FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

CAMPANHA PAZ SOBRE RODAS - CEF 10 GUARÁ E SEUS PARCEIROS


Galera, nossa Escola está fazendo parte do Projeto GUARÁ - PAZ SOBRE RODAS. Não deixem de participar. No próximo sábado haverá passeada de carros e motocicletas no Guará, com concentração do Ginásio do CAVE e, após a passeada, haverá grandes shows. NÃO PERCAM.
Nossa Escola sempre demonstrando atitudes de CIDADANIA.
Parabéns ao organizadores.

Conheçam mais sobre a campanha no folheto elaborado pela Vice-Direção da nossa Escola

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

SEMANA ESPECIAL DO CEF 10 GUARÁ


A semana que passou foi marcada por atividades dedicadas à Semana do Deficiente Físico. Muita coisa boa se aprendeu por aqui, sobretudo o significado da palavra SUPERAÇÃO. Isso mesmo. Esteve conosco o jovem THIAGO BARROS MOREIRA contando sua experiência de vida na tarde de quarta-feira. Thiago é daqueles caras que todo mundo deve conversar por alguns instantes. Sua história de vida passou por um grave problema que teve quando ainda tinha menos de um ano. Ele foi acometido por um tumor no cérebro, o qual obstruiu o seu nervo óptico. A partir de então Thiago se tornou deficiente visual. Felizmente, graças ao apoio da família, amigos e educadores, Thiago teve sua vida normal e é um vencedor. Thiago estudou em Escola de Ensino Especial e também em Escola particular. No entanto, segundo ele falou durante a palestra, muitas Escolas o recusaram a receber, justificando a falta de experiência com o caso, ou seja, MEDO. Thiago nos disse  que o medo não deve impedir que as pessoas vençam desafios, e foi isso que algumas Escola fizeram. Por medo, deixaram de participar da vida de uma PESSOA MUITO ESPECIAL, a vida do jovem Thiago. Mas Thiago e sua família não deixaram se abalar por tais obstáculos e seguiram em frente. Ano passado, Thiago se formou em Direito pela Universidade CEUB. E não pára por aí. Thiago tem 23 anos e é servidor público do Ministério das Cidades. Apaixonado por música, Thiago tocou para nossos alunos. Aquele momento foi de pura magia. Alunos e educadores ficaram emocionadas com a melodia tocada por Thiago, usando o instrumento musical chamado clarinete. Thiago também toca saxofone e faz parte da banda da igreja que frequenta. Falando agora pouco por telefone com Thiago, Ele nos falou pela nova paixão que é o CHORINHO. Está gostando muito desse estilo de música. Galera, é ou não é uma linda história de vida. Por isso, quando terminou a palestra e estivemos conversando com alguns dos nossos alunos, a maioria deles nos respondia com uma única palavra: SUPERAÇÃO. Foi essa a palavra que o aluno Alexsander - 5 ano A - professora Márcia, usou para falar sobre a linda palestra que assistiu naquela tarde.
Thiago, nós ficamos por aqui, aplaudindo você na primeira fila da vida, afinal de contas não é todo dia que nos deparamos com grandes VENCEDORES. Você passou maravilhosos valores com a sua história. E para fazer uma homenagem a você, estamos postando um vídeo com as fotos tiradas durante o evento. Curta a música que inclui no vídeo, porque é especialmente para você. Um chorinho de um clássico da música brasileira "Carinhoso".  E por falar na música que faz parte do vídeo, nós temos um recado aqui para você: "NOSSO CORAÇÃO BATE FELIZ, QUANDO TE VÊ..."


Postagem: Coordenação do BLOG
Fotografias: Direção da Escola

domingo, 25 de setembro de 2011

"Curta" nossa Fan Page

O BLOG CEF 10 GUARA agora também está nas redes sociais. Tentando estabelecer um maior contato com os leitores do blog a nossa equipe criou uma Fan Page no Facebook.





Para participar basta clicar no botão "Curtir" que fica lá na página e então você ja está conectado e começa a receber no seu mural notícias sobre postagens publicadas, fotos exclusivas e recados da direção da escola e muito mais.

Conecte-se com o BLOG CEF 10 GUARA no Facebook e saiba das notícias em primeira mão.Para isso acesse este link:
http://www.facebook.com/pages/BLOG-CEF-10-GUARA/193167217404193



Postagem:Vinícius Machado

terça-feira, 20 de setembro de 2011

MEMÓRIA CEF 10 GUARÁ


Alô galera do CEF 10 GUARÁ,

Estamos montando um álbum especial em que resgataremos a memória do CEF 10 Guará. Participe você também e nos envie fotos antigas das suas turmas ou de trabalhos antigos.Desta vez foram as turmas da Ana Márcia. Todo o carinho que essa querida professora possui por suas turmas e o resultado do trabalho dedicado ao longos dos anos em que está trabalhando na nossa Escola,  fizeram com que ela guardasse estas lindas fotos e nos cedesse para compor esse belíssimo  primeiro mural de fotos antigas. Há turmas de 2000, 2001 e por aí vai.
Vejam bem essas carinhas lindas e encontre ex-alunos, inclusive alguns que estão por aqui ainda, como é o caso do Ronilton.
São histórias das vidas de nossos queridos alunos, as quais nunca serão apagadas para o mundo e especialmente para nós educadores.
Obrigada Professora Ana Márcia pela iniciativa e parabéns pelo lindo trabalho que você realiza com os alunos da nossa comunidade.

Postagem: Coordenação do BLOG
Fotografias: Álbum pessoal da professora Ana Márcia

II AÇÃO SOCIAL CEF 10 GUARA 2011



Aconteceu no último dia 10 de setembro de 2011 a II AÇÃO SOCIAL DO CEF 10 GUARÁ.
Nossa Escola, em parceria com a Secretaria de Saúde do DF, Administração do Guará, Rotary Clube e Diretoria Regional de Ensino do Guará, promoveram este maravilhoso evento, objetivando, acima de tudo, educar e preparar crianças, jovens e adultos para uma vida de qualidade saudável.
Foi um sábado muito especial em que nossa Escola trouxe para a sua comunidade atividades que permitiram a conscientização de todo o grupo escolar para a prevenção por uma vida melhor.
O grande momento foi a apresentação do festival de danças dos alunos do CEF 10 Guará, organizado pela nossa querida professora de educação física Viviane. Ali estavam todos os alunos fazendo o seu melhor, e colocando em prática tudo que foi ensaiado durante os primeiros 40 dias do segundo semestre.
Estiveram presentes também profissionais da área de saúde, que conversaram com a comunidade e prestaram serviços de auferição da pressão arterial.
Foi tudo muito legal, teve esteticistas, lanches, grupo de graffites, calor humano e harmonia.
Claro que tudo isso foi possível graças ao trabalho árduo de todo os educadores que trabalharam duro nos dias que anteceram ao evento.
E pra tudo ficar melhor, estiveram presentes no dia, os profissionais de serviços de conservação e limpeza da Escola, que deixaram tudo muito organizado antes, durante e depois do evento.
Trabalharam voluntariamente também educadores que colaboraram com o evento, fazendo com que o dia se tornasse perfeito. Valeu professor Alce e professoras Sheila, Marcinha, Alessandra, Viviane, Mireya, e D. Neusa, e, claro, o grupo da Direção.
Esta reportagem não ficará só por aqui. Estamos preparando a POSTAGEM ESPECIAL do FESTIVAL DE DANÇAS, que inclui os vídeos da danças, as fotografias do ensaio, os depoimentos dos alunos e da professora Vivi, enfim, apresentar o belíssimo trabalho que nossos alunos fizeram, demonstrando que dançar faz bem demais para a vida das pessoas.
A comunidade do CEF 10 GUARÁ, por meio da equipe do BLOG, agradece os parceiros da II AÇÃO SOCIAL e espera que no ano de 2012 seja ainda muito melhor.

VALEU!!!!!!


Postagem: Coordenação do Blog e repórteres-escolar John Douglas e Matheus.
Fotografias: John Douglas e Vinícius.

domingo, 18 de setembro de 2011

Normalização do Horário

Informamos que a partir desta segunda-feira (19/09) o horário de aula voltará a ser o mesmo, de 7:15 à 12:15.Comunicamos que como publicado antes o calendário de provas permanece o mesmo.
Estude!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Calendário de Provas - 3º Bimestre


Informamos que o calendário de provas já foi estabelecido pela direção da escola e encaminhado aos alunos. Segue abaixo as provas e suas respectivas datas:

Dia 19/09 - Provas de Português e Geografia
Dia 21/09 - Provas de Matemática, Ciências e Artes
Dia 23/09 - Provas de História e Inglês

A equipe do BLOG CEF 10  aconselha que para obtenção de êxito nas provas é necessário estudar e tirar suas dúvidas com seu professor, não deixe para última hora!

Boa Sorte!
Imagem: Google

terça-feira, 13 de setembro de 2011

FESTIVAL DE DANÇA 2011

Galeríssima,


Aguardem. Brevemente estaremos postando tudo sobre o Festival de Dança 2011, que aconteceu no último sábado, dia 10 de setembro, durante a Ação Social do CEF 10. Há muita informação, fotos e vídeos, e, portanto, estamos organizando tudo para que fique bem lindo. Aproveitamos para pedir vídeos e fotos que vocês tenham das apresentações. Neste momento, as alunas Brunna e Carol(7ªA-8º ano) estão trabalhando para o BLOG, disponibilizando o material que elas prepararam durante o evento.
Muito legal saber que nosso grupo de repóteres-escolar está aumentando a cada dia.

Um grande abraço.


Coordenação do BLOG.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

1º Festival de Dança do CEF 10 Guará

Neste sábado dia 10/09 acontecerá juntamente com a  Ação Social no CEF 10 Guará o 1º Festival de Dança.O festival idealizado e construído pela professora de educação física Viviane recebeu apoio e participação de todos os outros professores e da direção da escola.
Quando a professora contou aos alunos  sobre o festival as opiniões foram diversas a respeito do festival, mais apesar de um pouco de relutância todos aprovaram a idéia.

E nesse ritmo animado em que os alunos e a própria escola estão envolvidos, nós convidamos você para prestigiar o resultado desse projeto comparecendo a nossa escola neste sábado e vendo as apresentações dos alunos de todas as turmas.Os ritmos dançados no festival serão muito ecléticos passando pelo forró, sertanejo, axé, jazz, hip-hop, pop, black e muito mais.
Não esqueçam, neste sábado dia 10/09 apartir das 8:30 da manhã no CEF 10 Guará.



Postagem:Vinícius Machado

terça-feira, 6 de setembro de 2011

3ª Olimpíada Nacional de História do Brasil - O CEF 10 GUARÁ ESTÁ LÁ!!!!

Mais uma vez nossa Escola demonstra sua garra em tudo o que faz. Tudo isso graças ao belíssimo trabalho de seus educadores. Isso mesmo, a Professora Aline não perdeu tempo e inscreveu nossa Escola para participar da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil.
Ela fez tudo sozinha, inclusive, o pagamento da inscrição dos alunos. Representam nossa Escola os alunos do nono ano: Alexander, John Douglas e Vinícius. Eles passaram pelas primeira, segunda, terceira e agora estão na quarta fase da olimpíada.
A cada semana, o grupo se reúne no laboratório de informática e, com o apoio da nossa queridíssima Aline, discutem as questões e as resolvem consensualmente. Às segunda-feiras seguintes à cada fase, lá estão eles novamente no laboratório de informática, na maior ansiedade, para confirmar se conseguiram passar para a segunda fase. Até agora é só sucesso. Estamos na competição. É muito orgulho e felicidade.



Falando um pouco sobre a olimpíada:
A 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil ocorreu em 2009, contou com cerca de 16 mil inscritos e foi um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país! A 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil ocorreu em 2010, consolidou e ampliou aqueles esforços, tendo iniciado com 43 mil participantes inscritos e contado com participantes de todo o território nacional.
A 3ª Olimpíada traz novamente o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais!
São 5 fases online e uma fase final, presencial, que ocorrerá na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Um dos participantes, o aluno Vinícius, nos conta um pouco como foram as fases da olimpíada.
"A notícia de que íamos participar da olimpíada veio meio que de surpresa. Não tínhamos nos preparado com antecedência, mas a notícia foi recebida com muita empolgação.
Na primeira fase estávamos bem empolgados e animados com a realização das questões propostas pela equipe organizadora da Olimpíada. Os encontros para a resolução das questões foram feitos no turno matutino, pois não havia compatibilidade de horários no turno contrário.
Já na segunda fase a animação deu lugar a confiança, estávamos engajados a seguir até o fim da competição, pois bem, foi dito e feito, e lá estávamos nós disputando agora a terceira fase da olimpíada. A cada questão se torna um desafio a ser vencido. Estar na terceira fase já era motivo de felicidade e orgulho para nós.
Agora com a notícia de que estamos na quarta fase é apenas a confirmação do potencial de todos os 3 integrantes do grupo, e agora, como era de se esperar, a dificuldade aumenta tornando a competição bem disputada."
É isso aí, querido Vinícius, isso só confirma o potencial que vocês têm. Estamos todos orgulhosos e felizes. Parabéns a todos e, principalmente, à professora Aline, que sempre tem demonstrado seu amor à profissão e sua dedicação especial aos alunos da nossa comunidade.
Estamos na torcida.
Um abraço enorme.
EQUIPE DO BLOG CEF 10 GUARÁ

Postagem: Coordenação do Blog
Fotografias: Repórter-escolar Matheus

AÇÃO SOCIAL NO CEF 10 GUARÁ - PARTICIPEM

Aí, galera do CEF 10. A nossa Escola realizará no próximo sábado, dia 10/09, a II AÇÃO SOCIAL. O convite abaixo é da nossa Direção. Vale a pena participar.


"Diretoria Regional de Ensino do Guará
Centro de Ensino Fundamental 10 Guará

Pensando na necessidade de educar e preparar crianças jovens, ADULTOS   para uma vida  DE QUALIDADE saudável, o CEF10 em parceria com o Rotary Clube do Guará, Secretaria de Saúde e Administração do Guará, está promovendo a II Ação Social do Cef10 neste sábado dia 10/09/2011 a partir das 8h30 até às 13h
 O CEF10 Guará trabalha sempre com o objetivo de conscientizar que, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária faz-se mediante uma educação sólida, pautada pela construção do conhecimento envolvendo todos os profissionais de educação.
Este ano  a II Ação Social do CEF10 Guará tem como lema – “Prevenção por uma Qualidade de Vida”. A abertura está prevista para 8h30.
Programação:
Oficinas: maquiagem; corte cabelo; limpeza de pele; teatro; violão; grafite; e atividades recreativas.
Festival de dança:
Axé; hip-hop; capoeira; cautry; evangélica; pop; jazz; sertanejo; strit-dance; forró; balé e black.
Exposição de Artesanato e Pinturas.
Atendimento ao PROCON
Atendimento pelos grupos da Regional de Saúde do Guará
Hipertensão; diabetes; insuficiência  cardíaca; nutricionista.
A escola percebeu que, com as atividades ofertadas pela  I Ação Social, os familiares dos alunos passaram a ser mais presentes na vida escolar,facilitando o trabalho da escola e melhorando  o desempenho do aluno. Dessa forma, a diretora inseriu na proposta pedagógica esse evento."

Postagem: Coordenação do Blog 


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Exposição Científico e Cultural do Guará

A DRE  do Guará realizou no dia 24 de agosto a primeira Exposição Cientifico e Cultural da cidade com apresentações e exposições de trabalhos de escolas do Guará e da Estrutural.
A Escola Classe 01 é piloto no projeto Um Computador por Aluno (UCA), a professora Regina responsável pelo laboratório de informatica da escola nos conta que o desenvolvimento e interesse dos alunos pelas aulas aumentaram pois elas se tornaram mais didáticas.
A Escola Classe 07 apresentou na exposição dois trabalhos desenvolvidos na escola com a participação direta dos alunos.A Horta e o projeto Biscuit.A aluna Cecília nos conta que no projeto da horta os alunos plantam e colhem para usarem na cantina da escola para o preparo dos alimentos.
O CEF 10 apresentou na abertura da exposição uma dança estilizada, que mostrava a preservação da cultura.A dança foi  comandada pela professora Aline Hollyday e você confere o resultado no vídeo abaixo.





Postagem: Vinícius Machado
Video: John Douglas