não é mais uma cidade. A capital federal é a terra dos sonhos é a mistura brasileira.
"A vida é um sopro" O. Niemeyer




"A vida é um sopro"  O. Niemeyer



"Um presente do passado para o futuro" Vinicius M.C.








Postagem/Conto: Vinicius M.C.
Foto: Arquivo Pessoal

segunda-feira, 10 de junho de 2013

TEATRO MULTIDISCIPLINAR CEF 10 GUARÁ

Alô, galera CEF 10 Guará,

Professor Felipe
Olha a nossa galerinha com o sorriso no rosto a caminho do teatro. Isso mesmo. No dia 24 de maio as turmas dos quintos, sextos e sétimos anos foram assistir à peça teatral PLANETA ÁGUA, que foi realizada no Teatro do Clube do Exército.
É mais um trabalho super 10 do CEF 10 GUARÁ. A iniciativa foi dos professores das disciplinas de ciências: Cléo e Felipe. Trata-se de Projeto Multidisciplinar e garante aos nossos queridos alunos interagir com a arte e a cultura, abrindo novos caminhos para o SABER.
Professora Cléo
Desta vez o objetivo, segundo entrevista realizada com o professor Felipe, foi o de mostrar aos alunos a importância da água para o planeta e como devemos agir com a questão da produção ambiental.
Na opinião do professor Felipe, a visita teve bastante proveito. A peça foi bem atrativa e com uma linguagem bem jovial. Nas palavras do professor "a peça atraiu os olhares dos alunos e prendeu a atenção de todos. Eu me divirto com os alunos. Gosto de ser como eles, brinco, faço piada e eles adoram. Então, já viram como foi a ida ao teatro, né? Nota 10".

Claro que a gente sabe Professor Felipe. A gente sabe que a sua alegria, sua energia, seu amor pela profissão e esse sorriso lindo, sempre fazem a diferença na Escola. Isso tudo, sem perder a classe literalmente. A classe acompanha seu ritmo, que é tipo assim, de bem como a vida, o qual se alia à competência e profissionalizado. O resultado? Bom, o resultado de tudo isso é que os alunos estão cada dia mais apaixonados pela disciplina. Aliás, é a marca da disciplina CIÊNCIAS na Escola. A professora Cléo também encanta a galerinha. Aqui no BLOG, quando estamos reunidos, o tempo todo são elogios para essa querida professora. Ela, que tem um carinho muito especial pelo que faz, além da sintonia fina que ela tem com todas as turmas. 
Agora é arregaçar as mangas e dar continuidade aos trabalhos que tiveram início por aqui, foram até o teatro, e o próximo passo será o trabalho de conscientização. As turmas estão desenvolvendo um trabalho específico sobre a referida temática, e segundo o mestre Felipe, cada dia eles irão fazer com que nossos alunos aprendam um pouco de tudo.
Valeu galera. Parabéns a todos. Belíssimo trabalho.


Postagem: Coordenação do BLOG
Entrevista: Jornalistas-estudantis Gabriela e Juliana
Imagens: Arquivo pessoal professor Felipe







quinta-feira, 6 de junho de 2013

FIQUE DE OLHO

Fonte: Portal SEDF


Inscrições para Centros Interescolares de Línguas começam dia 08 de junho

A partir deste sábado (8), até dia 30 de junho, estarão abertas as inscrições para matrículas novas, nos Centros Interescolares de Línguas (CILs), da Secretaria de Educação do DF. As vagas são, exclusivamente, para alunos da rede pública, a partir do 6° ano, incluindo o 2° e 3° segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O resultado será divulgado dia 23 de julho, a partir das 18h.
Para se candidatar a uma das vagas de Inglês, Francês e Espanhol, os interessados devem efetivar a inscrição pela página eletrônica da SEDF, que é autoexplicativa e com preenchimento automático. Caso o candidato não encontre o seu nome, vinculado à escola regular em que estuda, deve procurar a secretaria escolar.
Os alunos deverão escolher apenas uma única língua estrangeira e em uma das vagas existentes no contr turno em que estudam. Os estudantes que já estão matriculados em um dos CILs, não precisam efetivar inscrição, pois a renovação da matrícula é imediata.
A SEDF conta com oito unidades de CILs, distribuídas em diversas cidades. Brasília (duas), Gama, Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Ceilândia e Guará.

Diários de Classe, a harmonia da dissonância.

#OpinaVinicius[4]



Tudo começou com a estudante catarinense Isadora Faber, 13 anos, que insatisfeita com a realidade da sua escola resolveu compartilhar sua insatisfação com todos os brasileiros, publicando no FACEBOOK fotos que demonstravam o descaso que a educação pública vem sofrendo. A página ganhou popularidade. A estudante mostrava o cotiano da sua escola, semelhante a várias de todo o país, mostrando os problemas que a escola enfrentava. A iniciativa repercutiu e muitos outros estudantes da país aderiram a ideia, revelando a situação precária de várias escolas pelo nosso vasto território.
    Com a criação da página o cotidiano da escola da estudante mudou, a escola passou a ser vista com novos olhos pela comunidade, a pressão para a realização de consertos e finalização de obras foi grande, o que gerou resultados. Porém a ideia virou um pesadelo para alguns pais que tem filhos na escola e para servidores e educadores da escola catarinense. Os pais reclamavam que as notícias da escola estavam sendo expostas de maneira precipitada, já os professores diziam que a estudante estava querendo prejudicar  a escola.
    Reclamações a parte, a iniciativa da estudante ( não só dela mais de todos outros pelo país) ajudou a mostrar a realidade da educação brasileira antes escondida em meio a remendos e maquiada. A educação de qualidade parte de um ambiente agradável para o aluno que desperte seu interesse e estimule sua imaginação, como relatado em vários diários de classe pelo Brasil. A estrutura das escolas públicas estão precárias e em até algumas situações perigosas para os estudantes. 
    A explosão de "Diários de Classe" pelo Brasil mostra que nem tudo está perdido e que os estudantes e a própria população está preocupada com a educação brasileira. Esses estudantes tornaram palavras, antes espalhadas com tom de revolta pelas redes sociais, em atitudes mostrando a verdadeira realidade da nossa educação.
Caminhamos com atitudes tímidas, mas valorizadas, para a melhoria da educação pública brasileira.


Postagem: Vinicius M.C.
Imagem: Google

quarta-feira, 5 de junho de 2013

POESIA E MEIO AMBIENTE - AULAS DA PROFESSORA NEIRE

Olá, navegadores queridos,



Na semana do meio ambiente, a professora Neire resolveu trazer poesia para a sala de aula. E foi com a linda poesia de Gonçalves Dias - "Canção do Exílio", que os alunos conversaram, debateram e elaboraram um lindo trabalho demonstrando a visão deles sobre a mensagem poética e  o meio ambiente.

A professora Neire, em entrevista para o BLOG, disse que este trabalho objetiva levar até nossos queridos alunos o prazer na leitura e conhecer a história de nossos poetas. Além disso, o trabalho fez com que houvesse uma reflexão sobre o tema meio ambiente.
Todos os alunos estão curtindo muito o trabalho e motivados a conhecerem novas e novas poesias.
Que legal professora Neire. Que lindo trabalho. A equipe do BLOG fica encantada e parabeniza pelo belíssimo trabalho. Estaremos sempre acompanhando e registrando a história da sua turma.
Valeu!!!!!!!!!!!

CANÇÃO DO EXÍLIO
Minha terra tem palmeiras, 
Onde canta o Sabiá; 
As aves, que aqui gorjeiam, 
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas, 
Nossas várzeas têm mais flores, 
Nossos bosques têm mais vida, 
Nossa vida mais amores.

Em  cismar, sozinho, à noite, 
Mais prazer eu encontro lá; 
Minha terra tem palmeiras, 
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores, 
Que tais não encontro eu cá; 
Em cismar –sozinho, à noite– 
Mais prazer eu encontro lá; 
Minha terra tem palmeiras, 
Onde canta o Sabiá.


Não permita Deus que eu morra, 
Sem que eu volte para lá; 
Sem que disfrute os primores 
Que não encontro por cá; 
Sem qu'inda aviste as palmeiras, 
Onde canta o Sabiá.  



Postagem: Coordenação do BLOG
Reportagem e imagens: Jornalistas-estudantis: Clara, Gabriele e Juliana

terça-feira, 4 de junho de 2013

AQUI TEM LOUSA DIGITAL, VIU!!!!!!

Alô, bom dia, boa tarde e boa noite,


Depois de algumas investidas, buscas, leituras, testes, estamos finalmente inaugurando a primeira lousa digital do CEF 10 GUARÁ. É isso aí, galerinha. Mais um recurso tecnológico para garantir aulas interessantes para professores e alunos.
A lousa digital faz parte de Programa do Ministério da Educação e nossa Escola foi contemplada, recebendo o computador interativo e agora, complementando, com esta solução tecnológica.
Assim que a Escola recebeu a lousa todos os esforços foram envidados para entender o seu funcionamento e, a partir daí, compartilhar esta ferramenta com os demais professores. Isso significa aulas interativas, dinâmicas e que despertam o interesse dos nossos queridos alunos.
A gente não perde tempo de jeito nenhum. Todos os recursos que são disponibilizados para nossa Escola são colocados em prática. Afinal, isso é garantir educação de sucesso e qualidade.
E vamos que vamos, porque a partir de agora nossos alunos estarão aqui, mas também assistirão às aulas navegando pelos museus, pelo corpo humano, pelas cidades deste mundo afora, pelos jogos pedagógicos. Isso é bom demais. 
A professora do Laboratório de Informática estará trabalhando com os professores da Escola, no sentido de planejar aulas e usar efetivamente mais este recurso que fará muita diferença no dia-a-dia da nossa comunidade escolar.

Valeu galera.

Postagem e imagens: Coordenação do BLOG