FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Carta do Ipê-Amarelo

Brasília, 30 de março de 2011

Caro leitor,
            Escrevo-lhe para pedir um favor, você não me conhece pessoalmente, mas de alguma forma ajudei-o.
            Sou uma árvore, um ipê-amarelo nativo do cerrado e quero lhe pedir um favor.
            Por ser uma árvore, tenho uma função vital para você e outros seres vivos, filtro através da fotossíntese o oxigênio que você respira. Além disso, tenho um valor sentimental. Como você fui semeado, mas diferente, fui semeado em uma terra fértil, um local onde o despertar era o canto dos pássaros e com o pôr-do-sol ouvia-se o soar dos grilos saltitantes.
            Lembro-me como se fosse ontem,quando uma família fazia um piquenique comemorando o aniversário do filho mais novo,lembro-me de quantos já procuraram a minha sombra para se proteger do sol.
Devido ao crescimento urbano, as florestas nativas estão cada vez mais degradadas. Talvez por não entenderem a real importância das arvores, o descaso continua.
O favor que lhe peço é que nos preserve e entenda nossa importância.
Todos os dias carros, ônibus, caminhões e fábricas despejam na atmosfera gás carbônico, um gás poluente, com o qual produzo meu próprio alimento e filtro o ar liberando oxigênio, um gás vital para sua sobrevivência.
Meus caules servem de pouso ou moradia para pequenos e grandes pássaros, ou até então como palco onde mostram seus lindos cantos. Imagine se eu não estivesse lá, até onde os pássaros teriam que voar para construir um novo ninho, até onde iriam para conseguir alimento, e será que conseguiriam?
Tenho um talento um pouco diferente. Na natureza sou o costureiro do solo, minha raiz é como a linha e a agulha e à medida que crescem vão impedindo a erosão do solo.
Na primavera, quando as flores começam a sair dos pequenos brotos, ouço zumbidos, são abelhas que vem buscar pólen para fabricar o mel,seu alimento.
Sou um ser vivo e como todos, tenho sentimentos. Sinto dor ao ver uma árvore cair, não porque estava fraca, mas por corte do homem, sinto dor ao ver uma árvore queimar. Tudo isso apenas para um lucro individual, conseguido de forma clandestina.
Minha importância é de tal grandeza que o clima está mudando devido  ao desmatamento e queimadas descontroladas, e o maior prejudicado será você. O ser humana agride a natureza de tal forma que não é só ele o prejudicado.
Existem alguns que ainda tentam nos ajudar, eles têm esperança que as pessoas saibam preservar o meio ambiente. A esperança é como minhas folhas: no outono, somem lentamente até não sobrar nenhuma, mas na primavera reaparecem de um pequeno broto.
Ainda estou aqui, fixada no solo junto a outras árvores, enquanto algumas se misturam entre postes e prédios na cidade outras estão na sua casa como móveis.
Para evitar problemas futuros, nos preserve!As consequências serão sentidas mais tarde caso não aconteça à preservação ambiental.
Agradeço desde já se você puder fazer o favor que lhe pedi. Estou um pouco aliviado vendo agora o pôr-do-sol e sentindo uma leve brisa balançando minhas folhas. Vejo também os animais recolherem-se e sinto que algo vai mudar, pois tenho esperança!
                                                                       Um abraço,
                                                                                                          Ipê-Amarelo.



Esse texto foi o classificado em segundo lugar na fase regional do 40º Concurso Internacional de Cartas dos Correios no começo do ano de 2011.O texto é de autoria do aluno Vinícius Machado Cursino que cursa o nono ano na nossa escola.




Postagem:Coordenação do blog
Texto presente no site:  http://opinavinicius.blogspot.com/2011/08/carta-do-ipe-amarelo.html
Imagem: internet


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CORAÇAO DE ESTUDANTES - SEMPRE PULSANDO

No último dia 12, sexta-feira, o CEF 10 Guará comemorou o tão desejado DIA DO ESTUDANTE. Teve de tudo: ping pong, karaokê, sorvete, bambolê e a esperada boate. Quem organizou tudo? Claro, como sempre, nossos queridos educadores e, na coordenação, a turma do nono ano. Esse grupo trabalhou muito, afinal, eles estão se preparando para o grande dia: a formatura do Ensino Fundamental. Na linha de frente estava o nosso queridíssimo e comprometido Vinícius. Isso mesmo, o nosso editor e repórter. Tudo foi perfeitamente organizado. Crachás, tíquetes, mesas, sala de som, e cada um administrando alguma coisa. O comentário desta semana não podia ser outro: a famosa festa de sexta-feira. Cada aula era um comentário daqui, um comentário dali. Mais um dia na história dos nossos queridos alunos do Centro de Ensino Fundamental 10 do Guará. Mais um dia que ficará na memória de cada um deles.
Parabéns a todos os estudantes do Brasil. Parabéns a todos os estudantes deste Universo. Parabéns aos nossos queridíssimos alunos do CEF 10 GUARÁ. Vocês são muito importantes para que o mundo se torne cada dia melhor.
Um abraço bem apertado em cada um de vocês.



Postagem:  Coordenação do blog
Fotografias: Nathália - Repórter-escolar


SEMANA DA FAMÍLIA - TARDE DE LOUVOR

Na última terça-feira nossa Escola teve uma TARDE DE LOUVOR E ADORAÇÃO, fazendo parte dos trabalhos da Semana da Família.
A partir das 16h do dia 16/08 as famílias da nossa comunidade escolar estiveram presentes na Escola e participaram da Palestra do Seminarista Willans, que abordou essa temática, contando a sua própria história durante o período em que fazia faculdade. Além da palestra houve a apresentação da Banda da Igreja Santíssima Trindade, cujos integrantes são o VALBER, o MARCUS VINÍCIUS e a REJANE.
Sandra, nossa diretora e
aluna Estephany
A aluna Estephany(oitavo ano A/7ªsérie), entre outros alunos, estiveram presentes e disseram que foi uma tarde maravilhosa. Ela nos conta que aprendeu algo mais."Muitas vezes só procuramos Deus na necessidade, mas Ele está sempre ao nosso lado e que amor de Deus por nós é imenso", disse ela.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"MEU QUERIDO, MEU VELHO, MEU AMIGO"

Recadinho da nossa repórter-escolar Nathália para o seu PAI.

Nathália e seu querido PAI
"Não me procure no jornal
Sabe de uma coisa? Eu detesto futebol
Tire o rádio do ouvido, pai, venha, brinque comigo
Pare um pouco com o esporte na TV
Me olhe, eu amo você
Puxe o meu carrinho, pai, só quero um pouco de carinho
Assuma o seu lugar no meu sonho
Meu herói, não me seja estranho
Não sou culpado dos seus problemas
Preciso de você, por favor entenda
Dos teus lábios quero ter um sorriso
Meu grande e melhor amigo
Não sou culpado dos seus problemas
Preciso de você, por favor entenda. "

domingo, 14 de agosto de 2011

Tarde de Louvor no CEF 10 Guará.

O Centro de Ensino Fundamental 10 do Guará e a Paróquia Santíssima Trindade convidam os jovens da comunidade para uma tarde alegre e animada de louvor que será realizada na escola no dia 16/08 (terça-feira) a partir das 16:30 até ás 18:00 horas.
A tarde de louvor com os estudantes é uma realização da Arquidiocese de Brasília junto com a Paróquia Santíssima Trindade decorrente da Semana Nacional da Família "Família, pessoa e sociedade".
 Para saber toda a programação da Semana da Família  clique aqui.




Postagem: Vinícius Machado

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"MEU QUERIDO, MEU VELHO, MEU AMIGO"

Durante esta semana e na próxima, abriremos o espaço do blog para aqueles que desejarem mandar um recado para o seu PAI. Às vezes o nosso PAI está tão bem representado pelo nosso tio, ou pelo nosso irmão mais velho, quem sabe pelo nosso padrasto, tem também o nosso avô querido, ou nosso padrinho. Bom, enfim, há sempre uma figura paterna perto da gente, não é mesmo?
Então, vamos começar isso. Deixe o seu recadinho para o seu HEROI. Ficaremos muito felizes em sermos os mensageiros da sua mensagem.

Pra começo de conversa, quem dará o pontapé inicial será a equipe do BLOG. E quem abrirá este espaço tão lindo será o nosso mais recente repórter: O JOÃO VITOR. Essa pessoa linda e maravilhosa que faz parte do nosso grupo. Ficamos prá lá de emocionados quando vimos sua mensagem. Fiquem emocionados vocês também.

 De: João Vitor para o seu PAI
João Vitor e seu PAI
"Pai tenho tanto pra te falar, mas com palavras não sei dizer, como é grande meu amor por você". (João Vitor, repórter-escolar e aluno do sexto ano).


EQUIPE DO BLOG EM TRABALHO

Equipe do blog bem descontraída hoje
Hoje à tarde foi proveitosa. Estávamos com idéias borbulhando. Muito trabalho para os próximos dias, para que o nosso BLOG fique cada dia melhor. Ah, a boa notícia é que o João Vitor também faz parte da nossa equipe. Aliás, o novo repórter chegou cheio de idéias excelentes. Pelo visto, a equipe ganhou um tremendo reforço. Não esteve conosco o nosso querido Severino, mas ele também já faz parte da nossa equipe. Entendemos que, por ele morar longe, fica complicado ele estar na Escola no período da tarde. Mas ele já está com muitas atividades que foram designadas para ele.
Equipe concentrada
É isso ai turma, vamos continuar com este espírito de equipe e nos unir cada vez mais, para que nossa Escola possa estar divulgando tudo que acontece por lá.

Postagem: Coordenação do blog

terça-feira, 9 de agosto de 2011

DIA DE COMEMORAR O SUCESSO DO BIMESTRE da 7ª A

Hoje foi a vez da turma do oitavo ano Aª(7ªA). Então, a professora Jucileide, conselheira da turma, premiou os alunos destaques do segundo bimestre. Um presente pra lá de delicioso. Caixa de chocolates para quem não deu moleza e passou em todas as disciplinas. E para o mundo todo saber quem são, afinal meus amigos que moram em outros países acessam sempre este BLOG, vão aí o nomes dos alunos:
 Anna Karolina Franklin, Brunna Souza Ramos, Grabiele Rodrigues de Jesus, Gustavo Henrique Camargo, Ingrid de Souza Silva, Mateus de Jesus Oliviera, Rayra Lima Santos e Victor Cardoso de Almeida.
A Escola se orgulha e parabeniza os alunos destaques e deseja que cada bimestre seja melhor ainda.
Mas vocês pensam que fica só por aí. A professora Ju entende que o grupo tem de estar unido e trabalhar com espírito de equipe.
E desta forma, ela já definiu o próximo passo para que no terceiro trimestre nossa fotografia esteja com muito mais alunos destaques. Para isso, a professora Ju está contando com o trabalho e apoio de cada aluno destaque. Isso mesmo. Cada aluno destaque estará trabalhando no segundo trimestre em conjunto com outro aluno que esteja com dificuldades em determinada matéria. A solidariedade é algo muito nobre e tem de ser trabalhado na Escola. A professora Ju já falou com cada um deles e já está tudo acertado. Durante as aulas, o aluno destaque estará junto com aquele indicado para receber o seu apoio. Para reforçar mais a idéia, a professora Helena(laboratório de informática) estará se reunindo com este grupo e desenvolvendo dinâmica de equipes, para que a coisa fique melhor ainda.
E por falar em professora Helena, quem disse que ela ficou de fora. Pois é, ela também foi presenteada pela professora Ju com uma deliciosa caixa de chocolates. Espírito de equipe é isso aí, pessoal. Sempre funciona e as pessoas trabalham com mais harmonia e felicidade.
PARABÉNS, com letras bem maiúsculas, para a professora Jucileide. Trabalho lindo, que deve ser valorizado.
No próximo trimestre a fotografia ficará pequena para tantos destaques desta turma do OITAVO ANO ª A.

Fotografias: Repórter Kayra
Postagem: Coordenação do Blog

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

VISITA AO JARDIM BOTÂNICO DE BRASÍLIA

Nesta quinta e sexta-feira foi a vez do Jardim Botânico de Brasília nos conhecer. É verdade, nossa Escola estava lá, representada por seus alunos dos nonos e oitavos anos.
Professoras Helena, Ju e Sheila
As donas do Projeto
A visita faz parte dos Projetos: Educação Ambiental(Professora Jucileide) e Ética e Cidadania(Professora Sheila). Ambos os projetos são realizados com a professora Helena(laboratório de informática).
A visita foi verdadeiramente DEMAIS. "Velho" nós estamos por dentro de muita coisa nova sobre o meio ambiente.

César e a flor Caliandra
Para a coisa ficar melhor, fomos recebidos e orientados por Fabíola " Caliandra "e CESAR Sucupira. Então, legais os nomes, não é mesmo? Cada colaborador do Jardim Botânico recebe um nome de uma planta. Caso vocês queiram saber mais sobre os sobrenomes dos nossos anfitriões, é só clicar o correspondente "link"
A irreverente Fabíola, quase uma flor
Em sala-de-aula, previamente à visita, conhecemos um pouco sobre permacultura, e ao visitar o Jardim Botânico, foi possível conhecer mais de perto essa filosofia. Muito "fera" galera. Sinistro. Precisamos trazer isso para nossa Escola e casas, e, desta forma, tornar real todo esse aprendizado, afinal somos herdeiros do futuro do Brasil e do Mundo.
Fizemos as trilhas da "nascente" e do "mirante", devidamente orientados, respectivamente, pela amável e irreverente Fabíola e pelo "fera" em meio ambiente César. O cara conhecia tudo, tudo mesmo. Toda simpatia e boa vontade em nos receber fez com que nos sentíssemos muitos orgulhosos por sermos brasileiros e constatar que temos excelentes profissionais das diversas áreas.
Trabalhos como esses devem se tornar exemplo em todo o PAÍS, pois abrir espaço para a Escola, sobretudo, à pública, demonstra o valor que as Instituições depositam na educação de um País.
Agora é a nossa parte, as professoras estarão dando continuidade ao assunto em sala-de-aula e muita coisa nova irá surgir, a partir desta visita e do aprendizado que cada um recebeu nestes dois dias.
Ao final da visita fizemos um picnique prá lá de especial. Muita coisa gostosa, frutas, bolo, suco, refri, biscoito, pão-de-queiro, sanduiche e muito carinho entre amigos. Deixamos tudo limpinho, demonstrando que nossa Escola está bem representada em todos os lugares.
É isso aí, galera, educação é isso. Dentro e fora da Escola. Parabéns às educadoras pelo brilhante trabalho, demonstrando a capacidade de inovar cada aula e motivar os alunos no aprendizado de cada dia.
Valeu e até a próxima.
Apreciem as fotos pelo vídeo abaixo.






Postagem: Coordenação do blog
Fotografias e vídeo: Coordenação do blog

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Como estamos indo? Avaliando o Primeiro Semestre 2011

O Blog do CEF 10 Guará fez uma avaliação do primeiro semestre de 2011 da nossa escola. Nesta avaliação foram entrevistados os atores da nossa escola, ou seja, aqueles que fazem parte do CEF 10 Guará, tornando-o uma Escola de qualidade.

Com a palavra: os professores. 
A primeira a ser entrevistada foi a professora Ivanilde, que leciona a matéria de geografia na escola, uma professora querida por todos e que não tem "papas na língua".
Ela nos falou sobre o repasse de recursos e que nossa escola encontra dificuldade  para comprar materiais necessários, como pincéis e tonner de tinta. Segundo seu relato, no primeiro semestre foi necessário eliminar a produção de material para as aulas, visando manter os estoques de papel para impressão das provas. Sobre o Projeto Pedagógico da Escola, ela nos relata que nossa política educacional é à de 20 anos atrás. Sobre o atual governo, ela nos conta que não há nenhum novo projeto do seu conhecimento.

E nossa biblioteca? O que falar desse canto tão importante para nosso futuro.
Na nossa biblioteca existem livros infantis, de literatura, didáticos e para pesquisa.O que se nota é o frequente desinteresse dos alunos, talvez por não encontrarem livros que lhe agradem.Os livros presentes em nossa biblioteca são desatualizados e alguns estão defasados, principalmente as enciclopédias.
A biblioteca é usada frequentemente pelos alunos do período vespertino, resultado do trabalho da Escola em parceria com os professores.

Tá limpo ou tá sujo?
A nossa escola está sempre limpa e organizada, graças aos servidores que estão sempre ali para fazer da nossa escola um ambiente agradável para o aprendizado. O problema apresentado é a falta de alguns materiais que são necessários na manutenção da limpeza no dia-a-dia.
Os servidores nos contam que o  projeto "Escola Limpa" está parado, pois há falta de colaboração dos alunos e está sendo preciso economizar materiais. A coordenadora Michely, que está a frente do projeto, fala que será estudado uma nova forma para dar continuação ao projeto.

Nossa "porta de entrada": a Secretaria
Na Secretaria da escola a falta de materiais se repete, a internet é lenta e pelo que se sabe, o contrato de locação dos equipamentos não foi renovado pelo Governo. Isso preocupa muito os servidores que atuam naquela área. Algumas vezes, o sistema fica fora do ar, o que dificulta o trabalho do dia-a-dia.

E a parte administrativa, o que falar?
O responsável pela área administrativa da escola é o Vavá, cara muito simpático, que cuida da ata de presença dos professores, dos alimentos que chegam na escola, das obras e dos contratos. Ele nos relatou que o  lanche fornecido à escola é feito conforme estabelece as áreas competentes, por isso existe um cardápio básico semanal. Por exemplo, não há fornecimento de diversos temperos, por não fazer parte do cardápio proposto pelos nutricionistas da SEDF. A escola já encaminhou um relatório apresentando alguns aspectos que devem ser reconsiderados para oferecer um cardápio que atenda mais o interesse da comunidade.
Recebemos, recentemente, a visita de um engenheiro da Diretoria de Obras, e nossa Escola poderá ter alguns obras, mas estamos aguardando a confirmação.

E por que existem tais problemas? Vamos a alguns esclarecimentos
Procuramos a Diretora Sandra para obtermos esclarecimentos sobre todos os problemas relatados. Ela nos conta que a escola recebe dois tipos de verbas, os recursos do FNDE, no valor aproximado de R$ 5.800,00  ao ano, sendo que apenas 20% serve para aquisição de bem patrimoniais,  e também a verba do PDAF, que serve para pagarem todas as depesas da escola como água, luz, telefone, gás e aquisição de materiais necessários para o funcionamento da escola.
Ela relata que quando assumiu a direção da escola os gastos eram de grandes proporções e que ao longo desse tempo vem fazendo economia. Ela informou que, segundo as regras estabelecidas pelo governo, a economia poderia ser tornar parâmetro para aumentar os recursos recebidos pela escola. Infelizmente, parece que isso não está ocorrendo.
Atualmente, a escola está utilizando de reservas para suprir as necessidades, pois ainda não foi passado nenhum recurso financeiro.A falta de alguns materiais deve-se ao atraso deste recurso, que é de suma importância para a escola. O novo governo pretende passar o recurso para nossa escola, até o dia 15 deste mês uma verba, entretanto, pelo que nossa Diretora constata não o valor não contemplará o valor economizado pela escola, mas que será de grande importância.
Em relação à biblioteca,  a diretora disponibilizou três computadores para aquele local, sendo que eles terão acesso a internet, facilitando a pesquisa feita pelos alunos. Assim, nossa biblioteca se tornará mais moderna e dinâmica.
Os alunos e professores da escola reclamam que a banda larga disponível não é satisfatória, pois é lenta. Segundo a direção, os recursos não são suficientes para a aquisição de uma banda larga mais rápida, e que à utilizada pela Escola é de responsabilidade do MEC. A direção faz de tudo e espera que a situação se normalize na escola antes do término da ano letivo.

Esta avaliação abordou alguns pontos importantes da nossa escola e serve para mostrar transparência na administração da escola.

Estaremos "de olho" para que tais problemas sejam resolvidos e para que nossa Escola seja respeitada pelo nosso Governo, fazendo melhorias que permitam educação melhor para nós cidadãos brasileiros.

Repórteres: Vinícius Machado e Gabriel Batista
Postagem: Vinícius

terça-feira, 2 de agosto de 2011

CONCURSO DE DESENHO E REDAÇÃO

Galera,

A Controladoria-Geral da União está lançando o 5º CONCURSO DE DESENHO E REDAÇÃO DA CGU. O tema será "A sociedade no acompanhamento da gestão pública: Todos podem fiscalizar o dinheiro público!"
Serão entregues prêmios para alunos, professores, escolas e entidades(ONG, OSCIP, Fundações, etc).

Os prêmios serão: Computadores, câmeras digitais e aparelhos de DVD.

O envio dos trabalhos pelas escolas deve acontecer até o dia 28/10/2011.

Informações e regulamentos: www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos
www.cgu.gov.br/concursos

Participem e boa sorte.


Postagem: Coordenação do BLOG