FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

COMUNICADOS - MISSA DE SÉTIMO DIA

Alô, galera CEF 10 GUARÁ,




A Direção do CEF 10 comunica que a Missa de Sétimo Dia pelo falecimento do marido da Professora Mariazinha, Sr. Raimundo, acontecerá hoje, dia 29/05/2013, às 19h30, na Igreja Santíssima Trindade, localizada na Área Especial 42/44.





Postagem: Coordenação do BLOG
Imagem: Internet

PINTANDO O SETE COM A PROFESSORA SÔNIA

Olá, olá, galera,

Muito bom dia, boa tarde e boa noite para todos que navegam por aqui. 

A linda, encantadora e charmosa Professora Sônia
Quem teve o prazer de visitar o CEF 10 GUARÁ este ano percebeu novas cores, novas representações, novos tons, muita coisa no ar, nas paredes, nos rostos, nas mãos, no coração.
Trab. em Perspectiva 8ªs A, B, C 


História em Quadrinhos 7ºs A e B
Arte Abstrata - 7ºs A, e B
O CEF 10 GUARÁ foi presenteado com uma artista muito especial: a professora Sônia. Ela estará conosco este ano e "de cara" já foi possível conhecer o barulho que ela fará por aqui. Barulho em forma de arte. Nossos olhos ficam arregalados ao ver tanta coisa linda saindo de  dentro dos nossos queridos alunos. Cada atividade é uma novidade para nós, mas talvez não seja novidade para nossos garotos. A sementinha estava plantadinha lá dentro, o que faltava mesmo era alguém para regar. E isso a professora Sônia está fazendo com muita propriedade. 
E olha que, sob os nossos olhares corujas, os trabalhos são verdadeiras obras de artes e que deveriam estar expostas em grandes exposições. É só o começo, não é mesmo Professora Sônia?
Estamos certos de que a Escola é isso aí. Revelar  o potencial de cada um, elevar a auto-estima da garotada, e assim, harmonizar e dar equilíbrio ao conhecimento coletivo. A equipe do BLOG teve o grande prazer de assistir a uma das aulas da Professora, e foi de deixar a gente de boca aberta. As equipes apresentaram maravilhosos trabalhos e a turma ficou atenta a tudo. 
Releitura de Franz Marc Modrian
Releitura de Romero Brito 7ªs A, B, C
Vale lembrar que a disciplina de educação artística é de relevante importância na grade curricular. Segundo um relatório do Instituto Arte na Escola, ter contato com a arte melhora o desempenho dos alunos. A educação artística desenvolve capacidades para a formação do estudante como a criatividade, o experimento e a expressão, além de romper as barreiras da exclusão e, segundo Evelyn Ioschpe (presidente do Instituto Arte na Escola), pode, inclusive, aumentar o interesse nos estudos de outras disciplinas.
Isso tudo só se torna possível quando a gente encontra 
pessoas com a competência, coragem, amor e dedicação
da Professora Sônia. A Direção da Escola tem apoiado
Desenho de Observação Sétimas A, B
seus trabalhos e contribuído para que os alunos tenham os recursos disponíveis para desenvolver as atividades.

Professora Sônia o recado aqui da equipe do BLOG é o seguinte: Valeu!!!!! São trabalhos como o que você vem desenvolvendo que fazem a diferença na vida dos nossos queridos alunos. Temos a maior certeza do mundo de que o ANO DE 2013 será lembrado para o resto da vida de cada um deles.
Vamos agora conhecer a exposição das OBRAS DOS ALUNOS DO CEF 10 GUARÁ sob a REGÊNCIA DA ARTISTA E PROFESSORA SÔNIA.
 No linking abaixo, vocês conhecerão a exposição completa. Semana que haverá mais trabalhos.

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.514631715257740.1073741825.193167217404193&type=1






Desenho de Observação - Sextas A, B, C e D
Releitura de Romero Brito 7ªs A, B, C




Releitura de Romero Brito 7ªs A, B, C
















segunda-feira, 27 de maio de 2013

NOVAS EQUIPES NO CAMANDO DO PROJETO "SER CIDADÃO É SER SOLIDÁRIO"

Olá, galera,

Nossa Escola está cada dia mais linda. E um dos motivos de tanta cor e mensagens legais é o Projeto "Ser Cidadão é ser Solidário". As equipes estão empolgadas e fazendo de tudo para fazer valer o trabalho para o qual elas foram designados. E por falar em equipe, na última segunda-feira, dia 20/05, novas equipes foram empossadas para as missões de organização de lanche, de salas de aula(murais, limpeza e cabeçalho), de mensageiros e de pacificadores. Lembrando que as equipes têm mandado de 01(um) mês, a partir do dia 17/05/2013.
A equipe do BLOGCEF10Guará deseja sucesso nos trabalhos e desde já parabeniza todos pelo belíssimo trabalho.
Agora vamos conhecer a galera que estará comandando tais atividades.





Postagem: Coordenação do BLOG
Imagens: Cedidas pela Supervisão Pedagógica






sexta-feira, 24 de maio de 2013

SEMANA DA EDUCAÇÃO PARA VIDA

Olá galera que navega alegre por aqui,


O CEF 10 GUARÁ marcou presença na SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA. Entre outros projetos específicos, houve um evento muito especial promovido pela Direção com o apoio da nossa querida colega Mireya.
A professora Mireya, que é bem afinada com o comércio local da comunidade, conseguiu uma equipe de profissionais de beleza, a qual esteve em nossa Escola durante o dia 17/05/2013 e "botou pra quebrar", ou melhor, colocou o cabelo da galera em dia.
Vejam as fotos e constatem que lindo trabalho. Galera, na real, a higiene pessoal faz um bem danado para a vida da gente.
Parabéns a todos os envolvidos e especialmente um abraço bem apertado à Mireya, que presenteou nossos queridos alunos, por meio da sua atitude tão especial.
Valeu.

Imagens: Cedidas pela Supervisão Pedagógica
Postagem: Coordenação do BLOG





EDUCAÇÃO FÍSICA JÁ É BOM DEMAIS E COM O PROFESSOR DANIEL, AÍ NEM SE FALA...

Alô, navegadores do BLOG,

Hoje é dia de conhecer o professor Daniel Barnabé. Esse moço bonito aí da foto ao lado, junto com parte de seus alunos,  está encantando a galerinha do CEF 10 Guará. Sabem por que? Porque ele ainda é mais bonito por dentro.
O Professor Daniel estará trabalhando conosco no ano letivo de 2013 e a gente percebe logo que amor à profissão é o que não lhe falta. A qualquer momento está o cara junto com a galera, seja durante as aulas, no horário do intervalo, dando uma força à direção, além do projeto que vem desenvolvendo. Enfim, sempre interagindo com seus alunos. 
As aulas do professor acontecem no turno matutino, no entanto, no vespertino, ele está desenvolvendo projeto com os alunos das séries iniciais e também com algumas turmas das séries finais do ensino fundamental. 
Um dos projetos foi intitulado de "BOM DE BOLA". Fomos conferir de perto e saber as novidades detalhadamente. 
O projeto "BOM DE BOLA"  surgiu da intenção de possibilitar a implementação de programa que atendesse aos alunos da Escola com práticas esportivas diversas, as quais são realizadas no turno contrário às suas aulas. O professor Daniel, em resposta aos nossos questionamentos, apresentou alguns esclarecimentos. Fala aí, professor Daniel:  "por meio do referido Projeto,  acreditamos na possibilidade de atender alunos dos 6°s, 7°s e 8°s anos do ensino fundamental, podendo eles frequentarem o ambiente escolar, no contra-turno das aulas, visando  a prática esportiva de forma sistematizada e bem orientada. Nessa perspectiva, esperamos contribuir com a educação dos alunos, promovendo o pleno desenvolvimento humano e seu preparo para o exercício da cidadania, além de auxiliar e apoiar no compromisso que as escolas públicas têm com a aprendizagem de seus alunos; ademais,  assegurar as nossas crianças o direito de brincar (direito esse assegurado no Estatuto da Criança e adolescente). Além disso, podemos citar Cobra (2002), que nos coloca que “... a pessoa se desenvolve como um todo a partir do corpo, ganhando nova estrutura, gerando autoestima e consciência de sua capacidade de conquista, ampliando suas possibilidades de realização”.
A grande notícia é que, segundo o  professor Daniel, tais atividades contribuirão no aproveitamento dos alunos para a participação em jogos e festividades esportivas no DF. A primeira oportunidade será no 53° JOGOS ESCOLARES DO DISTRITO FEDERAL. 
Prova disso é que o CEF 10 GUARÁ estará presente nesse evento participando das modalidades:  Futsal - para meninos, e Atletismo - para meninas e meninos de 12 a 14 anos. 
A primeira data já esta definida e acontecerá nos dias 22 e 23 de Junho para o Atletismo feminino e masculino. Nossa Escola contará com a participação de 20 meninas e 21 meninos nas modalidades 75m rasos, 250 m rasos, 1000m, 80m c/ barreira, Salto em distância, arremesso de disco e peso e revezamento 4x75m.
E não ficamos só nisso não, galerinha, as turmas das séries inicias do turno vespertino também têm o privilégio de participar das aulas do professor Daniel. Isso mesmo, o CEF 10 GUARÁ conta com o Projeto de intervenção, o qual está sendo realizado com as duas turmas da tarde. Esses alunos estão sendo atendidos semanalmente, às sextas-feiras, à tarde,  com aulas de educação física. Estas aulas visam proporcionar vivências corporais diversas e convívio entre os alunos. 
Ufa, é muita notícia boa para ser divulgada. E a gente enche o peito de orgulho para apresentar tudo isso aqui no BLOG. 
Professor Daniel, PARABÉNS. Toda comunidade CEF 10 GUARÁ está muito feliz com este belíssimo trabalho.  Nós aqui do BLOG estaremos com nossas lentes e ouvidos amplificados querendo saber tudo que acontece para divulgar por aqui. Parabenizamos também a equipe da Direção CEF 10 GUARÁ 2013 pela iniciativa e garra de implementar tais projetos.


Postagem e imagens: Coordenação do BLOG

quinta-feira, 23 de maio de 2013

FORÇA, QUERIDA AMIGA E COLEGA MARIAZINHA

Amigos queridos do BLOGCEF10GUARÁ,

É com imensa tristeza que compartilhamos a informação do falecimento do marido da nossa querida colega MARIAZINHA, ocorrido no dia de hoje.
Segundo as últimas informações o enterro acontecerá amanhã, no período da tarde.
Estaremos divulgando outras informações tão logo seja possível.

Mariazinha, querida, a comunidade CEF10 GUARÁ sente muito pela sua perda. Estamos unidos em uma corrente única, pedindo a Deus que conceda a você e sua família força para vencer este momento tão difícil.  Conta conosco. 

Abraço da sua equipe de amigos e colegas de trabalho do CEF 10



Postagem: Coordenação do BLOG






quarta-feira, 22 de maio de 2013

Conheci O Mar

#OpinaVinicius[2]

Conheci o Mar
 [ Crônica ]

@Vinicius M.C.
Finalmente fomos apresentados, um encontro programado e tanto esperado. De um lado um jovem adolescente do outro o imponente e azul, o mar. A primeira vista não houve reação, ficamos nos encarando. Eu o admirava com os olhos e ele encarava com as ondas. Continuamos assim cada um respeitando seu
espaço.
Tomei a iniciativa. Estávamos agora mais perto um do outro, iria finalmente toca-lo. Ele parecia aceitar a ideia, respondia com ondas que tocavam os pés. Era a hora, agora. Entrei.
Fui cauteloso como criança que conhece o novo. As ondas vinham e me abraçavam, uma atrás da outra em uma calorosa recepção. Agora seria o primeiro mergulho, seria agora batizado em águas salgadas. A onda veio e de olhos fechados e boca entre aberta, conheci o mar.
Repeti várias vezes o gesto, dessa vez evitando que o sal entrasse pela boca. Não queria mais sair da água, brincávamos. O mar parecia entender a brincadeira e respondia com ondas maiores ( a maré subiu). Fiquei ali, como quem toma um banho demorado, sem querer sair.
O céu é minha inspiração. O mar é a continuação do céu, unidos pelo horizonte. O mar é a inspiração que eu posso tocar.
A esquerda o rio Jeguiá. No fundo a direita o mar.
Imagem tirada próxima a foz do rio.
@Vinicius M.C.




Conheça o mar.



Veja também: Nunca vi o Mar







Postagem; Vídeo; Fotos; Crônica: Vinicius M.C.
Fotos e Vídeo: Arquivo pessoal Vinicius M.C.
(Praia do Francês - Marechal Deodoro - AL) Vídeo
(Dunas de Marapé - Jequiá da Praia/Coruripe - AL) Fotos


segunda-feira, 20 de maio de 2013

SOBRE OS COMENTÁRIOS DAS NOTÍCIAS DO BLOG

Queridos leitores,

Os administradores do BLOG tem o devido cuidado em publicar os comentários que são postados por todos vocês.
Recentemente, um dos nossos leitores ficou bastante chateado porque sua postagem foi excluída. Apesar de o BLOG ser um espaço sem censura e no qual devemos registrar nossas opiniões, temos que respeitar o direito de todos os envolvidos nas diversas notícias. Portanto, alguns comentários não são publicados porque podem gerar problemas de caráter legal, não só para o CEF 10 GUARÁ, mas também para a própria pessoa que os escreve. Isso porque no caso de haver manifestação que agrida moralmente e cause constrangimento a alguma pessoa, o assunto é passível de gerar processos nas instâncias competentes. Assim, o fato de algumas vezes o comentário não ser publicado não quer dizer que não estamos respeitando sua opinião, mas sobretudo resguardando o direito das pessoas. 
No entanto, isso não significa que não consideramos suas manifestações. Os comentários relativos ao posicionamento do leitor sobre algo que está ocorrendo na Escola e que, por algum motivo, julgamos não ser conveniente a sua publicação, são submetidos à Direção da Escola para as medidas cabíveis.
É importante que todos entendam que os comentários que são veiculados na grande mídia(jornais etc) relativos a artistas famosos não se assemelham aos nossos. Os artistas famosos acabam, de alguma forma, permitindo tais opiniões, pois suas imagens se tornam públicas. No entanto, dependendo de quem posta algum comentário, e o artista considera dano moral, é passível de processo também. Entendem?
No caso da Escola, quando fazemos a notícia, temos que respeitar cada pessoa que faz parte da comunidade escolar. 
Aproveitamos para agradecer todos os comentários e pedimos que continuem fazendo isso. As críticas são recebidas pela equipe com muito carinho e fazem com que nosso trabalho sempre seja aprimorado.

Valeu, galera.

Postagem: Coordenação do BLOG

AS COMEMORAÇÕES DOS 15 ANOS DO CEF 10 GUARÁ

Alô galera anima que navega por aqui.

No mês de fevereiro deste ano o CEF 10 GUARÁ fez 15 anos e a festa será o ano inteirinho.
E pra começo de conversa, no último dia 11 de maio houve uma belíssima festa para a primeira das muitas comemorações e também para homenagear nossas queridas MÃES CEF 10 GUARÁ.
Estaremos publicando por aqui tudo que aconteceu no dia 11 de maio durante esta semana, mas hoje vamos registrar alguns ótimos momentos, inclusive as belíssimas apresentações dos nossos queridíssimos alunos em homenagem às mães.

Aproveitamos também para publicar por aqui as manifestações de carinho recebidas pela passagem dos 15 anos do CEF 10, as quais estão sendo encaminhadas para a Direção e também postadas na fanpage do nosso BLOG.

"Parabéns pelos seu 15 anos, Cef 10. Essa foi uma conquista para nossa quadra. Eu vi essa escola nascer. Parabéns a professora Ivanilde, aos professores, alunos e todos os funcionários. Nota 10 para os pais que prestigiaram." Célia Caixeta.







"O Administrador do Guará Carlinhos Nogueira (Adm Carlinhos Nogueira), e sua esposa Meire Nogueira, marcaram presença no aniversário do CEF 10 da QE 46. Direção, alunos, professores e equipe estão de parabéns. Foi tudo muito lindo. Delícia de galinhada. AS "Tias" da cantina arrasaram!!!" Célia Caixeta



A equipe do BLOG CEF 10 GUARÁ também fica muito feliz em participar da trajetória do CEF 10 GUARÁ e parabeniza nossa Escola e toda comunidade escolar por mais um ano de luta por uma causa tão importante que é a educação.

IMAGENS: Cedidas pela leitora Célia Caixeta
Reportagem: Coordenação do BLOG CEF 10 GUARÁ



quinta-feira, 16 de maio de 2013

A MATEMÁTICA E A PROFESSORA ELÔ

Olá, galera animada do CEF 10 GUARA,


Professora Elô
Quem esteve aqui na redação hoje pela manhã foi a professora Eloíza, conhecida pela equipe do BLOG como Elô. A professora Elô está trabalhando conosco este ano e ela é energia e simpatia o tempo todo. Ela está ministrando a disciplina da tão famosa MATEMÁTICA. Ufa, a tal matemática. Os alunos estão curtindo demais o seu trabalho.
Resolvemos fazer uma visitinha em sua sala e ficamos bastante felizes. O quadro repleto de exercício e a galerinha pedindo mais e mais. Quando todos concluíram o registro das atividades, pediram para registrar a cara de felicidade do grupo. E o resultado é o que vocês podem ver na foto da galera do sétimo ano "A". Resolveram parar um pouco e descontrair, afinal foram muitos os exercícios e precisavam recuperar a energia para a resolução dos problemas.
É isso aí, Elô. Parabéns. O amor pela disciplina, muitas vezes, aumenta, quando há sintonia e admiração entre professor e alunos.

AH, ANTES QUE VOCÊS SE PREOCUPEM COM O MOBILIÁRIO DA ESCOLA, A GENTE VAI LOGO FALANDO: A TURMA ESTÁ DESCONTRAÍDA SÓ PARA A FOTO. DEPOIS TODO MUNDO VOLTOU AOS SEUS LUGARES E FICOU TUDO CERTINHO, OK!!!!! C



Imagens e notícia: Coordenação do BLOG