FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cartão Estudantil, é FÁCIL


Saber dos nossos direitos é importante, assim como saber dos nossos deveres. Mais do que conhece-los é importante saber usufruir deles, principalmente quando esse nos beneficia.
O cartão estudantil é um desses direitos.
Pensando nisso o BLOG CEF 10 GUARA e sua equipe organizou essa reportagem.
Você sabia que se você mora a mais de um 1 Km (quilometro) da sua escola você já pode solicitar o passe? Você sabia que cursos extracurriculares , como cursos de línguas no CILG, também lhe dão direito a aquisição do passe?




quinta-feira, 28 de junho de 2012

PONTUAÇÃO DA GINCANA ATÉ 28/06/2012

Galera antenada CEF 10,

Conheçam como anda a pontuação das equipes da Gincana CEF 10 GUARÁ

Vespertino                                                   Pontos
Equipe Mandacaru - Professora Velva          8.478
Equipe Pé de Serra - Profª Ana Márcia        7.328
Equipe Sanfona Branca - Profª Sibele           4.125
Equipe Luar do Sertão - Profª Neire             2.277
Equipe Olha pro céu - Profª Mariazinha        1.978

Matutino                                                                     Pontos


PRETA–  6ª B e 7ª B (Ivanilde e Renato)                         30.838  
AZUL –  6ª A e 7ª A (Karla e Jucileide)                           29.120
VERMELHA – Acel. 6ª e 7ª (Sheila, Vânia e Marília)        27.952
ROSA – 6º ano C e 8ª B (Cléo e Márcia)                        21.596                       
VERDE – 6º ano B e Acel. 8ª (Adriana, Alce e Viviane)    14.980
AMARELA – 6º ano A e 8ª A (Flávio e Alessandra)           5.665

E vamos que vamos, galera animada.

Postagem: Coordenação do BLOG
Informações: Jornalista-estudantil Clara

BRASÍLIA SEM PEDOFILIA - O CEF 10 POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE

Olá queridos navegadores do BLOG CEF 10 Guará,

Como não poderia ser diferente, nossa Escola sempre por dentro das ações que visam garantir o envolvimento dos nossos alunos naquilo que acontece no Brasil e no Mundo.
Desta vez, a equipe da Secretaria da Justiça - Direitos Humanos e Cidadania - Governo do Distrito Federal esteve realizando palestra sobre PEDOFILIA.
Liderada pelo Subsecretário de Promoção dos Direitos Humanos - Todi Moreno, a equipe se apresentou no período matutino na última terça-feira, dia 26/06/2012, e realizou palestra para nossos estudantes, apresentando vídeos muitos interessantes sobre pedofilia, conceitos e um bate-papo bem legal com a linguagem direcionada ao grupo presente.
Foi um momento muito especial em que nossos alunos aprenderam muito sobre o assunto e receberam dicas importantes para eles, sua família e seus amigos sobre como identificar as vítimas de violência sexual, os possíveis pedófilos e como fazer denúncia.
Ao final todos os alunos e educadores receberam Cartilha de orientação aos pais e professores - BRASÍLIA SEM PEDOFILIA - que trata do tema.
Muito importante e legal a palestra.
Mais uma vez parabenizamos os organizadores pela iniciativa e também à equipe que esteve na Escola, sobretudo ao Senhor Subsecretário que realizou a palestra em dois momentos, considerando o número de alunos da Escola.
Essas atitudes fazem toda diferença para fazer chegar informações tão relevantes aos nossos queridos alunos.
Valeu a todos.



Postagem e imagens: Coordenação do BLOG

terça-feira, 26 de junho de 2012

RECEBER CARINHO NO EGO FAZ UM BEM DANADO E MOTIVA A GENTE

Galera querida,

Gostaríamos de compartilhar com vocês a mensagem que recebemos da Turma do Plenarinho - Câmara dos Deputados, a respeito da nossa participação no Debate On-Line que aconteceu no último dia 25 de junho, cujo tema foi "ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Gostaríamos de fazer um agradecimento especial à Professora Sheila, que cedeu os horários para a organização, inclusive participou da debate no sábado,  e também para a liberação dos alunos para participar do bate-papo. Aliás, no dicionário da professora Sheila, não existe a palavra NÃO. Ela sempre tem apoiado as ações do BLOG e os Projetos do Laboratório de Informática.
O que nos deixou mais felizes e emocionados foi o resultado do trabalho de todos alunos do ACELERA. Cada dia acreditamos mais e mais em vocês.
Vocês demonstraram maturidade, responsabilidade, cidadania e sabedoria. Foi muito legal o empenho de cada um durante do bate-papo.
Nosso BLOG  também foi mencionado na mensagem. E o BLOG são vocês, nossos alunos e educadores queridos.

Valeu. Valeu mesmo.
Agora a mensagem

"Prezada Professora Maria Helena,

Agradecemos imensamente a participação desta escola no bate papo promovido com a Deputada Erika Kokay sobre abuso e exploração sexual de criança e adolescentes. Encaminharemos as perguntas ao gabinete da deputada, bem como para os demais Deputados da Frente Parlamentar em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, para que sejam respondidas, ok?

Aliás, elogiamos o empenho da escola, o laboratório de informática e o blog. Parabéns pela iniciativa! Convidaremos a escola para os próximos bates-papos virtuais.

Encaminhamos também o link do bate-papo:
Se você não se incomodar, encaminhamos o link também para o servidor Cristiano Ferri, assessor do Departamento de Comissões da Câmara dos Deputados e chefe da equipe E-DEMOCRACIA.

Atenciosamente,


CAROLINE DANTAS COELHO
Analista legislativo
Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados
Divulgação Institucional
Núcleo de Publicidade Institucional
Plenarinho""""

ÚLTIMA TAREFA DA GINCANA VESPERTINO

Olha a gincana CEF 10 ai, gennnteeeeeeeeeeeeee,

A galerinha da tarde "botou pra quebrar" e cumpriu a última tarefa da gincana. Foi a vez da representação das músicas do Rei do Baião, de acordo com a canção que cada turminha ficou.
Foi muita criatividade no ar. Lindo, lindo. Cada sala recebeu estampou na porta os belíssimos cartazes. Cada um mais lindo que o outro. Difícil de se julgar. Nós aqui do BLOG não queríamos estar no lugar do júri. 
Desta vez foi a turma do Quinto Ano A - Professora Ana Márcia. Mas todos merecem parabéns, porque a recepção das salas ficaram lindas demais.
Turma da Ana Márcia
Turma da Sibele
Confiram vocês mesmos. Mas a gincana vespertino continua. Agora é a vez da arrecadação. Vamos que vamos galera linda.

Turma da Velva

Turma da Mariazinha
Turma da Neire













Postagem: Coordenação do BLOG
Imagens: Jornalista-estudantil, Gabriel Batista


GINCANA CEF 10 GUARÁ - CENTENÁRIO DO REI DO BAIÃO

Seguuuuuuuuuraaaaaaaaaaaaa galera CEF 10,

É isso mesmo. O matutino também colocou o pé na estrada, arregaçou as mangas e começou os trabalhos da Gincana CEF 10 Guará.
O clima de competição saudável está esquentando os corredores. Muito fera. A integração entre turmas é muito saudável. Ano passado esta união foi responsável pelo progresso de muitos de nossos queridos alunos. Não é mesmo Gabriel e Vinícius? Vocês se tornaram mais amigos durante a Gincana 2012, e tudo mudou na vida do Gabriel Batista. O Vinícius passou a ajudar o Gabriel em tudo. O resultado? O resultado é que o Gabriel botou para quebrar. Este ano não vai ser diferente. Teremos muita amizade sendo formada. Muita garra e disposição.
Bom, mas agora fiquem de olho no Regulamento da Gincana. Nós estaremos deixando o Regulamento na página principal do BLOG, para que vocês acompanhem diariamente.
E vamos que vamos.

GINCANA DA FESTA JULINA

REGULAMENTO GINCANA CEF 10
CEF 10 – Coordenadora do evento: Prof ª Aline Hollyday

segunda-feira, 25 de junho de 2012

INSCRIÇÕES PARA CENTROS INTERESCOLARES DE LINGUAS


Abertas Inscrições para Centros Interescolares de Línguas

A partir da segunda-feira (25), até 6 de julho, estão abertas as inscrições para matrículas novas, nos Centros Interescolares de Línguas (CILs), da Secretaria de Educação do DF. As vagas são, exclusivamente, para alunos matriculados na rede pública de ensino, a partir do 6º ano do ensino fundamental regular ou 2º e 3º segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

AS CRÔNICAS DE PAULO ROBERTO


E Se Não Houvesse...




E Se Não Houvesse...

Essa semana vou falar sobre a direção e orientação educacional.
São aquelas pessoas que ficam sentadas em uma sala, ou andando pelos corredores, decidindo o que acontece ou deixa de acontecer na escola.
Muitos de nós sentimos até arrepios com a palavra “diretora ou diretor”. Quem são essas pessoas que nós muitas vezes não gostamos nem de passar perto?
Eu sei que muitas vezes não gostamos do nosso diretor ou diretora.
Mas pare por um minuto e pense como seria se não houvesse esse diretor e diretora?
Imagine a bagunça que não seria? Se com direção e vice-direção nós alunos já damos um jeito de burlar as regras, imagine sem? Os diretores e os vice-diretores estão aqui para nos ajudar. Eles  estão sempre dispostos a nos ajudar e vão sempre estar ao nosso lado quando precisarmos. Não sei se você leitor já passou por alguma situação na qual você tivesse que ir à sala do seu diretor. Se já teve essa experiência, tente se lembrar, de como seu diretor agiu, lembre-se que ele tentou de tudo para te ajudar. Eles que vão à procura de maneiras mais divertidas de se dar aula, junto com os professores. Que correm atrás do que os alunos precisam. Eles, que muitas vezes, nem sequer dormem. E também, agindo em conjunto com nossos diretores e vice-diretores, temos nossos orientadores educacionais. Que são como “apaziguadores”. Quem nunca sentiu aquela vontade de sentar e conversar com alguém que não fossem seus pais? Aquela necessidade de parar e ser escutado? Pois é, eles estão ai para isso. Essas pessoas que muitas vezes metem medo, por ficarem sabendo de nossos segredos mais profundos... Mas fiquem tranqüilos, eles fazem um juramento de nunca contar nada a ninguém.
No fim das contas, pare e pense sobre como seriam nossas escolas sem essas pessoas?

Postagem: Coordenação do BLOG
Imagem: Arquivo pessoal do Jornalista Estudantil, Paulo Roberto
Crônica: Jornalista-estudantil-cronista: Paulo Roberto



NOSSA ESCOLA EM AÇÃO

Navegadores queridos,

Hoje pela manhã nossa Escola participou de um bate-papo on-line, para tirar dúvidas sobre o tema: ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Alunos da turma de aceleração e dos nonos anos foram convidados pela Professora do Laboratório de Informática para participarem do bate-papo.
Foi muito bom e nossos queridos demonstraram responsabilidade e realizaram ótimas perguntas. Eles gostaram muito. Ao final eles disseram para a professora: "Bom demais, professora". "Massa".
Fomos reconhecidos pela Turma do Plenarinho da Câmara dos Deputados. Vejam a matéria que saiu agora pouco.


Crianças tiram dúvidas sobre abuso sexual

25/06/2012 15:16
Bate papo - Érika KokayNa manhã de hoje, dia 25 de junho, um grupo de 40 crianças teve a oportunidade de conversar com a deputada Érika Kokay (PT/DF) sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Além das crianças presentes, que eram do Centro de Ensino Fundamental n. 1 do Paranoá, havia um grupo de alunos do Centro de Ensino Fundamental 10 do Guará, que estavam online na sala virtual de bate-papo do E-democracia, enviando perguntas para a deputada.
A deputada começou falando sobre as grandes obras que estão acontecendo no país, como a hidrelétrica de Jirau em Rondônia, que abrem portas para a exploração sexual infantil. Érika Kokay falou das reuniões de que tem participado pela CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, da qual é presidente. Citou meninas na Paraíba fazendo programas sexuais em troca de um pastel, por exemplo. E disse que existem 240 redes de exploração sexual de crianças e adolescentes identificadas no Brasil, demonstrando grande preocupação com a Copa de 2014.
"Preparar o Brasil para a Copa é proteger nossas crianças", disse a deputada Érika Kokay, no bate-papo do Plenarinho.
Os alunos perguntaram à deputada quais são os sinais de que a criança está sendo abusada. Érika Kokay disse que muitas vezes a criança demonstra para os pais através de atitudes, e não por palavras. Os pais devem prestar atenção à mudança de comportamento das crianças. “A criança abusada se sente culpada”, disse a deputada. E lamentou a impunidade, que faz com que as pessoas considerem normal o abuso e a exploração sexual de crianças.
A deputada Érika Kokay falou ainda que é importante que os professores sejam capazes de identificar os sinais de abuso sexual em seus alunos.
O Plenarinho ficou bem feliz com a participação das duas escolas, tanto a que esteve presente, a do Paranoá, quanto a que participou online, a do Guará, com a qualidade das perguntas e o grau de amadurecimento dos alunos.

Um pouco das imagens do BATE-PAPO


Parabéns a nossa Escola que aproveita todas as oportunidades que são oferecidas. Valeu queridos alunos das turmas de aceleração. Vocês são 10.



Postagem: Coordenação do Blog
Imagens: Página da Turma do Plenarinho
Fotografias: Jornalista-estudantil: Paulo Roberto

quarta-feira, 20 de junho de 2012

QUE BOM ESTAR COM VOCÊS AQUI NO NOSSO BLOGÃO

Olá, navegadores do SUPER-BALÃO MÁGICO do BLOG CEF 10 GUARÁ,
Foi dada a largada. Os trabalhos começaram. Os futuros formandos estão na pista para o super evento CEF 10 GUARÁ do ANO DE 2012 - A FORMATURA DOS NOSSO QUERIDOS ALUNOS dos nonos anos e acelerados da 7ª/8ª 
A primeira reunião com a comissão de formatura aconteceu na quinta-feira passada, dia 14/06/2012. Estiveram presentes representantes da equipe da Direção, dos professores, dos alunos e dos pais.
Está tudo combinado. Agora é arregaçar as mangas e partir para o trabalho. 
E a galera não é mole não. Na última segunda-feira, dia 18/06, os alunos já mostraram que estão com toda força e criatividade.
Houve o TROTE DA CRIANÇADA. Nossos queridos e queridos voltaram a ser crianças e nos presentearam com lindas figuras e estilos. A ideia do trote partiu dos próprios alunos e foi aprovada pela comissão da formatura.  Atividades como esta motivam todos os alunos envolvidos.
Conheçam também a Comissão da Formatura, representando cada categoria.
Professores: Alessandra, Aline, Márcia e Sheila
Direção: Arlete
Alunos:
Nono Ano A - Ana Carolina Campos, Bruna dos Santos, Brunna Souza, Samara e Luiz Henrique
Nono Ano B - Gabrielly, Jéssica e Jaqueline.


terça-feira, 19 de junho de 2012

CRÔNICA DO PAULO ROBERTO


Galera,

Hoje o Paulo Roberto chegou aqui na redação e disse: "Professora, tive um sonho esta noite, e gostaria de escrever sobre o assunto". Na verdade, segundo nosso jornalista-estudantil, Paulo Roberto, ontem à noite, ele e sua irmã tiveram um debate, digamos assim, bem aquecido, e ele apresentou seus argumentos sob o ponto-de-vista da necessidade de regras para vivermos em sociedade. Daí, nosso querido amigo guardou tudo isso no subconsciente e sua criatividade borbulhou no meio dos seus sonhos. E como ele ama escrever, passou as conclusões do seu sonho para o papel.  E nós, que não somos bobos nem nada, aproveitamos da criatividade, inteligência e sabedoria do Paulo Roberto para compartilhar suas crônicas com vocês.
Ah, o Paulo Roberto também nos adiantou que estará escrevendo semanalmente para o BLOG, direcionando suas crônicas para o contexto escolar.
Muito fera, Paulo Roberto. Legal mesmo e parabéns. Sem contar que a temática é ótima para nosso debate em sala-de-aula. Estaremos ansiosos, aguardando as próximas e próximas. 
Você aí que está lendo, participe também. Envie crônicas, poesias, relatos, sugestões, críticas. Estaremos sempre por aqui para publicar suas idéias. O espaço é nosso.
Vamos à crônica.



 E se não houvesse...

  • E se não houvesse regras?

E se não houvesse?
Eu sei que um dia você já se perguntou o que aconteceria se não houvesse as pessoas e as regras que muitas vezes não gostamos, e até chegamos a caçoar e destratar. Sei que essa é uma dúvida freqüente, o que aconteceria? Como seria?
Bom, nessa crônica vou falar um pouco sobre isso tudo.
Para começar vamos falar sobre as regras, mas antes de tudo devemos ao menos saber o que significa a palavra “regra”.

·         regra

        re-gra

        s. f.
       Princípio, norma, preceito: as regras da polidez, da gramática.
       Ordem, disciplina.
       Exemplo, modelo: serviu-me de regra o seu procedimento.

Bom, agora que sabemos o que a palavra significa vamos ao porquê de elas existirem.
As regras existem desde os primórdios das sociedades. Os seres humanos são exemplos de seres seguidores e criadores de regras. Desde a regra de que não se pode dirigir embriagado até a regra de que não se pode bater em mulheres por exemplo. As regras foram feitas única e exclusivamente para o nosso bem. De modo que, ao segui-las, estamos “seguros”, digamos assim. Como diz o ditado popular “regras foram feitas para serem seguidas”. Logo, ao seguirmos as regras, criamos certo padrão, que ao ser criado, a grande maioria segue. E ao seguirem esse padrão, criam uma regra de, por exemplo, como se vestir, como andar, como falar, como escrever. As pessoas são submetidas às regras que a sociedade impõe todos os dias, desde o momento em que nascem. Seguir regras, muitas vezes, pode não parecer “legal”, mas é um meio de não existirem grandes exclusões. Mesmo que às vezes elas não sejam seguidas. Mas imaginem um mundo sem regras... O mundo com regras já é uma “bagunça”, imaginem só, sem elas. Se você seguir as regras, pode evitar certas situações totalmente desagradáveis. Como por exemplo, dentro das escolas, imaginem se não houvesse uniformes, imagina como nós alunos iríamos vestidos para as aulas? Uniformes são um meio de se explicarem as regras. Se você vai a uma escola que não tenha uniformes, qualquer um pode entrar, e esse qualquer um pode ser alguém que quer nosso mal. Pare e pense, será que as regras são tão ruins assim? Pergunte-se o que seria do nosso mundo sem as regras?




Postagem: Coordenação do BLOG
Imagens: Internet, pesquisa pelo cronista

GINCANA CEF 10 2012 - SEGUNDA TAREFA VESPERTINO

Olha a cobra!!!!É mentira. Olha a chuva!!!!Já passou,

Mas a verdade é que ontem aconteceu a segunda tarefa da Gincana CEF 10 2012 do turno vespertino. Foi uma animação só a quadrilha improvisada.
O Júri da nossa Escola marcou presença e a turma vencedora foi à da professora Velva, quinto ano B.
Parabéns a todas as turmas, porque valeu a pena a força de vontade e garra de todos. Parabéns especial a turminha da professora Velva, que veio à caráter, dançou bonito e venceu a tarefa.
Amanhã teremos mais moçada. Preparem-se porque a gincana está pegando fogo.







Vamos curtir agora o vídeo com todas as fotos e um som boniiiiiiiiiitoooooooooo, para lembrar o Rei do Baião.


 Postagem: Coordenação do BLOG
Imagens: Arquivo pessoal da Professora Ana Márcia

O ENCONTRO COM JUJU

Olá galera antenada da comunidade CEF 10 GUARÁ,


Estamos felizes. Encontramos a querida Juju. Quem nos ajudou foi a Clara, nossa esperta jornalista-estudantil. Juju já havia falado para Clara que gostaria de participar do BLOG. Agora a JUJU não irá ficar mais só no "gostaria". Agora Juju já faz parte deste seleto grupo. A Juliana Ribeiro dos Santos, mais conhecida como JUJU, com este sorriso lindo, é dona de um pincel que a fez chegar até aqui. O pincel da Juju irá pintar um mundo digno para ela viver. Um mundo com as cores da sabedoria, da honestidade, da bondade, da perseverança, da harmonia, da paz, do amor, da educação, da cidadania. Enfim, a Juju falou tudo -  temos que mover nossos pincéis para pintar o mundo com as cores que a gente deseja. E isso só depende de nós. E todos nós não temos a melhor dúvida de que o melhor caminho para encontrar cores tão lindas é a educação. Por isso, parabéns Juju. Você está no caminho certo. A Juju segue o BLOG sempre que passa pela LAN HOUSE, perto de sua casa. Juju, você tem o laboratório de informática da nossa Escola para fazer isso também. Nossas portas estão sempre abertas. A Juju mora na IAPI e vem de ônibus, por isso, para facilitar sua vida, estaremos nos reunindo sempre aos sábados. Às quintas, a Juju estará liberada. Também ouvimos falar que Juju é muito esperta nas aulas, boas notas e foi uma representante de turma exemplar no ano passado. Ou seja, ganhamos ou não ganhamos um presente para o nosso BLOG?
Obrigada Clara. Você agora também faz parte do jornalismo investigativo. Afinal, você foi atrás e encontrou a Juju.
Sejam muito bem vindos ao grupo Juju e seu pincel.


Postagem e imagens: Coordenação do BLOG