FRASE DA SEMANA

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA.

domingo, 31 de julho de 2011

Notícias da nossa querida Arlete

Queridas e queridos,

falei com a Arlete agora pouco e ela ainda precisa melhorar mais.
Bom, para quem não sabe, nossa querida Arlete sofreu um acidente na semana passada. Ela terá que se afastar da Escola por uns dias. Amanhã eu saberei mais detalhes e passarei as informações para vocês.

E agora um recado para Arlete:
Arlete, querida, estamos torcendo por você. Esperamos que você melhore logo, logo, para termos seu sorriso, energia e garra de volta. Ficamos triste com a notícia, mas temos certeza de que você vai se recuperar logo, logo. Conta com a gente para qualquer coisa e com a nossa energia positiva também.


Um beijo de todos da equipe do BLOG e de toda comunidade escolar.


Notícia e postagem: Coordenadora do Blog

sexta-feira, 29 de julho de 2011

CRÔNICA DA GINCANA E FESTA JULINA 2011


Em junho nos reunimos. A Ju convidou a todos nós para fazer a reunião de coordenação coletiva em sua casa. O motivo? Íamos organizar a gincana. Havia cachorro quente, canjica, chá(que delícia de chá-nunca me esqueço), uma casa linda e uma anfitriã muito especial - claro, a querida Ju. Começamos os trabalhos. Conversa pra lá, conversa prá cá, sobretudo a mulherada, e demos início à reunião. Fomos para a varanda da casa. Um encontro muito gostoso em uma tarde muito especial de quarta-feira. A Aline(nossa professora de história) começou a nos explicar os planos da gincana. Ela preparou todo o material e distribuiu cópia do Projeto para todos nós.Ali tinha o projeto da gincana para comentarmos, e começamos a fazer isso. A Ivanilde(nossa professora de geografia) do outro lado da mesa, dava seus experientes conselhos para formar as turmas. E a danada foi certeira. Tínhamos que unir uns certos líderes de quinta e sexta séries. Resultado? Venceram a gincana. Daí me pergunto: potencial é potencial e temos que romper certos paradignas de avaliação e reprovação(penso, eu. "penso,logo existo"). Ajuste ali, ajuste aqui e finalmente fechamos o projeto da GINCANA. E a partir daquele momento era começar os trabalhos. Lançamos a campanha no BLOG. Os alunos? Minha nossa, foram duas semanas de energia máxima. Pontos, pontos. Era o que eu ouvia, além de papo de arrecadação de alimentos, o "qual é prova" e por aí vai. Ali começava, aos meus olhos, o espírito de equipe dos grupos. À tarde, ufa, à tarde, estavam eles novamente. Tanta garra, tantos rostinhos lindos e lutando por seus interesses. Sabe aqueles mais danados? Esses se tornaram os imperadores da gincana. Correm pra cá, gritam pra lá. E nós todos ali no meio, recebendo energia e garra. Cada prova era de morrer de rir, sapato trocado, peruca, roupa brega. Viver com essa turma é nascer todos os dias e voltar a ser criança. Daí, chegou o dia das provas. Claro que durante aqueles dias também já ensaiávamos as danças típicas da festa que aconteceria logo, logo. A Aline procurou, procurou e encontrou. Dia seguinte estava em minha sala para tentarmos descobrir que música era aquela da tal quadrilha estilizada. Passei a manhã toda tentando descobrir. Não consegui, mas consegui o mais importante. Assisti ao início de um novo sonho da Aline. "Vou ensaiar a quadrilha estilizada," disse ela. Uma quadrilha linda, linda, linda. Fiquei pensando: ela conseguirá? Ela reuniu os interessados e deram início ao ensaio. Bom, voltemos as provas. A semana da gincana. Uma verdadeira animação aquela escola. Uma disputa saudável, luta em forma de cores. E por trás de cores lindas e rostinhos puros, eu vi.
Da esquerda para direita: Aline, Marcinha,
Ivanildes, Sheila, Alessandra e, à frente, a Cléo
 Eu vi meus colegas. Eu vi a garra. Saíram os mestres das salas-de-aula e foram para o pátio ajudar suas turmas. Eu vi geografia em forma de sorrisos. Eu vi a ciência brilhar como uma estrela no meio do pátio. Eu vi matemática com lógica e muita harmonia. Eu vi arte na mistura das cores. Eu vi as diversas linguas e gramáticas traduzirem o vermelho da paixao. Eu vi esporte na energia de cada participante. Eu vi que história também é sinônimo da palavra perseverança. A paixão vermelha ganhou. Por trás dessa paixão havia pequenos e grandes líderes. Chegou a festa. Nossa tradição é mantida, mesmo que seja no mês de julho. Ali foi a culminância dos sonhos. Acabou a angústia dos dias que se antecedem. Tudo deu certo. Os pequenininhos estavam lá, dançando, embalados e bem "orientados" por Arlete.

Não há quadrilha melhor que aquela em que a geografia perpassa por ela. E afinal, a estilizada. B-e-l-í-s-s-i-m-a. Nossos garotos e garotas implementaram o sonho. A Aline conseguiu. Afinal, querer é poder. A força de vontade, experiência e sabedoria ajudam muito.  As famílias agradecem, o Brasil e o Mundo ficam felizes. O Guará, mais especificamente, o Centro de Ensino Fundamental 10, oferece este lindo presente ao Universo. Estamos aqui dispostos a ajudar todos os dias esta sociedade. Contribuir para que nossas garotas e garotos tenham um futuro feliz. Tentamos passar para eles sensibilidade de espírito de equipe, valores fundamentais, informação, lazer, harmonia, cidadania, paz, amor. Enfim, vendo agora as fotos e vídeo deste trabalho maravilhoso, percebo que estamos no caminho certo. Apesar de todas dificuldades pelas quais atravessamos, ao final de cada aula, somos mais felizes. Sim! Contribuímos para uma sociedade mais justa. Realizamos todos os dias muitos e muitos trabalhos, e o que eu vejo? Vejo que o UNIVERSO ESCOLAR é a garantia de um mundo melhor. Só me resta parabenizar e agradecer todo carinho e dedicação dos professores, alunos, direção, família e toda a comunidade do Centro de Ensino Fundamental 10 do Guará.

Apreciem o vídeo abaixo e vocês concordarão comigo.






Postagem: Coordenação do Blog
Vídeos: Professora Aline
Crônica: Professora Maria H.Alves, Laboratório de Informática

A EQUIPE DO BLOG GANHA REFORÇO

Galeríssima,

Pâmela, Gabriel, Kayra e Vinícius
a equipe do BLOG CEF 10 GUARÁ ganhou força na última quinta-feira. Estão conosco a Pâmela e o Gabriel, que fazem o 9º e 6º ano, respectivamente. Ambos chegaram cheios de idéias e com muita energia. É isso que precisamos pessoal: galera forte é sinônimo de escola melhor ainda. Sejam muito bem-vindos Pâmela e Gabriel, e não percam o foco para as aulas e atividades diárias.

Postagem: Coordenação do Blog

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mudanças!!

Informamos que após o a reunião de professores junto a direção ficou resolvido que as turmas 5ªA, 5ªC e 7ªB teriam que mudar de sala para melhor acomodação dos alunos conforme mostra o esquema abaixo:

A turma da 7ª série "B" mudou para a sala da 5ª série "A".
A turma da 5ª série "A" mudou para a sala da 5ª série "B".
A turma da 5ª série "B" mudou para a sala da 7ª série "B".



Postagem: Vinícius Machado

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Nótícias sobre DIÁRIO ESCOLAR

Fonte: Site da SEDF

SEDF busca modernização do diário escolar

19/07/2011
GTEC e EAPE recebem propostas para a implementação do diário escolar eletrônico até o dia 29/7

Com o objetivo de tornar mais ágil o uso do diário escolar, a Secretaria de Educação, por meio da Gerência de Tecnologia (GTEC) e da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE) recebe sugestões dos profissionais da Rede Pública de Ensino, até o dia 29/7, visando à implantação do diário escolar eletrônico.
As propostas devem ser entregues na Gerência de Tecnologia da SEDF ou na sala 01 da EAPE. No dia 2/8 será realizado um pré encontro com profissionais da Educação da Carreira Magistério e da Carreira Assistência para apresentação e avaliação dos trabalhos inscritos.
Para a diretora da Escola Classe 22 de Ceilândia, Sabrina Gondim, a implantação do diário eletrônico vai beneficiar toda a comunidade escolar. “O fato de que os próprios profissionais da educação poderão sugerir mudanças para subsidiar a Comissão de criação da proposta é um avanço significativo”, comemorou a diretora.
Seminário
No dia 16/8 será realizado o Seminário “Diário Eletrônico: uma solução possível”, no auditório da EAPE, a partir das 9h. Além de discutir as sugestões dos profissionais do ensino público do DF para subsidiar a nova escrituração eletrônica escolar, o evento tem como objetivos:
- Compartilhar experiências sobre a utilização de diários eletrônicos e planilhas eletrônicas utilizadas em várias instituições educacionais públicas;
- Identificar experiências exitosas do uso de diário eletrônico ou planilhas eletrônicas nas escolas vinculadas à SEDF para potencializá-las e estendê-las à Rede.
Confira a programação do Seminário
Veja o Folder
Serviço
Participe! Entregue sua sugestão até o dia 29/7 na:
Gerência de Tecnologia - SIA SAPS – Lote E – Área Especial Sul – Unidade III da SEDF (Rua da CEB e da OI, antiga BrasilTelecom) ou na EAPE – SGAS 907 Sul, sala 1.
Seminário “Diário Eletrônico: uma solução possível”
Dia: 16/8

domingo, 10 de julho de 2011

Recesso escolar!

Informamos que, devido  ao recesso escolar que teve início no último dia 8/07,  o BLOG CEF 10 GUARA também estará em recesso, pois são os alunos da instituição que fazem e postam as notícias.
As atividades desenvolvidas no blog terão seu reinicio na volta dos alunos para escola, que ocorrerá no dia 25/07.
A equipe do BLOG CEF 10 GUARA deseja a todos um ótimo recesso e que vocês possam descansar e aproveitar ao máximo e que voltem com muito mais energia.

terça-feira, 5 de julho de 2011

PROERD - Formatura geral.

O PROERD é um progama de parceria com a escola, família e a polícia militar que existe desde 1998 com objetivo principal a prevenção ás drogas, onde atendeu mais de 530 mil alunos no Distrito Federal.
Alunos aproveitando a comemoração.
A formatura com as escolas participantes aconteceu na última quinta-feira dia 30/06 no Ginásio Nilson Nelson.O evento contou com muitas apresentações desde palhaços, basquete de rua à apresentação de motociclismo do batalhão da PM.
No evento estiveram presentes autoridades como o governador e o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Ao final das apresentações, o mascote desceu do alto do ginásio junto a uma cortina de balões.
Na volta para escola, conversando com alguns alunos sobre o que acharam do evento, as opiniões se concentraram nas apresentações de basquete e motociclismo.
A comemoração é apenas fruto do resultado do projeto ministrado em sala de aula pelo Sargento Marcos. A equipe do blog parabeniza os formandos, instrutores e a toda equipe escolar.


Postagem e fotografias: Vinícius Machado

segunda-feira, 4 de julho de 2011

NOSSA VICE AGORA PRESIDE O ROTARY CLUB GUARÁ

Na semana que passou, o Rotary Club do Guará empossou sua nova presidente. O melhor é que a presidente é nossa Vice-Diretora, professora Leide. Isso é bom para todos, afinal é bom sabermos que temos na nossa Direção uma profissional que está à frente de instituições que desenvolvem trabalhos sociais.
A equipe do BLOG deseja à professora Leide muito sucesso nessa trajetória e desde já se coloca à disposição para apoiá-la neste trabalho tão bonito.


Fonte: Jornal do Guará - Ano 29 - Nº  539


Postagem: Coordenação do BLOG

GINCANA 2011

Galera,

conheçam a prévia da pontuação da Gincana 2011:

1º lugar: Vermelha - 41.265 pontos
2º lugar: Verde - 32.362 pontos
3º lugar: Amarela - 19.848 pontos
4º lugar: Azul - 18.784 pontos
5º lugar: Rosa - 16.612 pontos


E amanhã, 05/07/2011, haverá prova relâmpago. As prendas para a pescaria valem 200 pontos cada uma, e a linguiça para churrasco vale 250 cada kg.

É isso aí, galera, vocês estão animados demais. Parabéns a todos.

Equipe do Blog

sexta-feira, 1 de julho de 2011

RESULTADO DA ENQUETE

Galera, PARTICIPEM DA NOSSA NOVA ENQUETE. ELA PROMETE!!!!
Os resultados das nossas últimas enquetes foram os seguintes:
Preferência no lanche:  43%-galinhada, 13%-biscoito com suco e, 43%-sucrilhos.
Uso do uniforme nos horários contrários às aulas: 27% concordaram,  56% não concordaram e para 10% dos visitantes não fez diferença(tanto faz).

Nós aqui da equipe do BLOG iremos submeter os resultados à Direção, para que eles sejam analisados. No entanto,  os resultados da ENQUETE não significam mudanças nos procedimentos atuais adotados pela Direção da Escola, por exemplo, no sentido de alterar os cardápios. Isso porque existe um estudo prévio realizado por nutricionistas para elaborar os lanches da semana.  O estudo está relacionado diretamente à qualidade de vida dos nossos alunos.  Entretanto,  é importante subsidiar nossos gestores sobre as preferências dos estudantes, para que os profissionais competentes possam melhorar o lanche das Escolas Públicas.
Quanto ao uso do uniforme em horários contrários às aulas dos alunos, para realizarem visita a Escola, é importante registrar que se trata de medida nova, e que leva um tempo para agradar toda a comunidade.  Mesmo assim, a Direção da Escola tomará conhecimento e pediremos aos membros da Direção que se posicionem sobre o resultado da pesquisa.
Valeu galera e obrigado pela participação. Já há nova enquete. Participem.

Postagem: Coordenação do blog
Imagem: Grafite de Diego-Deon