FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL


Prorrogadas as inscrições para o prêmio Professores do Brasil

As inscrições para o 6º Prêmio Professores do Brasil, que se encerrariam nesse sábado (27), foram prorrogadas até 10 de novembro próximo. É o que estabelece a Portaria MEC nº 1.300, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 26 (seção 1, página 9). A premiação valoriza práticas pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras nas redes públicas de ensino.
Este ano, foi criada uma segunda categoria, sobre temas específicos, além da já conhecida, de temas livres. Esta é subdividida nas áreas de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais e ensino médio. O novo módulo conterá projetos de educação integral ou integrada, ciências para os anos iniciais, alfabetização nos anos iniciais e educação digital, articulada ao desenvolvimento do currículo.
Cada categoria terá até quatro professores premiados em cada uma das subcategorias, um por região do país. Os autores das experiências selecionadas pela comissão julgadora nacional, independentemente de região e da categoria, receberão R$ 7 mil, além de troféu e certificados expedidos pelas instituições parceiras. O Prêmio Professores do Brasil foi instituído em 2005. Até a segunda edição, premiava professores da educação infantil e séries ou anos iniciais do ensino fundamental.
A partir da terceira edição, estendeu-se a todas as etapas da educação básica — educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio. As inscrições para a sexta edição devem ser feitas na página do prêmio na internet. Nela, o professor também encontra informações relevantes e o regulamento.
O prêmio Professores do Brasil é realizado pelo Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), fundações SM e Volkswagen e Instituto Votorantim.
Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF

sábado, 27 de outubro de 2012

AMIGOS DO CEF 10 - DE VOLTA ÀS NOTÍCIAS DO BLOG

Olá, galera animada da comunidade CEF 10 Guará,


O BLOG CEF 10 GUARÁ voltará ao ar esta semana. Isso porque nas últimas semanas tivemos problemas com a INTERNET do Laboratório de Informática, o que inviabilizou a agilidade das notícias do BLOG. Mas felizmente as coisas voltarão ao normal. Isso tudo graças ao apoio dos amigos do CEF 10 Guará. É isso mesmo. Hoje pela manhã uma galera animada do SEBRAE foi fazer bonito lá. A equipe, conduzida pelo Samuel, marido da nossa vice-diretória Lucélia, trabalhou pesado para colocar tudo funcionando. E vale citar o nome dessa galera especial: Sandrão, Beatriz, Carmen e José Bastos, além do Samuel, claro). E não foi fácil não, mas graças ao trabalho voluntário dos amigos do CEF 10 tudo ficará ok.
Estiveram presentes também nossos brilhantes alunos Bruno Anastácio, João Vitor e Marcelinho, que receberam umas aulas de informática e apoiaram a equipe, fazendo toda diferença.
Valeu pessoal, vocês estão de parabéns. A comunidade CEF 10 Guará agradece imensamente o apoio de todos vocês.



Postagem: Coordenação do BLOG
Imagens: Professora Aline

terça-feira, 23 de outubro de 2012

TOP BLOG 2012 - Agora é nossa vez

Caro leitor,

Você que acompanha o nosso blog deve saber que estamos há quase um ano e seis meses em atividade, trazendo para você informação, noticia e entretenimento. Nossa equipe trabalha ativamente acompanhando os passeios, os trabalhos que são desenvolvidos e tudo que acontece dentro e fora da nossa escola e comunidade, fazendo do blog um portal de informação voltado para a área da educação. Durante esse tempo de atuação na nossa comunidade, estamos vendo cada dia mais um crescimento e aceitação desse recurso pelos alunos, pais, professores, servidores do CEF 10 e toda a comunidade.
Vendo esse crescimento e interesse da comunidade pelo blog, a nossa equipe vem desenvolvendo atividades paralelas às postagens do blog, e uma delas foi a inscrição do blog em uma competição nacional chamada TOP BLOG 2012. Essa premiação foi criada no ano de 2008 pela Insere Comunicação Web Ltda, estando na sua 4ª edição. Os blogs participantes são inscritos em diversas categorias e inicia então a primeira fase de votação, onde posteriormente são selecionados os 100 mais votados para concorrer a premiação final.
O BLOG CEF 10 GUARA está entre os 100 mais votados da categoria educação e podemos alcançar muito mais, para isso precisamos do seu apoio. Nessa segunda fase, que teve inicio dia 10/10/2012, e vai até o dia 10/11, temos novamente que ter mais votos, para ficarmos entre o TOP 3 e você, leitor, tem papel fundamental nesse processo. Vote no nosso blog nessa competição nacional, use seu FACEBOOK, TWITTER E E-MAIL e compartilhe com amigos e familiares. Faça nossa escola e seu trabalho serem reconhecidos. Ajude-nos a divulgar o trabalho da nossa escola, VOTE E PARTICIPE!!.

Para votar acesse:
http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=21140216
Ou clique no selo no lado superior direito da página do BLOG CEF 10 GUARA.

VOTE AQUI!!



















Postagem: Equipe do blog
Imagens: Google
Link para votação: http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=21140216

AS MADRINHAS CEF10 2012

Olá, galera animada do CEF 10 Guará,

Esta semana foram eleitas as madrinhas de formatura dos queridos alunos dos nonos anos.

Fabiana, professora de ciências, que será a madrinha das turmas de nonos anos - ensino regular,  e a Viviane, professora de educação física, que será a madrinha da turma de aceleração ASF 7.

Ficamos muito felizes pela escolha, afinal elas merecem. Parabéns e continuem fazendo bonito, para que esse reconhecimento aconteça sempre na vida de vocês. O CEF 10 estará muito bem representado.

Valeu galera.

Postagem: Coordenação do BLOG
Imagens: Arquivo do BLOG

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Aos professores

Hoje o dia é de celebração. Hoje é DIA DO PROFESSOR, uma data apenas simbólica pois esse herói que  está na sala de aula todos os dias ajudando a construir um país deve ser lembrado sempre.
Abaixo temos uma pequena homenagem aos nossos queridos PROFESSORES.







Postagem: Vinicius M.C.

FELIZ DIA DOS PROFESSORES

Aos nossos mestres, todo o nosso carinho.




"Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."
Paulo Freire


Postagem: Coordenação do BLOG
Imagens: Arquivo do BLOG (nossas desculpas pela falta de imagem dos professores Samuel, Michele e Adriana, pois não há registro destes colegas no arquivo do BLOG.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS

Queridos navegadores,

Hoje é um dia muito especial para nós aqui da equipe do BLOG. É o dia que é dedicado às crianças. A gente sabe que criança deve ter seu dia todos os dias do ano. Afinal, o hoje da criança é o futuro de um mundo digno. E esse mundo pode ser melhor se cada um entender  a infância de nossos meninos. A criança é pura, cheia de energia, precisa de limites, porque ela não tem medo de nada, é desafiadora, é encantadora. A criança precisa muito de todos nós adultos, sobretudo da família e escola.
E o melhor de tudo é que sempre levaremos uma criança dentro de nós. Por isso, deixemos, de vez em quando, que essa criança brilhe e que dê um colorido especial ao nosso mundo.

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS.

E agora, uma mensagem para todos nós.

"O MAGO
Quando crianças, nós não conhecemos limites. Num curto período de tempo, aprendemos a falar sem nunca antes termos falado coisa alguma. Aprendemos a andar com nossos membros frágeis para explorar o mundo sem nunca antes termos dado um um passo sequer. Aprendemos a observar, a reconhecer, a alegrarmo-nos, a sofrer, e continuarmos nossas experiências de explorações e descobertas. Quando crianças, conseguimos tudo isso, sim, por que temos o apoio de todos que nos cercam, mas principalmente porque em nenhum momento nós pensamos que não somos capazes. É como se movesse dentro de nós o Espírito do Mago, que conhece e domina todos os aspectos do mundo. O Mago sabe que tudo lhe é possível, por que tudo provém apenas de sua vontade. Assim, o Mago apenas deseja, quer, tenta e, irremediavelmente, consegue. Somos todos Magos quando crianças, mas aos poucos vamos perdendo nossa magia, entregando-a ao acaso toda vez que duvidamos de nós mesmos. Então é preciso notar que para realizar maior parte da coisas que desejamos, precisamos recuperar a magia da infância, precisamos recuperar o Mago que há dentro de nós, e fazer valer a crença de que confiando exclusivamente em nós mesmos, podemos ultrapassar qualquer fronteira!"
Augusto Branco
Postagem: Coordenação do BLOGImagens: arquivo do BLOG

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

POESIAS DO GUILHERME - A LIBERDADE

Alô, galera antenada do BLOG CEF 10 GUARÁ,



A novidade agora é que temos poesia do nosso querido poeta do BLOG, o Guilherme, mas com efeitos especiais.  O Guilherme resolveu inovar e está criando lindos vídeos para apresentar sua poesias. E, segundo ele, daqui pra frente, todas serão assim. Parabéns Guilherme por essa iniciativa e pela linda poesia que só deixa nosso BLOG muito mais interessante.






sábado, 6 de outubro de 2012

Nível Superior, ao alcance de todos


Estudar para passar em uma Universidade pública ou no vestibular de bolsas da faculdade privada? Foi se o tempo em que esta era a única dúvida na cabeça do estudante que pretendia fazer curso superior. Hoje as perguntas são outras, as escolhas são muitas.
SISU, PróUniFies, escolha o seu. O primeiro passo e a porta de entrada é o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) realizado anualmente, ele é a chave. Existem porém critérios específicos de cada um. Em comum, basta estudar.
Existem também programas de avaliação, como o PAS (Programa de Avaliação Seriada) da UnB ( Universidade de Brasília) que ocorre nos três anos do ensino médio. Dividiram o vestibular, o conteúdo é proporcional a série. Cobram mais, é preciso saber, adeus "decoreba". Há também os tradicionais que não perderam espaço no vestibular, a cada seis meses novas chances surgem.
A concorrência aumentou, as oportunidades também. O que não ficou esquecido foi o popular "meter a cara nos livros", afinal aumentaram as oportunidades, não diminuiu o esforço.


Texto publicado originalmente em: OpinaVinicius



Postagem: Vinicius M.C.
Fonte: http://opinavinicius.blogspot.com.br/