FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Saiba o por que da greve

Os alunos do Distrito Federal estão passando alguns dias em casa, algo parecido a férias prolongadas. Mas o real motivo para não estarem frequentando as aulas normalmente é a greve feita pelos professores. Na nossa escola não foi diferente.
Conversei com a professora Aline, que leciona história na nossa escola e ela me conta sobre a greve, motivos e circunstâncias que a desencadearam.
Os professores acordaram com o governo do GDF um projeto de reestruturação de carreira para equiparação dos salários dos professores com outras categorias do DF, no projeto ficou afirmado que haveria reajustes em 2012, 2013 e 2014. Além desses reajustes haveria um plano de saúde para os professores que deveria ser estruturado ainda em 2011.

A contagem regressiva começou. Dois dias antes da assembleia que foi realizada no dia 08/03/12 o governo não apresentou nenhuma proposta o que desencadeou a greve. Segundo a nota vinculada na TV e no rádio pelo GDF, o governo não pode pagar o reajuste em vista da Lei de Responsabilidade Fiscal. "A categoria sabia que não seria um reajuste de uma só vez, que ele [o governo] disse que até 2014 teríamos a tal da isonomia com outras categorias, pois bem, se o acordo foi ano passado, por que ele já não incluiu no orçamento de 2012 o primeiro reajuste, agora chegamos em 2012 e ele diz que não pode, não tem dinheiro e que a Lei de Responsabilidade Fiscal não pode ser desrespeitada", fala usada pelo Sinpro.
A professora Aline nos da sua opinião, "Acho que o governo não acreditava em uma greve, também não entendo o motivo de após 100 dias de contagem regressiva, ele não ter se posicionado em relação ao assunto. Não houve planejamento e nem foi dada a importância devida ao acordo firmado".
A greve foi o último recurso utilizado pelos professores que não obtiveram uma posição do governo. Após o fim da greve todos os dias paralisados  serão repostos aos sábados, sendo a escola responsável pela divulgação dos dias das reposições. "Acho que o profissional deve ser consciente e usar estratégias para ministrar seu conteúdo independentemente de quantos dias for durar a greve", diz a professora Aline.


Com a palavra Vinícius M.C
A greve é um recurso necessário para pressionar o governo a tomar as medidas que foram elaboradas por ele. A Lei de Responsabilidade Fiscal não pode ser usada como desculpa para o não cumprimento do acordo, que  foi firmado em abril do ano passado tempo suficiente para colocar o reajuste no orçamento para este ano, assim como foi dito pelo Sinpro.
Não podemos esquecer que o maior prejudicado é o aluno, mas isto poderia ter sido evitado se o governo tomasse providências antes do dia marcado para assmbleia, ou seja, apresentado uma proposta cabível.
Os alunos não podem esquecer que esta luta também é deles, ou melhor, nossa. A luta que os professores travam é por uma educação melhor, de qualidade. O salário base do professor brasiliense é o maior do país, mas também vale ressaltar que o custo de vida em Brasília é também o maior do Brasil.
Enquanto um professor ganha R$ 4.000,00 por mês para ensinar o jovem a ser um cidadão e a transformar a sociedade em que vive, com os recursos que lhe são cabíveis, deputados ganham mais de R$26.000,00 ( sem contar outras verbas) para apenas nos representar como manda a constituição.
Essa luta é de todos.




Reportagem: Vinícius M.C.
Imagem: Sinpro-DF

quarta-feira, 21 de março de 2012

Novo endereço eletrônico

Caros alunos e visitantes do BLOG CEF 10 GUARÁ, o blogger o mecanismo de hospedagem de sites ao qual o nosso blog usufrui fez recentemente uma atualização. Essa atualização fez com que todos os endereços eletrônicos dos blogs hospedados neste servidor fossem alterados.
Portanto agora o novo endereço do BLOG CEF 10 GUARÁ será http://blogcef10guara.blogspot.com.br/ ouve neste novo endereço apenas o acrésimo do .br.






Postagem: Vinícius M.C.
Imagem: Google

terça-feira, 13 de março de 2012

PAUSA PARA REFLEXÃO

Esta semana não estaremos postando notícias. Há muito material, mas estamos respeitando a adesão à greve por parte da nossa Coordenadora.
No entanto, sempre que possível,  nosso editor Vinícius, jornalista-estudantil emérito, poderá apresentar algumas informações por aqui.

Um abraço,

terça-feira, 6 de março de 2012

HOMENAGEM AO DIA DA MULHER

 Olá, galera especial do CEF 10 Guará,

Amanhã, 08 de março, é o Dia Internacional das Mulheres. Dia muito significativo, afinal o papel da mulher da sociedade é muito importante e, a cada dia mais e mais mulheres assumem papéis importantes no nosso PAIS.
Nós aqui do BLOG recebemos da professora Ana Márcia, QUINTO ANO "A"  um trabalho muito legal, o qual foi feito por seus alunos. Essa turminha linda realizou uma pesquisa com algumas colegas do CEF 10, de forma a conhecer melhor o perfil das nossas guerreiras. Como resultado do trabalho, encontram-se as informações abaixo, e assim, vocês poderão conhecer um pouco mais da história da nossa Escola.
Há também um material importante com as fotos e histórias de GRANDES MULHERES que se destacaram. Aproveitem e leiam um pouco sobre ELAS. Para ler melhor, cliquem nas imagens e elas aumentarão de tamanho.
Finalmente, um vídeo dedicado as MULHERES QUE FAZEM MUITA DIFERENÇA NA VIDA DE TODOS VOCÊS. AS MULHERES DO CEF 10. É importante destacar que não estão todas nossas MULHERES IMPORTANTES AÍ. É que, na verdade, o vídeo é composto das colegas que fizeram parte da entrevista, visando compor a estatística que demonstrou o perfil das profissionais do CEF 10 GUARÁ. Para divulgação, elas autorizaram as imagens.
No entanto, o BLOG não perde tempo e aproveita esta grande oportunidade para parabenizar todas as MULHERES DO CEF 10. Vocês são demais!!!! Um abraço enorme e curtam com muito carinho tudo que está por aqui.
Um beijo muito especial e nossos especiais agradecimentos aos alunos do QUINTO ANO "A", que tornaram possível mais uma belíssima reportagem e, sobretudo, OBRIGADO, em nome de todas as MULHERES, pela linda homenagem.
Valeu

                     RESULTADO DA PESQUISA
            PERFIL DAS MULHERES DO CEF 10 GUARÁ

PERGUNTAS Respostas
SIM NÃO
Migraram para o DF 18 8
Casadas 14 12
Mães 23 3
Possui dependente financeiro 19 7
Faz dupla jornada de trabalho 25 1
Avós 5 21