FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CIRCUITO DE CIÊNCIAS - NOSSA ESCOLA ESTARÁ LÁ


Olá, galera antenada,

Na próxima quarta-feira, dia 29/08/2012 nossa Escola também será representada em mais um evento. As turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental estarão levantando fortemente a bandeira da SUSTENTABILIDADE. E para isso, nossos queridos pequeninos estarão durante todo o dia no Centro de Convenções do Guará apresentando trabalhos brilhantes. Claro que a equipe do BLOG também estará presente, para  registrar tudo por aqui após o evento e para que todos conheçam os trabalhos.
Desejamos muito êxito aos participantes,  e sabemos que por onde o CEF 10 passa é sucesso garantido, graças ao esforço de todos os educadores. Valeu.

Conheçam mais sobre o CIRCUITO DE CIÊNCIA no linking abaixo.

http://www.se.df.gov.br/?p=7116#!lightbox/0/

AUDIÊNCIA PÚBLICA - POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE

Alô galera,

Estamos todos preparados para participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE NO DF. Isso mesmo. Amanhã, dia 28 de agosto de 2012, nossa Escola será representada por alunos dos oitavos e nonos anos e ASF, no Plenário da Câmara Legislativa do DF. Uma galera especial participará desse excelente debate, cujo convite foi formulado pela Deputada Distrital Alerte Sampaio.
A equipe do BLOG também será representada por nossos jornalistas-estudantis Fernanda, Beatriz e Paulo Roberto.
Muito legal, galera. Aproveitem mais esta oportunidade.


Postagem: Coordenação do BLOG
Imagens: INTERNET - Site Oficial Arlete Sampaio

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ELEITAS AS NOVAS GESTORES DO CEF 10 GUARÁ

Alô, alô, galera antenada do CEF 10 Guará,


Ontem foi dia de cidadania e democracia no CEF 10. Isso porque o dia 22 de agosto de 2012 foi marcado pela votação para eleger a nova Diretoria do CEF 10 Guará, além do Conselho Escolar. Isso tudo, graças à política de gestão democrática nas escolas públicas do Distrito Federal.
A comunidade esteve presente durante todo o dia até às 21h30 e disse SIM, na sua maioria, para as candidatas da chapa única de nossa Escola, as queridas Ivanilde(Diretora) e Lucélia(Vice-Diretora). 
O próximo passo será a homologação do resultado e a publicação no Diário Oficial do Distrito Federal, para finalmente, haver a posse das nossas futuras gestoras.
Houve também a eleição para o Conselho Escolar, que estará auxiliando à Direção do CEF 10 durante sua gestão, cujos resultados foram os seguintes:

Seguimento PAIS:  Sr. Ronilsson, pai dos nossos alunos João Pedro(Oitavo ano) e Karla(Quinto ano)
Seguimento CARREIRA DE ASSISTÊNCIA: Elizabeth
Seguimento PROFESSORES: Professora Aline

O BLOG CEF10 Guará parabeniza a futura equipe de gestão e seus respectivos conselheiros, bem como estará sempre disposta a apoiar e a compartilhar com a comunidade os trabalhos realizados em nossa Escola.
Valeu CEF 10. 

Postagem: Coordenação do BLOG
Imagens: Arquivo do BLOG


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CRÔNICAS DO PAULO ROBERTO - OS DEZESSETE ANOS DO NOSSO QUERIDO CRONISTA

Olá, galera,

Esta semana, a crônica do nosso querido Paulo Roberto é dedicada a ele e a todos os jovens. Amanhã, dia 21 de agosto, é o dia do aniversário desse querido aluno do CEF 10. Ele aproveitou e escreveu a nossa crônica, falando de si mesmo e suas experiências. Muita linda Paulo Roberto. Desde já a equipe do BLOG deseja muita felicidade, paz, amor, amor e tudo de melhor que o mundo pode oferecer. Beijão. 
Curtam a crônica agora.



Hoje, parei, pensei e vi que nem sempre as coisas são como aparentam. É preciso tempo para que se possa ter certeza de que tudo vai dar certo. É preciso mais do que um simples "oi", é preciso mais do que um beijo. Confiança, Amor, Carinho, Respeito. Essas coisas sim, fazem a diferença. Terça-Feira, dia 21 de agosto, completo 17 anos. E o que posso dizer que realmente aprendi nesse tempo? Aprendi dentre muitas coisas, a ser grato. A levantar as mãos aos céus e agradecer por tudo que tenho e agradecer pelo que não tenho, porque se não é meu hoje, é porque devo fazer por merecer amanhã. Outra coisa que aprendi, foi a dar valor. Dar valor aos pequenos momentos da vida, que no final fazem toda a diferença. Aprendi a dar valor nas pessoas certas. Aprendi que nem sempre ter tudo é bom. Aprendi a batalhar pelo que quero. Aprendi que ninguém vive feliz sozinho, mas que se vive muito bem sem meia dúzia. Aprendi a colocar minha família acima de tudo! Aprendi que nem sempre aquele alguém, é a pessoa certa, e que se eu sofri, sofro e vou sofrer, é para que mais na frente de valor ao que me espera. Aprendi que nem sempre é fácil conviver em sociedade, mas que sem ela, nós não somos nada e nem ninguém. Aprendi que confiança, amor e carinho são sentimentos muito importantes. Em 17 anos, aprendi pouco. Porque sei, que tenho toda uma vida pela frente, sei que vou ter a alegria de ser um eterno aprendiz. Com o passar dos anos, ver-se que existem certas pessoas que fazem a diferença. Mesmo que por um pequeno gesto. Mas que no fim sempre terão aqueles que estarão sempre, sempre ao seu lado. E são essas pessoas que vão sempre te ajudar, proteger, dar amor, carinho, atenção, broncas quando necessário. E muitas das vezes, não damos valor a essas pessoas, que são nossos amigos, familiares e até mesmo um namorado ou namorada. Resumindo.. O que eu queria deixar de mensagem é que. Dê valor, faça a sua parte, ajude, chore, sorria, faça seu melhor, coloque sua cara a tapa. Porque no fim, tudo valerá a pena.







Postagem: Coordenação do BLOG
Imagem: Arquivo do BLOG
Crônica:  Paulo Roberto, jornalista estudantil do BLOG e aluno do ASF 7

POESIAS DO GUILHERME

Oh, Kayle,


Porque antes de você chegar eu era triste?
Acho que sim.
Você é leal
Você é companheiro até nos piores momentos

Brinco com você
brigo com você
Mas sempre no final nós nos abraçamos
Te amo, meu cachorro leal


Postagem: Coordenação do BLOG
Imagem: Arquivo do BLOG
Poesia: Jornalista-estudantil Guilher

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A NOVA MARCA DO BLOG

Queridas e queridos,

LOGO 1
LOGO 2
Aqui no BLOG tem que ter a sua participação. Não abrimos mão disso. Assim, após nossas reuniões semanais, chegamos a conclusão que deveríamos criar uma nova logomarca do BLOG. Depois de muita conversa, entendemos que não podemos deixar de lado o mascote, o qual será nosso LOBO. Todos sabem que o nome de nossa Região Administrativa está relacionado ao LOBO GUARÁ. Não é mesmo? Por isso, nossa jornalista-estudantil, Clara, e também desenhista oficial do BLOG bolou os dois desenhos que constam ao lado direito da presente reportagem. 
Vejam qual o desenho mais legal e votem na enquete da semana. Sua participação será muito importante e fundamental para que tenhamos o BLOG mais criativo e legal do planeta.
Valeu galera. Contamos com vocês.


Postagem: Coordenação do BLOG
Imagens: Desenho criado pela jornalista-estudantil Clara.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

VAMOS CONHECER UM POUCO DO CEF 10 NA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Alô galera antenada CEF 10 Guará,

Nossas queridas Fernanda(BLOG) e Professora Marina
O segundo semestre de 2012 foi marcado pelo início dos trabalhos da educação integral. Este ano, o programa está sendo coordenado pela Professora Marina. Nossas jornalistas-estudantis foram conferir tudo e realizaram uma entrevista para entender melhor o assunto. Vamos lá:

BLOG:      Qual o seu papel na escola para a educação integral?
MARINA: É programar, coordenar, ou seja, preparar aulas de forma diferenciada a serem desenvolvidas pelos alunos através dos monitores de cada área, com o objetivo de elevar a auto-estima, desenvolver talentos, habilidades e competências em áreas chaves para um desempenho futuro do educando.

BLOG:      Quando iniciou a educação integral?
MARINA: No CEF 10, o atendimento até 2011 era para os alunos do quinto ano. Em 2012 o início aconteceu no segundo semestre e é realizado com alunos dos sextos aos nonos anos, incluindo, ASF(Aceleração).

BLOG:      Quantos alunos foram selecionados?
MARINA: A princípio, foram selecionados oitenta alunos, mas já há uma lista de espera com mais de quarenta alunos, totalizando cento e vinte alunos.

BLOG:      Quantas serão as turmas e os professores?
MARINA: No momento há três turmas e estamos a aguardando a abertura de mais três. Serão turmas de violão, coreografia-dança popular, teatro, basquete. Ainda está em andamento os trabalhos para a abertura das turmas de grafite, desenho, e atividades de reforço(matemática e português).

BLOG:      Haverá outras atividades?
MARINA: Além das atividades das turmas acima, haverá atividades fora da escola, tais como capoeira, boxe, natação e outras).

BLOG:      Quais os dias e horários da aulas?
MARINA: No momento as aulas estão acontecendo às terças e quintas-feiras, no horário de 12h15 às 17h.

BLOG:      O que a senhora tem a falar sobre a educação integral?
MARINA: É uma excelente oportunidade para os alunos, de forma a explorar o potencial de cada um.

Jhenifer(do BLOG) e Cinhia
Davis e Vanessa(do BLOG)
A educação integral é uma chance para que nossos alunos possam desenvolver seu potencial e aproveitar o tempo melhor. Alguns alunos conversaram com nossas jornalistas-estudantis, e foi possível conhecer o interesse de cada um. A aluna Cinthia, ASF 6/7, disse que fica à toa em casa e agora frequenta as aulas da educação integral, de forma a aprender algo mais, e entende que a ajudará bastante no seu futuro.
Já o Deivis(ASF 5/6) disse também que deseja aprender coisas novas e que acha melhor estar na Escola do que ficar nas ruas fazendo coisas erradas. A aluna Karolaine(ASF 5/6) julgou interessante este projeto novo e acredita que irá abrir várias oportunidades e sua vida.
Que legal meninos. Estamos motivados com a fala de vocês.
Alunos na coreografia
Nossa equipe não perdeu tempo e foi conhecer os monitores.
Jiovan e equipe BLOG
O Léo Lira estará trabalhando com música. Ele espera  levar sua música aos nossos alunos e os distanciá-los dos perigos das ruas e das drogas, além, é claro, de abrir caminhos para que eles sejam cidadãos de respeito.
Equipe BLOG e Lira
O monitor Giovam estará atuando com a turma de teatro. Ele é formado em artes cênicas e atualmente trabalha também com o grupo teatral "DE 4 É MELHOR". Sua expectativa é de que nosso aluno aproveite tudo que lhe seja transmitido, porque é uma excelente oportunidade.
Lucas e equipe BLOG
E na área de esporte teremos o Lucas, que estará dando aulas de basquete aos nossos queridos. Ele deseja montar um time de basquete e irá realizar o TIME DE BASQUETE DO CEF 10.

Nossa, quanta novidade boa. A equipe aqui do BLOG torce para que tudo dê certo, pois entende as dificuldades que a Escola pública atravessa para implementar qualquer tipo de projeto. A educação integral é fundamental para a formação de nossos jovens, mas os caminhos são bastante difíceis, em face da estrutura que as diversas escolas apresentam. No entanto, vamos apoiar mais esta iniciativa e contribuir naquilo que for possível. Estaremos sempre aqui para divulgar tudo que for melhor para nossos queridos alunos. Valeu.



Postagem: Coordenação do BLOG
Entrevistas: Jornalistas estudantis: Vanessa, Flávia, Jhenifer e Flávia
Imagens: Jornalista-estudantil Fernanda

CEF 10 - TRANSPARÊNCIA 100%

Alô, galera cidadã do CEF 10,

Na última sexta-feira, dia 10/08/2012, nossa Escola fez a entrega oficial do prêmio da rifa da gincana CEF 10 2012. O prêmio, um micro ondas, foi entregue pela Vice-diretora da Escola Lúcia, e o sortudo deste ano foi o Sr. LEVI FERNANDES DE LUCENA, morador da comunidade QE 42/44. O vendedor da rifa foi um de nossos queridos alunos, e a gente agradece a turma toda. Afinal, o valor arrecadado da rifa contribui para subsidiar os passeio do grupo vencedor da gincana. Valeu seu Levi pela força. O senhor apostou, confiou e está bem na fotografia do BLOG, demonstrando que vale a pena acreditar no nosso trabalho.

Postagem e imagens: Coordenação do BLOG

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

MÚSICA - VIDA DE ESTUDANTE

Galera querida,

Primeiramente, a equipe do BLOG aproveita esta oportunidade para parabenizar todos os nossos queridos estudantes pelo dia do estudante(11 de agosto). Hoje estamos por aqui nas comemorações e nas reflexões sobre o que é ser estudante. O estudante tem uma posição importantíssima no mundo e deve ser grande formador de opiniões. Por isso é necessário a sua conscientização sobre o seu importante papel na sociedade. Vocês são muito importantes. Somos felizes demais por participar da vida de vocês.
Vamos curtir a música que a Jhenifer, jornalista-estudantil do BLOG fez para lembrar o seu dia. A música é uma paródia da canção que está na boca de todo mundo atualmente, mas que para lembrar os estudantes, ficou show de bola. Vamos lá e parabéns a Jhenifer, que além de ser nossa jornalista, é excelente estudante, cantora e compositora. Brevemente estaremos postando aqui o vídeo com a música cantada por ela.

VIDA DE ESTUDANTE

Todo dia acordo cedo, moro longe da escola
Quando chego da escola, quero almoçar.
Eu pego lanche, pego pão, bebo a água e sujo o chão
Eu sou estudante de profissão

Queria o professor aqui no meu lugar
Eu ia rir de me acabar
só vendo o professor aqui no meu lugar
Se matando de estudar

Levo a vida de estudante, acordo às 6h
Fim de semana no PC, ver o que vai dar
Um dia saio da Escola, viro importante
Toda boa vou nas minhas férias viajar.



Música: Vida de Estudante(paródia: Vida de Empreguete)
Composição: Jhenifer
Postagem: Coordenação do BLOG


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PAI, VOCÊ É MEU HERÓI, MEU AMIGO

Queridos internautas do BLOG CEF 10 GUARÁ,

Aproveitando a proximidade do dia dos pais, convidamos alguns dos nossos queridos alunos para falar um pouco sobre esse herói e amigo. Esse herói e amigo que muitas vezes é representado por nosso tio, avô, irmão mais velho, o padrasto, mas que tem um papel fundamental na vida de cada um de nós.
Vejam os que nossos meninos disseram:



A Clara e a Flávia falaram rapidinho e não pensaram muito: "pai é quem cuida, dá carinho e proteção. E completa a Clara: "Outro dia meu padastro disse: "se um cara chegar perto de mim, ele coloca o rapaz para correr".






Para o João Pedro, do oitavo ano A, pai é o chefe da casa.
E o Gabriel disse: "pai é tudo".


O Deivis abriu um sorriso lindo e mandou seu recado: "Tudo que eu puder fazer pelo meu pai, eu faço, porque é um pai muito legal para mim"

A Cinthia relatou que seu pai disse um dia a ela que o dia mais feliz da vida dele foi quando a Cinthia nasceu. Lindo isso, não e?
A nossa querida Karine está um pouco triste com seu pai. Ela disse que ele mora aqui mesmo no Guará, mas ela não o vê há muito tempo. A menina está bastante chateada, mas que gosta dele e gostaria de estar com ele no dia dos pais. No entanto, a Karine tem alguém muito especial em sua vida. É o Augusto, o atual marido de sua mãe, que lhe ensina valores muito importantes, como respeitar os mais velhos. Ela acrescenta: "ele é muito legal". Isso aí, Karine, você é uma garota iluminada e rodeada de amigos. Amamos você.



Este danadinho aqui do lado é o Alan. E seu pai se chama Alan também. Eles não moram juntos, mas seu pai está sempre com ele e liga quase todos os dias para ele. O Alan disse que hoje cêdo, seu pai ligou e disse: "filho, não precisa de presente no dia dos pais. O maior presente para mim é o seu amor.". Sabemos disse seu Alan. Parabéns.

O Tales, esse aí sentado, meio que sério, mas um garoto muito legal e educado. Seu pai mora em Fortaleza e eles sempre se falam por telefone. Ele disse que seu pai é "maior legal e que o ama muito". Prova disso é que todos os finais de ano o Tales vai ao seu encontro e o Tales relata: "quando eu chego lá, basta colocar as malas no chão e o meu pai já me pega e sai comigo para todos os lugares". Que sucesso, Tales.


O Hudson aqui ao lado, com a camiseta do CEF 10 também se amarra no seu pai e diz: "meu pai legal, divertido e seu grande amigo. Olha aí seu Wendel, pai do Hudson, isso é que é declaração de amor.
O nosso amigo aqui do lado, o Guilherme não mora com o seu pai, e estão juntos algumas vezes, mas quando a gente começa falar em pai, daí ele não pára de falar do seu querido avô João Eder, que para o Guilherme é o maior pai do mundo. E esta moça linda à nossa direita, a Karla, diz que o   seu Ronnilson(seu paizão) é o seu melhor amigo.

A bonequinha em frente ao computador é a Raquel, sexto ano C. Ela mora com o seu pai, o Sr. Paulo, e também com a sua madrasta. Ela gosta muito de ambos, e também de sua mãe, que mora em Taguatinga. Ela disse que seu pai lhe ensina muitas coisas importantes, respeitar os mais velhos, fazer orações. Enfim, sabemos que a Raquel tem um pai muito do legal.


Enfim, dá pra sentir que somos felizes e que a garotada tem mesmo razão. Perto, longe, tio, avô, o importante é receber este carinho e proteção destes grandes homens de nossas vida.
PAIS, vocês são os grandes heróis da vida de nossos meninos, por isso parabenizamos todos os pais, tios, avôs, irmãos mais velhos, primos dos nossos alunos e também dos nossos colegas de trabalho. Vocês fazem muita diferença na vida das pessoas.


Reportagem: Coordenação do BLOG e Jornalista-Estudantil Guilherme
Imagens: Jornalista-estudantil Fernanda.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CLÍNICA DO TRABALHO NO CEF 10

Alô navegadores do BLOG CEF 10 GUARÁ,

Equipe da Escola  e Fernanda(centro)

Hoje foi a conclusão da "CLÍNICA DO TRABALHO" no CEF 10 Guará. Trabalho bonito de se contar. O CEF 10 GUARÁ foi agraciado com um dos projetos do SINPRO, que trouxe para nossa Escola a Psicóloga FERNANDA SOUSA DUARTE, a qual organizou encontros semanais, durante sete semanas, com grupo de educadores. No referido grupo estiveram presentes os professores das turmas de aceleração(Alce e Sheila), de séries inicias(Ana Márcia, Mariazinha, Neire, Sibele e Velva), do laboratório de informática(Helena). Também estiveram presentes a orientadora educacional(Arlete), a professora da sala de recursos(Terezinha), e a nossa querida D. Neusa, que atua na biblioteca. Equipe diversificada e que contribuiu muito para o levantamento de informações sobre "como anda nossa escola e a educação". Cada encontro mais interessante que o outro, cujos resultados foram sentidos diariamente, seja na relação entre os colegas de trabalho, bem como nos relatórios apresentados nos diversos encontros e também na conclusão dos trabalhos.
A Dra. Fernanda Sousa Duarte é estudante do curso de mestrado de psicologia da Universidade de Brasília, e sua linha de pesquisa está voltada para a "Atenção e Saúde do Trabalhador".
A nossa coordenadora do BLOG esteve nos encontros e também realizou entrevista específica no último dia do evento, possibilitando conhecer melhor o trabalho que o SINPRO realiza nesta área. Trata-se de projeto  que já é realizado nas dependências do SINPRO deste o ano de 2009. O serviço é realizado pela empresa GEPSAT, contratada para desenvolver pesquisas e terapia com profissionais da área da educação. Este ano, o SINPRO está ampliando o referido projeto para as Escolas, e, segundo a Dra. Fernanda, pela experiência até agora, o resultado foi dinâmico e com nível de informações bastante importantes para o embasamento de novas políticas voltadas para o trabalho dos educadores.
Nossa Escola, sempre saindo na frente, juntamente com outra Escola do Riacho Fundo, são as pioneiras neste projeto de ampliação. Outra informação prestada pela Dra. Fernanda é que o atendimento é realizado a partir das demandas existentes, e desta forma, são organizados grupos, tanto para o trabalho realizado na sede do SINPRO, como nas Escolas, como foi o nosso caso. A diretora da nossa escola, Professora Alda, conheceu o projeto no ano de 2011, e resolveu incluir o CEF 10 para receber este serviço.
Um trabalho belíssimo da Dra. Fernanda, que foi uma excelente mediadora, conduzindo as diversas falas exemplarmente, bem como elaborando relatório de todas as sessões, que de fato, traduziam as falas da sessões anteriores.
Pôde-se observar nos relatos finais dos participantes o resultado positivo dos encontros, no sentido de identificar a situação da educação nos dias de hoje, ressaltando os casos específicos da nossa Escola, além da realidade pela qual passa a educação brasileira e as relações humanas no ambiente de trabalho.
Este brilhante trabalho será fundamental ponto de partida para auto-avaliação dos participantes, e ainda, abrem-se caminhos importantes para encontrar acertos para um ambiente saudável de trabalho.
O CEF 10 Guará sente-se orgulhoso em contribuir com o SINPRO para o levantamentos de dados que sirvam de subsídio na formação de políticas públicas da educação, além de buscar alternativas para a valorização dos educadores, melhorar as relações humanas e, sobretudo, servir de diagnóstico para que os atuais e novos gestores entendam melhor o meio em que estará gerenciando.
Valeu demais todos os participantes e à Direção do CEF 10 por esta grande oportunidade oferecida aos nossos queridos educadores.
Fernanda(Psicóloga) e Fernanda equipe BLOG
A equipe do CEF 10 parabeniza a todos e especialmente à Dra. Fernanda de Sousa Duarte.


Reportagem: Coordenação do BLOG
Imagens: Jornalista-Estudantil Fernanda.

FIQUEM DE OLHO

Olá, galera,

A comissão eleitoral do CEF 10 Guará procurou a nossa redação no dia de hoje, no sentido de divulgar importantes datas sobre as eleições a Diretor, Vice-Diretor e Membros do Conselho Escolar. Fiquem de olhos.

14 e 16 de agosto, no horário das aulas do período matutino

     - Apresentação de todos candidatos aos alunos

15 de agosto, no horário das aulas do período vespertino

      - Apresentação de todos candidatos aos alunos

16 de agosto - Das 7h30 às 8h3020 de agosto - Das 18h30 às 19h30

      - Apresentação de todos os candidatos aos PAIS, MÃES ou RESPONSÁVEIS

22 de agosto - Das 7h30 às 21h30

      - Eleições para Diretor, Vice-Diretor e Membros do Conselho Escolar.


Informações prestadas pela PROFESSORA SHEILA, membro da Comissão Eleitoral

terça-feira, 7 de agosto de 2012

POESIAS DO GUILHERME - A VIDA DOS ALUNOS

Olá galera querida do CEF 10,

Semana do Estudante merece poesia dedicada a eles. E o Guilherme não perdeu tempo e vai deixar sua marca por aqui. Valeu Guilherme, nossa querido jornalista-estudantil do BLOG

A VIDA DOS ALUNOS

Aluno, todos acham que é fácil ser
Mas só quem pode dizer o que é ser aluno?
Você tem hora para tudo
Você tem responsabilidades

Vida dos alunos está dividida
Acordar, Estudar, Dormir e Estudar de novo
Vida nada fácil. As vezes alguns desistem
Mas se desiste, você não aprende.

A minha, a sua vida
Estão em volta do aprendizado
Hoje em dia muitos alunos querem se divertir
Estudar pode ser chato, mas aprender é importante demais.


Postagem: Coordenação do BLOG
Poesia: Jornalista-estudantil Guilherme
Imagem: Arquivo do BLOG

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

VI Curso de Formação Jurídica - IDP

Olá internautas,
"Democracia e Direito das Minorias"

E mais uma vez o BLOG CEF 10 GUARÁ traz para você internauta uma oportunidade de aprendizado e qualificação. O Instituto Brasiliense de Direito Público ( IDP ) localizado na 607 sul traz uma oportunidade única para estudantes  que cursam o Ensino Médio.
O Curso de Formação Jurídica para Ensino Médio é realizado semestralmente, sendo esta sua sexta edição, sendo dirigido à estudantes que  cursam o ensino médio ou que façam cursos pré-vestibular. O curso tem sua aulas ministradas semanalmente aos sábados, das 14:30 ás 17:30, no período de 15 de setembro a 08 de dezembro.
Para ingressar neste curso é necessário a realização de uma prova que será aplicada no dia 1° de setembro na Sede do IDP (SGAS 607, Módulo 49, L2 Sul) ás 15h.
As inscrições são realizadas pelo site do IDP, e a taxa de inscrição são duas latas de leite em pó a serem entregues no ato da realização da prova. As inscrições começam dia 06/08 Terça -Feira. O resultado será divulgado no site do IDP, no dia 06 de setembro a partir das 18h.
 Divulgue para seus irmãos e amigos.

Inscrições e Edital clique aqui.


Comentário Vinicius M. C.

Essa é mais uma oportunidade para acrescentar uma qualificação ao nosso currículo empregatício e é claro currículo da vida.
Eu participei da edição passada do curso cujo tema era "Constituição e Sociedade" e pude aprender muito. "Formação Social do Brasil", "Código Penal", Código de Defesa do Consumidor" foram um dos temas abordados no curso. Mais que um aprendizado extracurricular o curso proporciona um "saber" em relação aos nossos direitos e deveres como cidadãos. Entrei lá como um leigo no assunto e agora posso dizer que conheço meus direitos e meus deveres como cidadão.
O mais importante é a mensagem que o curso proporciona, jovens aprendendo sobre seu país podem sim mudar o rumo que ele tomará.
Uma oportunidade. Aproveite-a.
Dica: O processo seletivo se for igual ao o anterior terá como prova uma redação com o tema "Democracia e Direito da Minoria" que é também o tema do curso, ou seja, as aulas terão relação direta ou indireta com o tema.

E não esqueçam de votar no TOP BLOG 2012. Vote no nosso blog, é menos de 1 minuto use sua conta do FaceBook, Twitter ou e-mail. Vote e ajude-nos a divulgar este trabalho.
Clique Aqui!




Reportagem: Vinicius M.C.
Imagem: Print site do IDP (editado)
Inscrição e Edital: http://www.idp.edu.br/imprensa/1214-idp-oferece-curso-de-formacao-juridica-para-alunos-do-ensino-medio



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

POESIAS DO GUILHERME

Queridos e queridas,

vamos curtir um pouco mais da poesia do nosso querido poeta do BLOG: O Guilherme.


O POEMA E A MISSÃO DO POETA

O poema, tem muitos que o criticam
Acham que o poeta é louco.
Criticam-me, falam: "não tem futuro"
Minha mente é aberta

As pessoas vêem tudo normal
O poeta, não. Ele cria imagens, palavras.
Para o poeta, tudo tem sentido
Para outras pessoas, tudo é muito normal.

Tudo que o poeta vê, ele transforma.
Tudo que ele sente, escreve
Tudo que ele pensa, faz
O poeta tem mente fértil

Poesia: Guilherme - Sétimo Ano "A"


Postagem: Coordenação do BLOG
Imagens: Arquivo do BLOG

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

FIQUEM DE OLHO - Atualizando vocês

Aí, galera querida,


A coluna FIQUEM DE OLHO traz esta semana a nova possibilidade de efetivar a inscrição de CPF pela Internet. Aproveitem esta chance, utilizando este serviço para possuir seu CPF, que é um documento importantíssimo. No entanto, vejam que, pela INTERNET, há necessidade do título de eleitor. Não se esqueçam de que emitindo seu CPF antes de expedir sua Carteira de Identidade, você têm a possibilidade de constar o numero do CPF na Carteira de Identidade. É isso aí, pessoal, documentação em dia é sempre muito importante.




Receita passa a oferecer inscrição 

gratuita de CPF pela internet





Cadastro online foi disponibilizado pelo órgão nesta quinta-feira (2).
Antes, contribuinte tinha de ir a bancos ou Correios e pagar R$ 5,70. 

Alexandro MartelloDo G1, em Brasília
32 comentários
A Secretaria da Receita Federal passsou a oferecer nesta quinta-feira (2), por meio de sua página na internet, a inscrição dos contribuintes no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet e de forma gratuita. 
O documento é necessário para fazer as declarações anuais do Imposto de Renda (IR), para abrir crediários, renovar passaporte, pedir empréstimos ou efetuar qualquer tipo de contrato bancário, além de participar de concurso público ou retirar prêmios de loterias.
Pelo sistema anterior, o processo de obtenção do número do CPF era feito em bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, ou nas agências de Correios, ao custo R$ 5,70.
Para concluir a obtenção do CPF pela internet, o Fisco pede alguns dados dos contribuintes, como data de nascimento, número do título de eleitor, sexo, naturalidade, nome da mãe, endereço e telefones para contato.
Ao final da inscrição efetivada com sucesso, será gerado o número de inscrição no CPF e o comprovante. O solicitante deverá anotar o número ou imprimir o comprovante. Em casos de inconsistência nos dados informados, o contribuinte será orientado a dirigir-se a uma unidade conveniada (BB, Caixa ou Correios).
Inscrição do CPF
Segundo o Fisco, qualquer pessoa pode solicitar a inscrição no CPF. Não há idade mínima para a inscrição (recém-nascidos, por exemplo, podem ser inscritos); é permitida a inscrição de brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior; cada pessoa pode se inscrever apenas uma vez.
A Receita Federal lembra que o número do CPF é único e definitivo. "Se o número for esquecido, tente localizar o número em algum outro documento, cheque, contrato", acrescentou o órgão.
Alguns contribuintes, porém, são obrigados a ter número de CPF. Veja alguns casos: pessoas que têm de apresentar a declaração do IR; inventariantes, cônjuges ou conviventes, profissionais liberais; locadores de bens imóveis; titulares de contas bancárias, de contas de poupança ou de aplicações financeiras; pessoas que que operam em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas; contribuintes com mais de 18 (dezoito) anos que constarem como dependentes na declaração do IR de outras pessoas; além de residentes no exterior que possuam no Brasil bens e direitos sujeitos a registro público.


http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2012/08/cpf-gratuito-pela-internet-ja-esta-disponivel-na-pagina-do-fisco.html



Reportagem: Coordenação do BLOG
Fonte: O Globo - Internet
Imagens: Arquivo do BLOG

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

NOSSOS MENINOS FORAM AO MUSEU NACIONAL DE BRASÍLIA

Alô, alô, galera com sede de cultura CEF 10,

O último dia 27 de julho de 2012 foi marcado para o CEF 10 Guará e seus alunos das turmas dos sextos anos por um belíssimo passeio cultural ao Museu Nacional de Brasília.
Nossos meninos, uns tímidos, outros ousados, foram conhecer a encantadora exposição "Coração em Paz". Um momento importantíssimo e inesquecível para nossos queridos.
Ali, olhos vidrados, ouvidos atentos, sede de conhecimento e muita alegria para abrilhantar o evento. Eram nossos jovens alunos que tiveram a grande oportunidade de viajar pelo mundo das Artes.

Nossas queridas Lucélia(coordenadora pedagógica) e, Jucileide(Professora de Artes) acompanharam de perto e registraram tudo, fazendo possível o referido momento se tornar história do CEF 10, eternizado aqui no BLOG CEF 10 GUARÁ.
A equipe do BLOG orgulhosa agradece aos organizadores por mais uma oportunidade em divulgar um trabalho tão bonito. Valeu mesmo. parabéns. Como sempre, apreciem sem moderação dos as fotos no vídeo abaixo. Até a próxima.






Postagem: Coordenação do BLOG
Imagens: Coordenação pedagógica
Vídeo produzido no laboratório de informática