FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

terça-feira, 26 de março de 2013

PROJETO "SER CIDADÃO É SER SOLIDÁRIO"


Alô, galera CEF 10 GUARÁ,



Na segunda-feira, dia 18 de março de 2013 foi a posse das lideranças de turmas. Trata-se de uma das estapas do Projeto SER CIDADÃO é SER SOLIDÁRIO. Criado pela nossa orientadora educacional Arlete, o projeto será executado no turno matutino. Este ano, em vez de nomearmos representantes e vice-representantes, cada turma montou equipes de trabalho. Uma das equipes dará o pontapé inicial aos trabalhos de mensageiros, organizadores de sala e do lanche e os pacificadores. O professor conselheiro também atuará junto às equipes. 
A equipe estará sendo avaliada pela direção e pelo SOE e ficará por tempo determinado, havendo posteriormente uma troca e possibilitando que todos dentro da sala tenham a oportunidade de participar.
A posse simbólica foi feita com a entrega de crachás que os alunos usarão para serem identificados pelos colegas e por todos da Escola.
Uma belíssima iniciativa e um lindo trabalho que promete muito para sempre tornar o nosso CEF 10 cada dia melhor.
Parabéns a todos.






Postagem: Coordenação do BLOG
Imagens: Arquivo pessoa da professora Aline

segunda-feira, 25 de março de 2013

Coluna Nova - #OpinaVinicius



Que o mundo não anda lá essas coisas todos nós já sabemos. A miséria que parecia ser um problema do século passado continua, as guerras ideológicas e até a ameça de uma nova Guerra "Fria". Tudo muda muito rapidamente sem conseguirmos alcançar, ainda vivemos como seres do passado.
O mundo não acabou como muitos previram. Profecias de povos antigos que acreditaram que assim despertaríamos e juntos iniciássemos uma caminhada em busca de uma mudança geral, de proporções inimagináveis. Porém assim como as profecias, nada aconteceu.
Nos tornamos cada dia mais, menos humanos. O futuro parece está sem dono,  incerto.

Não seria essa a hora de acordarmos, de nos movimentarmos contra a multidão e trilharmos um caminho novo? As coisas mudam quando alguém dá o primeiro passo.

O meu primeiro passo está sendo dado. Nesta semana será inaugurada a coluna #OpinaVinicius, escrita por mim (o cara da foto) Vinicius M.C.. Para os que não me conhecem sou um dos criadores do projeto do BLOG CEF 10 GUARÁ juntamente com a nossa querida professora Helena Alves, fui repórter do blog, repórter-emérito e hoje sou colunista e apoiador dessa iniciativa que da voz a nossa escola.
Todos estamos insatisfeitos com a sociedade, sempre temos o que reclamar, entretanto será que usamos os argumentos certos, será que tudo funciona como nós achamos que é? Na vida existem vários os lados e diversas as possibilidades.
 Aproveitando o espaço do BLOG CEF 10 GUARÁ crio a coluna  #OpinaVinicius, uma coluna onde postarei ao menos uma vez por semana textos com fatos sobre a atualidade e assuntos propícios a debates sempre com uma visão mais pessoal, mas não esquecendo de argumentar os pontos a favor e contra.
Essa coluna será feita com a participação de todos os leitores, deem sugestões e não esqueçam de comentar.
+Mais informações na próxima postagem.

#OpinaVinicius Conhecer e discutir para mudar.



Postagem: Vinicius M.C.
Foto: Arquivo Pessoal



quinta-feira, 14 de março de 2013

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - UNB

Fonte: Portal SEDF

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E
CIDADANIA, COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


Informações
Inscrições abertas para seleção de estudantes para o Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos
Parceria da FE/PPGE e MEC/SECADI visa o preenchimento de 300 vagas, para professores e profissionais de Educação de Jovens e Adultos da rede pública de ensino com exercício no DF
Trata-se de parceria entre a UnB e o MEC/SECADI-UAB no âmbito da implantação da Rede de Educação para a Diversidade, em que instituições de ensino superior se dedicam à formação inicial e continuada de profissionais da

CEF 10 - 2013 - NOSSOS PLANOS E PROJETOS


Olá, galera CEF 10 GUARÁ


E como diz a frase do nosso mural: "Cada ano uma nova lição". E essa lição faz parte do aprendizado que a nossa querida comunidade CEF 10 GUARÁ vem assimilando a cada dia, fazendo a história de cada um que passa por aqui.

 A semana pedagógica, que dá o pontapé inicial para o ano letivo. define o rumo da nossa história de 2013, sempre e sempre com novos aprendizados e lições.

Durante os primeiros dias do ano letivo, nossa Escola seguiu as diretrizes estabelecidas pela a Secretaria de Estado de Educação do DF para o início de ano letivo, tais como a organização das turmas, o recebimento de novos professores que comporão o quadro de educadores de 2013, a análise e discussão da educação em ciclo, a elaboração do plano de ação para o início das aulas e a discussão e formalização do Plano Politico Pedagógico de nossa Escola.

Claro que teve tempo para o reencontro dos colegas, a comemoração dos aniversariantes dos meses de janeiro e fevereiro e de receber o carinho da equipe da direção, que organizou tudo para dar as boas vindas à equipe de trabalho do CEF 10 GUARÁ, com direito ao kit presente dos professores.
 

E para começar a atualizar a comunidade CEF 10 GUARÁ, vejamos algumas definições para o ano de 2013.
Coordenadoras pedagógicas:
Em caráter provisório, até a sua nomeação como Supervisora Pedagógica, teremos a professora Aline coordenando o ensino fundamental - séries finais (sexto ao nono ano); A professora Mariazinha será a coordenadora das turmas do ensino fundamental - séries iniciais(quintos anos); e como Técnico-apoio-administrativo teremos Elizabeth - equipe da carreira de assistência


terça-feira, 12 de março de 2013

FIQUEM ALERTA - CONCURSO DE CARTAS DOS CORREIOS

Fonte: Portal correioweb


Concurso de cartas premiará estudantes de até 15 anos


Publicação: 11/03/2013 18:21 Atualização:

Os Correios recebem até a próxima sexta-feira15, as inscrições para o 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU). O concurso, que visa despertar nos jovens o gosto pela escrita, tem como tema da redação deste ano: Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso. Estudantes de até 15 anos de idade da rede pública e privada de ensino podem participar por meio de suas escolas.

Premiação — Serão premiados os três primeiros colocados nas etapas estaduais, o primeiro colocado da etapa nacional e os três primeiros colocados na etapa internacional. TV de LED, tablet e câmera digital são alguns dos prêmios que aluno e escola poderão ganhar. O resultado do concurso será divulgado no final de abril. A redação do vencedor nacional representará o País na etapa internacional, a ser realizada na Suíça.

Os ministérios da Educação, das Comunicações e do Meio Ambiente, a UNESCO e a Universidade de Brasília, além de integrantes dos Correios, fazem parte da comissão julgadora nacional.

ficha de inscrição está disponível no site dos Correios

segunda-feira, 11 de março de 2013

CULTURA E LAZER - SESC - EXPOSIÇÃO DE OBRAS PRIMAS



Fonte: Portal do SESC

OBRAS PRIMAS DOS MUSEUS DA FRANÇA

O Sesc realizou na manhã desta sexta-feira (8), na unidade da 504 Sul, a abertura da exposição Obras Primas dos Museus da França – Reproduções. Até o dia 6 de maio, poderão ser vistas no local as reproduções de mestres da arte universal, como Leonardo da Vinci, Rafael, Picasso, Rembrandt, Monet e Botticelli.
Estudantes do segundo e terceiro ano da EDUSESC estiveram na abertura da exposição e apreciaram as obras antes vistas somente por meio de livros de história. A exposição é composta por 68 telas com reproduções fotográficas feitas em Paris, onde especialistas dos museus participantes se certificaram sobre a manutenção das cores e luminosidade de cada objeto. Presente na abertura, o diretor do Sesc-DF, José Roberto Sfair Macedo, ressaltou a importância da exposição. “É uma satisfação poder propiciar aos visitantes uma viagem aos principais museus da França. Todas as reproduções procuraram preservar a qualidade e as características das obras originais”, disse.
Todas as obras são expostas acompanhadas por biografias dos autores. A exposição já passou pelo Sesc Ceilândia. Em setembro de 2009, o Sesc-DF apresentou na Esplanada dos Ministérios esta mostra inédita, com 131 reproduções. Sucesso de público e crítica, a mostra recebeu mais de 35 mil visitantes.
Serviço:
Exposição das Obras dos Museus da França
Até 6 de maio
Local: Sesc Estação 504 Sul
Horário: 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, com entrada franca

CEF 10 - 2013

Alô, alô, navegantes do BLOGCEF10GUARÁ,


 




E vamos continuar conhecendo o novo CEF10 GUARÁ.Iniciamos o ano com ânimo, animação e garra. Realizamos nossa semana pedagógica, na qual foi possível conversar muito, andar pela Escola e conhecer as mudanças, saber como foram os trabalhos por aqui nas férias.

Para começo de conversa, vamos conhecer o mobiliário no seu lugar certinho. As salas foram organizadas, pintadas, estão limpinhas, com cadeiras e carteiras novas e o mural preparados para divulgar trabalhos, informações e recados importantes.



É importante contar com a colaboração de todos para manter nosso espaço limpo e em condições dignas para realizarmos nossa missão com excelência. Afinal, quem não gosta de estar em um ambiente agradável.
Temos sala específica para os coordenadores aturarem e a sala de recursos está em nova localização. O portão da entrada secundária também foi mudada a sua posição, de forma que o público que queira se dirigir à Secretaria da Escola tenha acesso mais fácil, sem, necessariamente, adentrar aos demais locais da Escola.
Infelizmente a QUADRA DE ESPORTE ainda não foi concluída, mas todo trabalho está sendo feito para que isso ocorra no menor espaço de tempo possível. A equipe da Direção tem realizado visitas às diversas instâncias competentes pela obra, inclusive, NOVACAP, visando entender os problemas que estão inviabilizando a conclusão da obra, bem como fazer a devida cobrança para acelerem este processo.

Brevemente  estaremos divulgando os motivos que estão impedindo a conclusão da obra, a partir de entrevista que será postada com a Direção da Escola.
Também foram instaladas grades no acesso para a área superior da Escola, visando dar segurança maior aos nossos estudantes.
Foi feita a manutenção dos banheiros da parte superior da Escola, o que beneficiará os alunos, que poderão utilizar esses banheiros, não necessitando ficarem circulando na parte inferior da Escola.
E nossos alunos também ganharam os bebedouros elétricos para beberem água saudável e geladinha. Os bebedouros estão instalados também na parte superior na Escola.
O novo equipamento de som da Escola foi adquirido e brevemente será instalado, de forma planejada e estratégica, fazendo com que todos sejam  beneficiados com nível de som de alta qualidade. Isso facilitará o desenvolvimento das reuniões, das apresentações e do momento especial da entrada de nossos alunos dos turnos matutino e vespertino.
Nossa biblioteca está sendo organizada e preparada para receber nossos alunos. A equipe está trabalhando pesado para que brevemente possamos desenvolver um belíssimo trabalho nessa área tão importante da Escola.
Nossa cantina foi bem cuidada e haverá espaço dedicado a sala de vídeos.
Enfim, aos poucos vamos falar mais sobre o CEF 10 Guará 2013. Esta semana falaremos sobre os assuntos tratados na semana pedagógica e os projetos que farão parte do ano letivo, inclusive, sobre o Planejamento Político Pedagógio-PPP, o qual prevê nossa Escola incluída na Proposta para os Ciclos de Aprendizagem.


Postagem e imagens: Coordenação do BLOG


INSCRIÇÕES - PROJETO CONEXÃO LEITURA


Fonte: Portal SEDF


Projeto Conexão Leitura abre inscrições

Da formação de agentes culturais à distribuição de clássicos da literatura infantil, projeto soma esforços para incentivar o gosto pela leitura. Inscrições estão abertas até o dia 15 de março
Como dar significado ao livro? A resposta a esta pergunta está na base do projeto Conexão Leitura, voltado, prioritariamente, aos professores dos 3º, 4º e 5º anos do Programa de Educação Integral e em Tempo Integral (PROEITI) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
A realização de um workshop com os professores e a distribuição gratuita de clássicos da literatura infantil são algumas das ações previstas no Conexão Leitura. O evento ocorrerá nos dias 21 e 22 de março de 2013, no turno vespertino, na EAPE.

domingo, 10 de março de 2013

SALÃO DO ESTUDANTE - Feira de Intercâmbio


Fonte: Portal correioweb


Brasília recebe maior feira de intercâmbio da América Latina na quinta (12)

Publicação: 08/03/2013 11:45 Atualização:
Brasília recebe na próxima quinta-feira (12) o Salão do Estudante, a maior feira de intercâmbio da América Latina. O evento ocorrerá no centro de convenções do hotel Brasil 21, no Setor Hoteleiro Sul, a partir das 16h. A entrada é franca. Na programação, cerca de 300 expositores de instituições de 21 países vão orientar estudantes sobre programas de estudos fora do país.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

Fonte: Portal correioweb


Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de MatemáticaCompetição concederá bolsas de estudo para os primeiros 6 mil estudantes classificados

Publicação: 08/03/2013 16:47 Atualização: 08/03/2013 16:59

As inscrições para a nona edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) estão abertas até 5 de abril. O evento é voltado para alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública.

"O objetivo da olimpíada de matemática é minimizar as dificuldades para fins de aprendizagem, reduzir a repetência e, por fim, descobrir talentos que possam desenvolver a tecnologia no país", esclarece Reginaldo Ramos de Abreu, coordenador regional da OBMEP do Distrito Federal.
 

DIÁRIO DE CLASSE ELETRÔNICO - Em teste

Fonte: PORTAL SEDF


Dicel já disponível no site da SEDF

Está disponibilizado, neste sítio (página principal > Profissionais da Educação > Diário de classe eletrônico), o arquivo referente ao Diário de Classe do Centro Interescolar de Línguas – CIL do exercício 2013,somente para teste. 
Faça o download do arquivo acessando o link abaixo:
DICEL SEEDF 2013 CIL – Centro Interescolar de Línguas (versão teste) – a pasta deverá ser descompactada ao término do download.
Serão publicados os arquivos relativos a outras modalidades conforme provável ordem abaixo, no período de 11 a 15/03/2013, também somente para teste:
  • Ensino Médio;
  • Ensino Fundamental – Ano Finais;
  • Educação Infantil;
  • Educação de Jovens e Adultos – EJA;
  • Ensino Fundamental – Anos Iniciais;

sexta-feira, 8 de março de 2013

CEF 10 - 2013 - NÓS DE FÉRIAS E ELES TRABALHANDO

Olá, galera CEF 10 2013.



Esperamos que todos tenham descansado e aproveitado bastante as férias. Iniciaram as aulas há mais de trinta dias, mas a equipe do BLOG ainda não tinha iniciado seus trabalhos.
No entanto, muitas informações foram registradas e serão divulgadas, a começar pelo período de férias. Período este em que a maioria de nós estava descansando, viajando, enfim, curtindo as merecidas férias.
No entanto, para que tudo desse certo, uma equipe batalhadora ficou em nossa Escola trabalhando pesado para deixá-la linda e organizada.
E foi exatamente isso o que aconteceu. Retornamos das férias e encontramos um CEF 10 sensacional. Tudo limpinho, cheiroso, pintado, mobiliário novo, planejamento e organização em dia e uma equipe de direção animada e sorridente.
Mas para que isso ficasse assim, fizemos questão de pesquisar como foram os dias aqui e vocês poderão de uma noção do trabalho danado, por meio das fotos que estão sendo apresentadas nesta reportagem.
A nova equipe da direção e os servidores trabalharam muito. Algumas coisas não foram concluídas, porque janeiro foi um mês de muita chuva. Houve também as dificuldades rotineiras que são inerentes à administração pública.
Tudo será explicado com mais detalhes, porque brevemente postaremos entrevista com a Diretora e Vice-Diretora, respectivamente, professoras Ivanilde e Lucélia, as quais poderão falar com detalhes informações importantes sobre:

     - conclusão da quadra de esportes;
     - nossa Escola e a Educação Básica em Ciclos
     - aplicação dos recursos financeiros no ano de 2013
     - projetos pedagógicos para o ano de 2013

Estes e outros assuntos serão esclarecidos, tão logo publiquemos a entreva com a equipe da Direção aqui no BLOG.
O mais importante agora foi ter dado o ponta pé inicial para o o ano letivo com uma escola "novinha  em folha" e uma equipe de direção, servidores e professores com muita energia, garra, disposição e espírito de equipe.
A partir de agora é curtir o BLOG e saber as notícias do dia-a-dia de nossa Escola. Aproveitamos a oportunidade para apresentar nossas desculpas pela demora na atualização das notícias, mas infelizmente tivemos alguns problemas de caráter operacional que inviabilizaram nossos trabalhos até esta data.
Em nome da COMUNIDADE CEF 10 GUARÁ, a equipe do BLOG agradece e parabeniza a dedicação de todos os servidores e equipe de direção pelo trabalho árduo, enquanto nós descansávamos.
Fiquem com o nosso abraço e desejos de que o ano de 2013 seja um divisor de águas na vida de cada um de nós.


EQUIPE DO BLOG CEF 10 GUARÁ


MULHERES CEF 10 GUARÁ - PARABÉNS

Bom dia galera CEF 10 GUARÁ,

Parabéns MULHERES de todo mundo e especialmente às amigas, colegas e batalhadoras do CEF 10. 
Não só o CEF 10, mas a área de educação como um todo, em grande parte, é composta por mulheres. Todos sabemos disso. 
Esse trabalho tão digno de educar é orgulhosamente realizado por essas brilhantes MULHERES, que se dedicam com carinho, amor, disposição. 
E é por isso que o BLOGCEF10GUARÁ parabeniza cada uma de vocês: MÃES, professoras, servidoras, alunas, que se doam diariamente para contribuírem na formação de uma sociedade melhor.
Mulheres, seu instinto maternal transforma os dias mais leves e harmoniza o ambiente familiar;
Mulheres, seu coração doce equilibra a formação do caráter de nossos jovens;
Mulheres, sua dedicação diária faz com que nossos alunos encontrem caminhos melhores;
Mulheres, seu sorriso suaviza as dores das angústias  que podem existir nas vidas de nossos meninos;
Mulheres, vocês merecem atenção e respeito e são dignas de toda nossa consideração.
Mulheres, o mundo, tão difícil nos dias de hoje, é muito melhor, graças a força, a sabedoria, o amor e a dedicação de todas vocês.

Um abraço carinhoso da equipe do BLOG CEF 10 GUARÁ



História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de  trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História 

1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação                política, emprego e educação para as mulheres
1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos
1859 -  surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos                 direitos das mulheres.
1862  - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na              Suécia.
1865  -  na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
1866 -  No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
869  - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das             Mulheres
1870 -   Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
1874 -  criada no Japão a primeira escola normal para moças
1878 -  criada na Rússia uma Universidade Feminina
1901 -  o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres










Postagem: Coordenação do BLOG
Imagens: Arquivo BLOG CEF 10 GUARÁ